segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Recordar o III Encontro Ibérico Land Rover

Com mais de 700 Land Rovers presentes durante o evento, o III Encontro Ibérico de Land Rovers realizado em Góis superou as minhas expectativas iniciais apresentando um evento bastente bem organizado, onde só faltou um pouco mais de animação ao longo do fim de semana. Contudo, julgo que estas lacunas são facilmente resolvidas e para o futuro além de podermos esperar um excelente local para a realização deste tipo de eventos, concerteza poderemos assisitr a outras actividades paralelas ao todo-o-terreno, tais como o rádiomodelismo, rappel, paintball, acções de formação mecânica, entre muitas outras possibilidades. Para além do recinto destinado à ECTT que ministrava algumas técnicas de condução em TT, notou-se a falta de uma pista de obstáculos mais liberal e que aproveitásse o facto do recinto ser iluminado, para se poder andar também durante a noite, como acontece com outros eventos.
Para este passeio, no inicio ficou decidido que iríamos por "fora de estrada" desde Lisboa até Góis, mas como a organização só admitia a entrada de LandRovers até à 1:00 da manhã, optámos por ir pela estrada nacionale montar o acampamento ainda a tempo de podermos dormir uma soneca. O custo da entrada no evento foi de 20 euros por cada LandRover e de imediato se poderia ver que a afluência ia ser grande pois já éramos o nº 274. Por sorte encontrámos logo o Paulo Oliveira que também estava á procura de sitio para acampar com a Sandra e optámos por ficar todos juntos. Por sorte ficámos mesmo em frente da pista de obstáculos.
No sábado e já com o Rodolfo na nossa companhia, passeámos por Góis e arredires, aproveitando para tentar fazer o roadbook que a organização tinha disponibilizado. Apesar de serem dois roadbooks, os trilhos estavam todos apinhados de Land Rovers e com andamentos bastante distintos. Era jipes para cima, para baixo, uns estavam perdidos e outros estavam no trilho correcto mas simplesmente não se podiam mexer, por isso decidimos que ao chegarmos ao asfalto, rumaríamos de novo para Góis. Até Góis foi possível ver imensos trilhos de terra batida que prometiam muita diversão num futuro passeio a organizar nestas redondezas. Ao chegarmos novamente ao recinto, fomos visitar o local de exposição da feira que reflectindo a grande crise que vai por este país, se resumía a alguns stands com material para os Séries e pouco mais.
Logo no incío da exposição lá estava o Stand do Camel trophy liderado pelo Paulo Rocha e que desta vez apresentava um Land Rover Discovery que tinha participado no Mongólia de 1997 e que pertence ao espanhol Andres Santos. É perfeitamente visível as "marcas de querra cuidadosamente preservadas" de forma a podermos apreciar um verdadeiro Camel Trophy Original no estado em que chegou ao final da competição. É um jipe extremamente bonito e é notório que o seu dono o preserva muito bem. Andrés Santos é um entusiasta do Camel Trophy e possuí uma invejável colecção de livros e tudo o que diga respeito ao Camel Trophy.
Ao longo da feira podia-se apreciar autênticas relíquias pertencentes aos bombeiros e á CP, com Land Rovers bastante originais e bem adaptados ás suas funções. Bem mais recentes e impressionantes eram os dois Bowlers que estavam expostos e faziam as delícias de todos os que passavam e que tinham a sorte depoder ouvir o roncar das bestas infernais que já se encontram em fase de preparação para a próxima edição do Lisboa-Dakar.
Ao final do dia o Rodolfo regressou relutantemente a Lisboa, uma vez que o ambiente estava bastante calmo e agradável para possibilitar um bom momento de descontracção. Pena foi que durante a noite de sábado e quando se esperava uma grande agitação, nada de significativo tivesse acontecido no recinto da feira, pelo que o pessoal aproveitou para se deslocar a locais onde era possível acompanhar o jogo do Sporting. Foi nesta altura que se notou um grande "buraco" no tempo, com nada de interessante para fazer ou para ver.
No Domingo de manhã, aproveitámos para dar uma última vista de olhos pelo recinto da exposição e regressar a Lisboa, sem que antes tivessemos de ir um pouco mais para Norte até "Monte Redondo" , para que o Jorge pudésse fazer uma assistência técnica informática marcada á última da hora. No entanto, decidimos não regressar pela estrada nacional, aproveitando diversas estardas locais para chegarmos até Tomar, Coruche e Lisboa. Foi uma boa opção pois tivémos oportunidade de apreciar paisagens bem bonitas e passar por aldeias muito pitorescas.
in burundiexpeditions.com

Etiquetas: