segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Negócio da Quinta do Baião - Arguidos do processo de Góis são hoje ouvidos no TIC

O Tribunal de Instrução de Coimbra (TIC) começa hoje a ouvir os arguidos no processo da Quinta do Baião, em Góis. São cerca de dez os acusados num negócio que continua a fazer “correr muita tinta” em Góis e que foi motivo de polémica durante a última campanha eleitoral.
Como o DC noticiou oportunamente, de um modo genérico, os autarcas em funções em 99 são acusados de terem aprovado a venda do terreno por 250 mil euros, um valor inferior em 75 mil euros ao de uma avaliação então efectuada. E nem o facto de o terem feito com base na posição de se tratar de um projecto relevante para o município e para seu desenvolvimento impediu a sua acusação. O terreno iria ser vendido à ADIBER que tinha para ali projectado um projecto de agro-turismo. Com base na deliberação camarária, a direcção da ADIBER candidatou o projecto aos fundos comunitários (Leader II) recebendo 234 mil euros provenientes de Bruxelas. Todavia, alegadamente por questões jurídicas o terreno não foi sequer escriturado no prazo de execução do projecto previsto pelo programa comunitário (só o seria em 2007). Por isso, a direcção então presidida por José Cabeças (à época presidente da Câmara e hoje novamente presidente da ADIBER) e que também integrava a recém-empossada presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, entre outros elementos, está acusada pela prática do crime de fraude na obtenção de subsídio. O gestor do Leader II, que permitiu a conclusão do processo sem que o terreno tivesse sido escriturado, é acusado da prática do mesmo crime.
A maioria dos arguidos requereu a abertura de instrução para tentar evitar a ida a julgamento pelo que nas duas próximas semanas, quase diariamente, entre arguidos e testemunhas serão várias dezenas as pessoas a ouvir pelo TIC. Depois segue-se o debate instrutório e a decisão sobre quem vai efectivamente a julgamento só deverá ser conhecida no início do próximo ano.
Entretanto, em plena campanha, a autarquia accionou a cláusula de reversão do terreno por não terem começado as obras no terreno e não se sabe, ainda, qual será a posição do novo Executivo (tendo em conta que a presidente da autarquia era secretária da Direcção da ADIBER) sobre este polémico dossier.
in Diário de Coimbra, de 2/11/2009

Etiquetas:

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

vão dentro!

02 novembro, 2009 11:33  
Anonymous Anónimo said...

Claro que a nova câmara vai anular o que a Câmara anterior votou por unanimidade e mário garcia e josé rodrigues também já vão ficar entalados

02 novembro, 2009 11:34  
Anonymous Anónimo said...

A câmara anterior serviu-se deste assunto c/ fins exclusivamente eleitoralistas e teve o resultado merecido.
Se a câmara anterior tivesse revisto o PDM nos últimos meses do mandato… Isso era serviço. Agora preocupados com adiber, reversão de terrenos e activação de cláusulas só para linchar opositores!

02 novembro, 2009 12:42  
Anonymous Anónimo said...

acima do linchamento dos opositores, vem o interesse público, que é algo que muitos de vós desconhecem, inclusive a nossa nova Presidente/delinquente.

02 novembro, 2009 12:58  
Anonymous Anónimo said...

Como o interesse público em estoirar milhares de euros em asfaltar estradas onde o asfalto nenhuma falta faz.

Esperemos que a actual vereação ponha ordem nessas estúpidas obras para inglês ver e os amigos ganhar umas massas.

02 novembro, 2009 14:21  
Anonymous Anónimo said...

Vamos ao que interessa.
A LULU Arguida vai dentro ?

02 novembro, 2009 15:03  
Anonymous Anónimo said...

como disso o bastonário da ordem dos advogados, fujam da justiça portuguesa.

o mais provável é não lhe acontecer nada.
são recorrentes os casos de autarcas criminosos que continuam a gozar as suas vidas, enquanto gozam com o comum cidadão.

a Lurdes Castanheira pode continuar em liberdade e á frente dos nossos destinos, mas o que é certo é que esteve metida até ao pescoço nesta trapalhada e nem sempre agiu em conformidade com a lei.

02 novembro, 2009 19:32  
Anonymous Anónimo said...

S. Martinho livre Góis de autarcas honestos!

Mas então vamos ser o único no país, para depois nos gozarem?

02 novembro, 2009 23:33  
Anonymous Anónimo said...

O QUE É QUE VOCÊS ESPERAM? oS EXEMPLOS VÊM DE CIMA. OLHEM O QUE SE PASSA COM ALTOS EX- DIRIGENTES DO PSD e do PS QUE FORAM GOVERNO. Negócios sujos, luvas, favorecimentos, etc, etc . è só ler os jornais.

03 novembro, 2009 08:42  
Anonymous Anónimo said...

Só do PS, PSD e dos outros partidos nada. Deixem-se disso e trabalhem não queiram por os “ovos” a chocar no cesto do visinho

03 novembro, 2009 11:44  
Anonymous Anónimo said...

não meu caro. a culpa vem de baixo. se o povo as pessoas de Góis tivessem mais inteligência, não teriam votada na Loulou.

A culpa é do povo. Os negócios sujos não estão só em cima. Começam logo nos favores mais pequenos.

Se as pessoas sabem que ela não é honesta, não deveriam ter votado nela. Mas são burros, que se há-de fazer?

03 novembro, 2009 11:59  
Anonymous Anónimo 2-Nov- 8h,42m said...

Ao anónimo de 3/11 11:44Os outros partidos contam pouco aqui em Gois mas nada me repugna acrescentar CDS, PC,BLOCO DE ESQUERDA etc se isso o torna mais feliz. A verdade é que o exemplo vem de cima e nós só devemos conhecer a ponta do iceberg. Corruptos em todo os sectores, tentáculos oportunísticos que devoram os restos deste pobre país. Pode crer que é com mágoa que faço este e o comentário anterior.Quer um exemplo de última hora? A nova ministra da educação(ver página oficial do Ministério de há dois dias) diz possuir ,para além da licenciatura,um mestrado, mas o que ela possui é um curso de verão de MASTERS (2 meses) na Universidade de Boston que nada tem a ver com um MESTRADO. Tal como certos agentes técnicos que se julgam engenheiros.

03 novembro, 2009 12:24  
Anonymous Anónimo said...

Não são burros coisa nenhuma. São é espertos. Ninguém quer na Câmara um presidente "honesto". Então e depois como é que se "governavam"? Muitos sabem que tendo na Câmara alguém que até deve uns favores e ten umas telhas de vidro, essa pessoa é mais manipulável e está mais pronta a acolher umas propostas de "negócios", a fazer uns jeitinhos, etc.

03 novembro, 2009 12:24  
Anonymous Anónimo said...

Sabem qual vai ser a decisão final deste julgamento? ZERO, NADA, tudo vai ficar como está.

03 novembro, 2009 15:26  
Anonymous Ana - Góis said...

Cada macaco no seu galho.
Deixem as investigações e o processo seguir os procedimentos legais.
Depois ver-se-a se esta novela,não foi inspiração do período eleitoral.

04 novembro, 2009 11:18  
Anonymous Anónimo said...

Não há nenhum funcionário para prender?
É que com a justiça que vemos nas televisões,só se prendem os pequenos.
No Freeport ainda não se prendeu ninguém porque ainda não há pequenos,no BPN só o presidentezito,porque quem comeu são grandes e presos nada!
Na Casa Pia só foi preso o Carlos Silvino que era pequeno,porque os outros nada!
E agora no caso Face Oculta só foi preso o empresário que era o unico que fazia pela vidinha,poque os que receberam a massa nada!
Por isso no caso Quinta do Baião,só seria preso algum funcionário caso o houvesse,mas como não há...
Adivinhem!

05 novembro, 2009 01:43  
Anonymous Anónimo said...

há comentários engraçados. querem ver que todo este processo foi campanha eleitoral? querem ver que eles não sau arguidos? querem ver que nem há processo? valha-nos deus. abram os olhos e deixem de endeusar quem é discipulo do DEMO.

05 novembro, 2009 09:57  
Anonymous Anónimo said...

então carissima Ana,quer dizer que foi a oposição da dra.Lurdes que inventou o processo?
esta tambem a dizer que o Tribunal de Instrução Criminal anda a brincar com o nome das pessoas,e que não existe processo?
sabemos como os "grandes"se safam todos ,mas esperamos ate ver no que vai dar.

Concordo plenamente com o comentario de 5-11-09, 01:43.

05 novembro, 2009 21:43  
Anonymous Anónimo said...

O mais cego é aquele que não quer ver.
Processo há,mas que a justiça é cega é.
E também sabemos que há uma certa dificuldade em as pessoas acreditarem nisto,principalmente nas aldeias mais afastadas da vila.

06 novembro, 2009 00:51  

Enviar um comentário

<< Home