sábado, 21 de abril de 2007

Desemprego na Beira Serra é inferior à média nacional

Centro de Emprego de Arganil promove curso de formação de adultos a 19 formandas de Oliveira do Hospital que organizaram exposição sobre "Usos e Costumes" regionais.

O desemprego na região da Beira Serra é, actualmente, inferior à media nacional. Durante o ano de 2006, o desemprego na área dos concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Tábua diminuiu 2,6 por cento. Já de Dezembro de 2006 a Março deste ano, a redução foi de 2,5 por cento.
Os dados foram revelados ao DIÁRIO AS BEIRAS pelo director do Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil, à margem da inauguração de uma exposição de um grupo de formandas de Oliveira do Hospital. Paulo Teles Marques adiantou que o desemprego, nestes cinco concelhos, "é ligeiramente inferior à média nacional". Salientou, ainda, o facto de que, actualmente, "não há sinal de empresas com dimensão a encerrarem", nesta zona, acrescentando que os despedimentos que têm acontecido "são fruto de contratos de trabalho a termo certo e que têm sido compensados com a entrada de novos trabalhadores para esses postos de trabalho".
A área total destes concelhos corresponde a 1426,9 Km2 e abrange uma população residente, que ascende aos 58.418 habitantes, existindo actualmente 1.680 desempregados nos cinco concelhos, sendo que, destes, 500 são no concelho de Oliveira do Hospital.
O concelho oliveirense foi abalado o ano passado pelo encerramento quase simultâneo de duas empresas do sector das confecções. Paulo Teles Marques referiu que o número de desempregados, neste concelho, "não tem muito a ver com essa situação, uma vez na última consulta que fizemos aos ficheiros dos desempregados já só existiam 30 trabalhadores, dos cerca de 150 que eram funcionários dessas empresas".

19 mulheres ganham novas competências
Foi inaugurada, nas antigas instalações da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, uma exposição organizada por 19 formandas do curso de Apoio Familiar e à Comunidade (AFC), no âmbito da Educação e Formação de Adultos, dinamizado pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil.
O grupo é composto unicamente por mulheres residentes no concelho de Oliveira do Hospital, que se encontravam desempregadas. Quase todas tinham apenas a 4.ª classe, "fizeram um percurso de formação para ficarem com o 6.º ano e, agora, progrediram para ficarem com o 9.º ano, num período de dois anos", revelou o director do Centro de Emprego, realçando o factos de todas terem tido aproveitamento e de só uma ter desistido.
"É muito positivo, porque retira-as da situação de desemprego de longa duração e obriga-as também a hábitos sociais de cumprimento de horários, alguma disciplina", disse Paulo Teles Marques.
Muitas eram desempregadas de longa duração, "com dificuldades em encontrar emprego, devido à falta de qualificação escolar", frisou. O objectivo desta formação passa por "recuperá-las, dar-lhes nova oportunidade para adquirirem competências profissionais".
A formação está direccionada para o trabalho em lares de idosos que "é uma área em expansão nesta zona e também na área da hotelaria".
As formandas já fizeram estágios em várias IPSS do concelho e vão fazer mais dois meses de estágios, "para que possam depois ficar com o problema de desemprego resolvido", sublinhou ainda o director do Centro de Emprego.
Ana Paula Dias é uma das formandas deste curso e mostra-se satisfeita com a experiência. "Foi uma oportunidade que surgiu e eu agarrei-a", frisou, considerando que a formação "é uma mais-valia a nível de futuro. A nível pessoal e profissional". Tinha concluído o 6.º ano de escolaridade e para o próximo já espera ter o diploma do 9.º ano. Desta forma "espero estar mais preparada para o futuro".
in Diário As Beiras, de 21/04/2007

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

aldraboes!concertza que està mais baixa com a emigraçao por parte da juventude de gois e com a ca:mara de gois a encher o cu à pala dos xulos socialistas nunca na vida verei a minha terra a crescer no bom caminho...

12 outubro, 2011 02:03  
Anonymous Anónimo said...

aldraboes!concertza que està mais baixa com a emigraçao por parte da juventude de gois e com a ca:mara de gois a encher o cu à pala dos xulos socialistas nunca na vida verei a minha terra a crescer no bom caminho...

12 outubro, 2011 02:03  

Enviar um comentário

<< Home