terça-feira, 17 de outubro de 2006

Aldeia Velha - Festas de Nossa Senhora do Livramento

Nos dias 18, 19, 20 e 21 de Agosto, conforme tinha sido anunciado, realizaram-se no lugar de Aldeia Velha os festejos em honra de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da nossa terra. A organização dos referidos festejos ficou a cargo do Mordomo e da Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais, tendo também esta colectividade dado apoio ao evento, assim como, a Junta de Freguesia do Colmeal e a Câmara Municipal de Góis.
Assim, conforme o programa, iniciaram-se os festejos na 6.ª feira, dia 18 com a ornamentação da capela e das ruas, seguindo-se a ligação da aparelhagem sonora que prontamente tocou música espalhando-a pelas serras mais próximas. No sábado dia 19, realizou-se a missa e a procissão em honra da nossa padroeira, que foi acompanhada pela Banda de Góis, a quem desde já, agradecemos, mais uma vez pela sua presença. No final, fez-se um leilão que foi bastante participado. Da parte da tarde, a Banda de Góis brindou toda a povoação com vários temas do seu reportório, contribuindo assim para alegrar mais ainda todos os aldeiavelhenses e amigos presentes. À noite, o baile ao som do conjunto Sintonia foi também bastante concorrido, embora o tempo não estivesse favorável para a dança. Os membros do conjunto, ficaram encantados com as paisagens e com o modo como foram recebidos, prometendo-nos divulgarem a nossa aldeia e freguesia por terras alentejanas de onde são oriundos.
Na manhã de domingo dia 20, embora muitos foliões não tenham ido à cama, fez-se a recolha de ofertas para o leilão a favor da Liga de Amigos de Aldeia Velha e Casais. Após o almoço, as atenções focaram-se na actuação do Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra, que encantou os presentes com uma apresentação, diga-se, bastante profissional, de danças e cantares característicos da região. Ainda no decorrer desta mostra de folclore, realizou-se mais um piquenique convívio regionalista com sardinhada e vinho à mistura provando assim que os laços de amizade entre a família aldeiavelhense e seus amigos, continuam presentes a cada vez mais forte. Também é de salientar e agradecer a todos os que participaram no leilão a favor da nossa colectividade. Na despedida do Rancho, a Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais, ofereceu um donativo e um quadro com a fotografia da nossa aldeia, em sinal de agradecimento.
Para a noite de domingo, estava reservada a actuação do já nosso conhecido LA MI RE, que nos brindou, mais uma vez, com um magnifico baile, até altas horas da madrugada.
Segunda-feira, dia 21, os torneiros de chinquilho e sueca, trouxeram à nossa aldeia os habituais visitantes para os jogos, sendo estes bem disputados entre todas as equipas. Finalizaram-se os festejos com a entrega dos troféus às equipas participantes. No balanço final da festa, mais uma vez Aldeia Velha está de parabéns pelo sucesso dos festejos graças à organização dos mesmos e também graças à ajuda de todos os populares que contribuíram para este feito.
Para concluir, resta-me agradecer em nome do povo aldeiavelhense, em nome da Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais e em meu nome pessoal a todos sem excepção pela contribuição e glorificação que deram à nossa terra ao participarem na nossa festa. A todos, um grande bem-haja e até uma próxima...
H. Miguel Mendes
in O Varzeense, de 15/10/2006

Etiquetas: