terça-feira, 31 de julho de 2007

Cabreira

Quem nos acode?
A nossa aldeia está a ser invadida pelos javalis que destroem tudo o que lhes drestroem tudo o que lhes aparece à frente: paredes, levadas de regadio, caminhos, esburacam terrenos...
Agora, entraram nos milheirais, destruindo parcelas completas onde não fica um único milheiro em pé, como foi o caso dos milheirais de: Libânio Reis, no Vale da Nogueira e no Soitão, o de Fernando Rodrigues, o de Mário Henriques, tal como o de José António, na Poça. Logo este ano em que os milheirais da terra de sequeiro estavam tão bons chegando cada milheiro a ter duas espigas ou até mais, o que foi motivado pelos meses de Maio e Junho terem sido chuvosos.
Os javalis perderam a vergonha por completo e até já vêm junto das casas de habitação, nada lhes escapa.
É com grande sacrifício que os idosos ainda cultivam algumas terras e arriscam a produção do milho, para depois verem tudo destruído pelos bichos bravos, sem poderem fazer nada, que não seja chorarem o seu trabalho.
Quem paga os prejuízos? Quem vai reconstruir as paredes? E os caminhos? E as levadas?
Deixamos um apelo a quem de direito: não permitam que as aldeias e suas terras fiquem desertas, e entregues apenas aos bichos selvagens, para prazer de uns quantos senhores.
Adelino Veiga
in O Varzeense, de 30/07/2007

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger APARTIDARIO NÃO APOLITICO said...

Certamente os javalis não perderam a vergonha, nem o medo diria eu, perderam uma coisa muito mais importante, que foi o seus sustento. É que eles não são qualas e por isso não se alimentam das folhas dos eucaliptos.
Mas tem razão ao perguntar quem paga os prejuízos. Na minha opinião deveriam ser os serviços da DGRF em conjunto com os clubes de caçadores.

Porque as espécies devem ser preservadas, e porque não conseguimos implantar uma política de preservação/sustento das especies, então todos teremos de pagar por essa falta e não só os proprietários locais, razão pela qual aponto estes "responsáveis".
Nada melhor que reclamar o pagamento como me parece que é de Lei. Mas terão de reclamar os prejuizos e o pagamento senão as verbas destinadas a esse fim ainda vão alimentar as rubricas do Orçamento do Estado para pagamento de benesses aos "bons" políticos que temos.

31 julho, 2007 19:23  

Enviar um comentário

<< Home