domingo, 13 de maio de 2007

Bordeiro com alma rejuvenescida

Bordeiro, localidade que pertence ao concelho de Góis, passa por uma forte movimentação de rejuvenescimento, em termos colectivos, porque a sua Liga dos Amigos, com os novos órgãos sociais eleitos, em eleições realizadas no passado dia 24 de Março, assumiram o compromisso de elevarem a sua terra, com obras e atitudes que sintam airosamente a sua terra. Nessa eleição a lista apresentada teve de Lisboa 8 votos a favor, 12 nulos e 2 abstenções; enquanto em Bordeiro, a votação, sendo maciça, ganhou 35 votos, com 1 voto nulo.
Posteriormente, tendo-se levantado alguns problemas quanto a esta eleição, foi motivo para que a direcção eleita convocasse uma reunião para o dia 28 de Abril, a fim de esclarecer os bordeirenses da situação e dar a conhecer a posição dos novos órgãos sociais, que hão-de gerir os destinos da Liga dos Amigos de Bordeiro, entre 2007 e 2008, indicou o dia 5 de Maio para a tomada de posse.
Numa sala pequena de uma casa de convívio acolhedora, airosa, limpa e muito bem restaurada pela nova força colectiva, e tendo como cenário a presença de quase todos os bordeirenses residentes, é bem elucidativo de quanto os sócios e os novos eleitos estão na disposição de levar por diante o seu programa de defender os interesses de Bordeiro e da sua comunidade.
A tomada de posse foi dada pelo 1.º secretário da assembleia-geral eleita, na ausência do respectivo presidente. Um a um foi assinando o auto de posse, e que no final a equipa constituída é a seguinte:
Assembleia-Geral - Presidente, Valdemar Barata Ferreira das Neves; secretários, Jaime Fernandes Bandeira e Vítor Manuel Antunes Bandeira.
Direcção - Presidente, José Neves Bandeira; vice-presidente, Claúdio Martins Ferreira; secretário, Carlos Alberto Moniz Ferreira Afonso; tesoureiro, Pedro Manuel de Campos Dias Nogueira; vogal, Mário Carvalho Martins; e suplente, Pedro Miguel Alves Bandeira.
Conselho Fiscal - Presidente, Daniel Neves Barata; secretário, António Barata Fernandes Mateus; relator, Fernando Lopes Simões; e suplente, Álvaro Martins Ferreira.
O seu novo presidente, José Neves Bandeira, bem como outros sócios, na voz de Fernando Ferreira Simões, nas suas intervenções, apelaram à paz, à união, numa colectividade que tem por si já escrito uma liga, que se deseja isso mesmo, uma liga de entreajuda entre todos, porque as questiúnculas caseiras não levam a lado nenhum e por isso ficou ali patente, pelas palmas e pelos vivas a Bordeiro que se notaram, que essa liga de amor à terra vai prevalecer e todos juntos, como até aqui tem acontecido, farão da terra de S. Salvador um espaço de amizade, todos lutando para o seu bem-estar e progresso.
Segundo ainda o presidente da direcção, há o propósito da Liga continuar com as obras na sede, permitindo que seja uma autêntica sala de visitas a quem nos visita e um retiro para festas e convívios, participar e trabalhar em conjunto com a Câmara e Junta de Freguesia, permitindo que algumas lacunas que se notam em Bordeiro sejam ultrapassadas.
Pelo que nos foi dado observar, Bordeiro está com força, a força de uma juventude de coração aberto para fazer da sua terra um espaço de amizade e prosperidade e dar melhor qualidade de vida aos seus cerca de 70 moradores.
J.T.V.
in Jornal de Arganil, de 10/05/2007

Etiquetas: