sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Serra do Açôr - Associação de Desenvolvimento Regional


A Serra do Açor é uma associação de direito privado constituída por seis municípios da região da Serra do Açôr - Alto Distrito de Coimbra - e por mais algumas instituições regionais e locais representativas dos órgãos da Administração e da sociedade civil.

Os municípios constituintes são os de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis, Pampilhosa da Serra, Tábua e Penacova e foi constituída em 22 de Março de 1995.

Constitui objecto principal da Associação, "...a promoção do desenvolvimento global e integrado, na Região da Serra do Açôr, através de uma integração adequada com os espaços e entidades de âmbito regional, nacional ou internacional...".

Para a prossecução destes objectivos, a Associação fez um grande esforço desde a sua constituição no sentido de levar por diante alguns dos projectos de que a região mais necessidade sentia e que na sua maioria tinham a ver com a preservação das potencialidades naturais da região, em especial da sua floresta e com a dinamização das actividades mais rentáveis e com um efeito reprodutor desenvolvidas no seio das comunidades rurais.

E é assim que hoje a Serra do Açôr, associação também conhecida por ADESA, pode orgulhar-se de ter desenvolvido e mantido com grande êxito alguns dos projectos em que de forma determinada se envolveu.

Destacam-se, entre todas as actividades já desenvolvidas, a criação do Parque de Máquinas para Prevenção e Combate a incêndios Florestais, através do qual foi possível apoiar as autarquias com equipamento pesado destinado à realização de trabalhos de prevenção da floresta combate directo a incêndios, designadamente abertura e beneficiação de aceiros, caminhos florestais e linhas de corta-fogo, limpeza de matos em bermas, taludes e perímetros dos aglomerados integrados em espaços de floresta e ainda no apoio a operações de combate a incêndios e de rescaldo pós-extinção.

Ao mesmo nível, a concepção e implementação do Centro Rural da Serra do Açôr, projecto integrado no âmbito do PPDR envolvendo a realização de investimentos em dez freguesias dos concelhos de Oliveira do Hospital e Arganil.

Morada
ADESA - Associação de Desenvolvimento Regional
Edifício das Piscinas Municipais
Rua da Eirinha
Sala 11 Piso -1
3360-191 PENACOVA

Telefone: 239 476 083
Fax: 239 476 085
Email: adesa@iol.pt