quinta-feira, 29 de março de 2007

Gestão do Parque Eólico acordado

A Câmara Municipal e a freguesia do Colmeal acordaram celebrar um protocolo relativamente ao Parque Eólico de Pampilhosa da Serra. Licenciado e implantado no limite desta freguesia, na parte que confina com o concelho vizinho, o Parque Eólico estende-se desde as Caveiras até às proximidades do Picoto de Cebola, na área de jurisdição de Pampilhosa da Serra.
Visto que existem 10 torres de 3MW no limite da freguesia de Pampilhosa da Serra, na parte que confina com a do Colmeal, e 17 torres de 0,6MW na área de jurisdição do concelho de Góis, a confinar com o concelho de Pampilhosa da Serra, o protocolo estabelece que a receita será dividida entre os dois concelhos, na base da percentagem de 2,5%.
O total das torres instaladas na 3MW de 0,6, nos limites das freguesias de Cadafaz, Pessegueiro, Pampilhosa da Serra e Colmeal perfazem 46 MW, sendo que feita a compensação entre os dois municípios obtém-se um saldo de 26MW para Góis. As freguesias do concelho de Pampilhosa da Serra, onde estão instaladas as torres do Parque Eólico, recebem uma verba correspondente a cerca de 0,625% da receita bruta da energia produzida. Este é, assim, o valor que a Junta de Freguesia do Colmeal tem a receber semestralmente pela Câmara Municipal de Góis.
De acordo com as transferências correntes, a Associação Educativa e Recreativa de Góis recebe 525 euros para apoio à acção cultural (gravação de cd), e 10 mil euros para apoio à secção de futebol. Em ajudas para manutenção corrente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis beneficiam em 10 mil euros, a Associação de Municípios da Beira Serra em 5 mil euros, a Escola Básica 2,3 de Góis recebe 10 mil euros, a ADESA - Associação de Desenvolvimento da Serra do Açor, 36 mil euros e o Centro Social Rocha Barros, 5 mil euros.
in A Comarca de Arganil, de 27/03/2007

Etiquetas: ,