quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Varadim das Pulhas

Segundo consta, em tempos que já lá vão, havia sempre, por altura do Carnaval, alguns foliões que, com grandes funis (nesse tempo não havia megafones) deitavam pulhas glosando comportamentos mais ou menos reprováveis de figuras emblemáticas da terra.
Hoje, graças a um varzeense benemérito, já não precisam de se deslocar aos montes pois foi montada, num terreno seu entre a capela do Mártir S. Sebastião e a Agrope, uma estrutura com um varandim que é o ideal para o efeito.
Mas, como não há bela sem senão, já se ouviu dizer que afinal essa estrutura foi montada para servir de amplificador de sinal de uma operadora de telemóveis.
Supomos e desejamos que seja mentira pois os proprietários do terreno são pessoas de bem, tementes a Deus que não iam decerto, a troco de uns míseros "tostões", contribuir para a degradação do ambiente com o perigo das irradiações qie podem atingir as pessoas que residem no local onde a "coisa" foi implantada: das pessoas e dos animais que também estão perto. Referimo-nos aos porquinhos que também merecem ter uma boa qualidade de vida.
Mais uma vez não acreditamos que seja de facto uma antena para telemóveis já que a mesma, segundo julgamos, só poderia ser montada naquele local com o conhecimento e consentimento responsável das autarquias: Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira e Câmara Municipal de Góis.
Bernardo Silva dos Reis
in O Varzeense, de 15/01/2007