domingo, 29 de abril de 2007

O Mel da Serra da Lousã

O mel é um dos produtos mais ricos e completos que a natureza oferece ao homem. A antiguidade chamou-lhe ambrósia, verdadeiro néctar de deuses, portador da eterna juventude. Hoje, nota-se o reaparecimento do mel na nossa alimentação, pois através dele está provado que se pode fazer a prevenção e até o tratamento de doenças.
Apesar de se produzir mel em quase todo o país, tal como muitos outros produtos, também foi protegido com DOP - Denominação de Origem Protegida, num total de nove regiões, sendo oito continentais e uma nos Açores. A certificação depende das próprias regiões, das condições climatéricas, das características das abelhas, da flora, enfim, um verdadeiro "terroir" as condiciona.
Para além das condições naturais estes produtos só são certificados se respeitarem outros requisitos, tais como as condições de produção, extração e higiene, a apresentação da embalagem, a rotulagem, a menção Denominação de Origem e a marca.

MEL DA LOUSÃ, engloba os concelhos serranos da Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Vila Nova de Poaires.
O mel da Serra da Lousã é produzido pela abelha adaptada à serra que retira o néctar da flora expontânea. Tem cor ambar, por vezes muito escuro, devido à urze, que lhe dá o tom escuro e cheiro muito acentuado e adstringente.
in À Volta da Mesa

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Mel da serra da lousã é um dos melhores de Portugal.

29 abril, 2007 22:52  

Enviar um comentário

<< Home