quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Góis assinalou o Dia do Idoso

Peddy Paper para idoso, almoço convívio e actuação de concertinas, preencheram o programa de actividades, que teve lugar no salão do parque de viaturas dos Bombeiros Voluntários de Góis, no passado dia 29 de Setembro.
Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de Outubro) e destinou-se, essencialmente, aos utentes do Lar de Vila Nova do Ceira, valências de Cabreira e Corterrador, Lar do Centro Social Rocha Barros, Lar de S. Mateus em Alvares e Lar de Cortes, reunindo desta forma idosos de todo o concelho.
A festa que proporcionou um agradável dia àqueles que já viveram uma longa história de vida, foi organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Góis, no âmbito do projecto "Progredir em Igualdade e Cidadania".
Apesar da idade já pesar, o Peddy Paper mostrou como se pode ser sempre jovem. Em seguida, o almoço recompensou as forças perdidas em prol da vitória que todos disputaram consoante as capacidades lhes permitiram.
Aos mais de cem idosos presentes juntaram-se: a vice presidente da Câmara, D. Helena Moniz, o Dr. Vítor Duarte e alguns dirigentes da instituição organizadora.
Satisfeita por estar entre os mais idosos, D. Helena Moniz agradeceu o facto de poder estar presente e despediu-se até um próximo encontro com esta classe etária, que segundo ela "tem os seus encantos".
A tarde foi muito bem animada pela já conhecida Tocata do Cadafaz e pelo Rui Ferreira (o roxinol da Banda do Quim Barreiros), que depois de ter actuado em Cortecega foi convidado por uma funcionária para vir actuar nesta festa de idosos, para o que o Rui se disponibilizou com imenso gosto, por ser para os "velhinhos" como ele afirmou.
Desta forma, Tocata do Cadafaz e Roxinol conseguiram colocar os idosos a cantarem, dançarem e pularem de alegria, chegando mesmo a deixarem as funcionárias que os acompanhavem sem folego para continuarem.
A escola de Góis como parceira no projecto "Progredir em Igualdade e Cidadania" (organizador da festa) não pode ficar sem se associar, pelo que, outra das surpresas foi a presença do Prof. Albuquerque, que depois de deixar os mais jovens, se deslocou até ao salão para partilhar com os idosos a alegria deste dia.
A tarde finalizou com um lanche para todos os presentes.
Colaboraram com a realização do evento diversas instituições, nomeadamente os Bombeiros Voluntários, que cederam as instalações, e a Junta de Freguesia de Góis que ofereceu as medalhas e taças, para os premiados do Peddy Paper.
Em destaque ficou o profissionalismo mostrado pelas funcionárias das diversas instituições que acompanharam os seus utentes. Lá diz o velho ditado: "para tudo se quer jeito". Realmente... Elas dançavam e faziam dançar, elas corriam, cantavam, diziam anedotas, enfim, elas faziam tudo e mais alguma coisa para verem os idosos bem dispostos. Mas... sempre de olhar atento não fosse algum precisar de alguma ajuda. Assim até vale a pena ser idoso e ir para o Lar...
in O Varzeense, de 15/10/2006

Etiquetas: