sexta-feira, 11 de maio de 2007

Comissão de Melhoramentos do Esporão reuniu em assembleia geral

Realizou-se no passado dia 7 de Abril, na Casa de Convívio do Esporão, a assembleia geral da Comissão de Melhoramentos do Esporão, presidida por António Bandeira Bento, que começou por pôr a votação a acta da assembleia anterior, sendo a mesma aprovada, com dispensa de leitura.
O presidente da direcção, Avelino Martins, referiu as obras e eventos levados a efeito durante o ano de 2006 e aquelas que se espera fazer em 2007.
Seguidamente o vice-presidente Luís Filipe Martins, fez a apresentação e descrição das contas relativas ao exercício de 2006, com receitas no valor de 44.234 euros e despesas no valor de 41.346 euros, tendo como resultado final um lucro de 2.870 euros.
Bandeira Bento saleintou o bom funcionamento da Casa de Convívio, que cumpriu bem o papel para o qual foi criada e enalteceu a firmeza nas contas e o bom funcionamento da actual direcção.
Casimiro Bandeira e Abílio Cardoso reportaram a má electrificação da casa, que terá de ser rectificada de modo a baixar os consumos.
O relatório da equipa de gestão da Casa de Convívio, foi elogiado por Avelino Martins, tendo de seguida Abílio Cardoso dado explicações sobre todo o movimento da casa, tais como despesas, receitas, utensílios comprados, etc.
Marisa Barata, do conselho fiscal, e na ausência do presidente José Manuel Cardoso Bandeira, devido a compromissos anteriormente assumidos, leu o parecer sobre o relatório e contas com sentido favorável, pelo que foi aprovado.
Foram ainda aprovados vários votos de agradecimento e pesar.
O presidente da assembleia salientou a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Góis atribuída a Avelino Martins, pelo reconhecimento do seu trabalho ao longo de mais de 50 anos, sempre a pensar no bem do Esporão, tendo os presentes correspondido com uma grande salva de palmas, de pé.
De seguida foram atribuídos os emblemas de 25 anos aos associados Marília do Céu Gris Teixeira, Neusa Maria Silva Ferreira, Paula Cristina Rodrigues Olivença, Albertino Olivença, Irene Marques Batista, Carmelinda Batista Colarejo e Maria Emília Lopes Duarte. Foram também entregues os emblemas de 50 anos de associados, tendo estes sido atribuídos a Guilherme Bandeira Henriques, António Joaquim Trindade Barreiros, Vítor Manuel de Oliveira, Armando Adelino Silva Soeiro, António Almada Nobre, David Neves Martins, António Martins de Carvalho e Casimiro César Cardoso Bandeira.
Bandeira Bento falou ainda no Grupo de Teatro incentivando-os a continuar e se possível a fazer intercâmbio com um grupo de teatro que ele conhece na zona de Mora.
Falou-se depois de vários assuntos, como por exemplo o Centro de Férias em que Avelino Martins deu conhecimento do seu desenvolvimento, e José Cardoso falou da necessidade do arranjo do caminho que liga a Boleirinha à zona da Casa de Convívio, de modo a poderem circular automóveis, arranjo da escada do lavadouro e colocação de um poste de iluminação na Selada junto à casa de José Nunes. Outro problema mencionado foi novamente a água dos fontanários e a limpeza em volta da mina do Vale do Velho.
Seguiu-se um dos pontos principais, o Casal do Esporão. Avelino Martins deu o ponto da situação com várias conversas tidas com a empresa que tem o arrendamento destes terrenos. Sobre este assunto fizeram intervenções o João Simões, José Cardoso, Bandeira Bento, Casimiro Bandeira, Abílio Cardoso e Abílio Bandeira, com grande troca de ideias.
A direcção eleborou uma proposta que foi aprovada pela assembleia e que consta do seguinte: após a próxima reunião com a Portucel para acertar algumas alterações, será dado um prazo, para que todos os proprietários cortem as suas árvores e assim libertar os terrenos para entregar à empresa.
Avelino Martins agradeceu a presença de todos, ao conselho fiscal e à mesa da assembleia pela forma como a mesma foi dirigida.
O presidente da assembleia geral encerrou os trabalhos, congratulando-se pela boa sessão efectuada e pedindo mais uma vez o apoio aos nossos jovens que são a nossa esperança para continuar a obra no futuro.
Ilda Ferreira
in A Comarca de Arganil, de 8/05/2007

Etiquetas: