quinta-feira, 28 de junho de 2007

Caule recebeu visita de franceses e espanhóis

A convite da ADIBER, uma comitiva de especialistas em energias renováveis de Espanha e França, visitou ontem a CAULE - Associação Florestal da Beira Serra, que tem sede em Covas, Tábua.

A deslocação da comitiva a Tábua inseriu-se no seminário dedicado ao tema "Biomassa Florestal, Equilíbrio Ambiental e Oportunidades de Desenvolvimento" que a ADIBER-Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra realizou esta semana. Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito Projecto de Cooperação Transnacional "Eureners", apoiado no quadro do "Pic Leader +" e resulta de uma parceria que envolve entidades espanholas e francesas.
Miguel Ventura, da ADIBER, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS que o objectivo deste encontro passa por "fomentar a eficiência e a poupança energéticas, assim como o desenvolvimento de novas e renováveis energias, valorizando para tal os recursos endógenos dos territórios".
O projecto "Eureners" tem sido desenvolvido e construído em parceria com as várias Associações de Produtores Florestais e a participação das Câmaras Municipais.
O dirigente da ADIBER disse que desta forma é feita "uma ampla parceria, o que tem permitido criar condições para o desenvolvimento de metodologias para o aproveitamento das energias renováveis em meio rural".
No âmbito desta iniciativa a associação pretende instalar no próximo ano num centro de dia que está a ser criado em Góis um sistema de energia renovável para aquecimento central do edifício.
Serão ainda realizadas acções de sensibilização nas escolas para as perdas de energia em habitações que em Portugal é das mais altas da Europa com valores na ordem dos 60 por cento.
Os técnicos da CAULE apresentaram à comitiva de espanhóis e franceses o trabalho que desenvolvem na área florestal, com destaque para as Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), tendo em conta que foram a primeira associação do país a criar uma ZIF.
O director executivo da CAULE, José Vasco Campos, adiantou que actualmente a associação têm em curso a criação de oito ZIF nos concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital, Arganil e Seia, com um total, até ao momento, de 3600 aderentes. A instituição está também a preparar a criação de ZIF nos concelhos de Santa Comba Dão e Penacova.
in Diário As Beiras, de 28/06/2007

Etiquetas: ,