sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Debates para elaboração do programa autárquico

A Candidatura do PS à Câmara Municipal de Góis, "Renovar a Esperança, Confiar no Futuro", dirigida por Maria de Lurdes Castanheira, realizou, entre os dias 11 e 18 de Setembro, cinco Debates com diversas temáticas, tendo em vista a recolha de contributos para a elaboração do Programa Autárquico'09, iniciativa inovadora no Concelho de Góis.
Com o objectivo de envolver a população no desenvolvimento do Concelho e de auscultar as suas ideias, este ciclo de Debates teve uma participação bastante elevada, facto que por si só é demonstrativo da vontade que os Goienses têm em renovar a esperança e confiar no futuro.
Para Maria de Lurdes Castanheira esta iniciativa permitiu de forma inequívoca "validar as propostas definidas pela minha equipa para o futuro de Góis e absorver outras ideias e projectos apresentados durante este conjunto de Debates".
Este ciclo de Debates iniciou-se no dia 11 de Setembro, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Góis, com as temáticas: "Inovação, Empreendedorismo, Desenvolvimento Económico", tendo como moderador o Dr. Paulo Silva, Empresário; e como oradores: Dr. António Bandeira Bento, Professor Universitário e Consultor na Associação Portuguesa de Consultores Seniores; Paulo Martins, Empresário; Dr.ª Isabel Ferreira, Empresária; Paulo Barata, Comerciante e Dr.ª Cristina Gomes, Bancária.
O segundo Debate, cujas temáticas em discussão foram: "Floresta, Ambiente, protecção Civil e Acessibilidades", decorreu no dia 15 de Setembro, no salão da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira e teve como moderador Jaime Garcia, Bancário. Os oradores convidados foram: o Dr. Paulo Silva, Presidente da Lousitânea; o Eng.º Sérgio Correia, Técnico da Direcção Regional da Floresta do Centro; a Eng.ª Elvira Costa, Eng.ª Agro-Alimentar; Dr. José Carvalho, ex-Comandante dos Bombeiros Voluntários de Góis; Francisco Dias, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Góis e o Eng.º César Ramos Ribeiro, Engenheiro Civil.
Os temas "Desporto, Juventude, Idade de Ouro" foram analisados no dia 16 de Setembro, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Góis, com o Dr. Filipe Carvalho, na qualidade de moderador e como oradores convidados: Rui Sampaio, Presidente da AERG - Associação Educativa e Recreativa de Góis; Joaquim Mateus, Presidente da Associação de Juventude de Alvares; Dr.ª Sandra Marques, do Grupo de Escoteiros de Góis; Raul Valente, Bancário e Professor de Judo; Jaime Garcia, do Góis Moto Clube; Dr.ª Carolina Rosa, Licenciada em Artes; e Rui Duarte da Juventude Socialista de Coimbra.
As áreas da "Educação, Saúde a Acção Social" foram levadas a debate no dia 17 de Setembro, na sede da Comissão de Melhoramentos da Cortes, Freguesia de Alvares moderada pela Mestre Rosa Paixão, Mestre em Educação e Bibliotecas. Estes painel, contou com a presença da Doutora Lucília Salgado, Professora da Escola Superior de Educação de Coimbra; prof. José Albuquerque, Director do Agrupamento de Escolas de Góis; Paulo Teles, Director do Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil; Dr. José Coroa, proprietário da Farmácia Silvestre; Dr. António Sequeira, Director Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte; Eng.º Pedro Coimbra, Director Adjunto do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra e Dr.ª Dalila Neves, Técnica de Serviço Social em Góis.
O último deste Ciclo de Debates intitulou-se "Turismo, Património, Cultura" e realizou-se no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Góis, no dia 18 de Setembro. Para moderar o Debate, pudemos contar com a Dr.ª Helena Mateus, Advogada. Sobre este tema apresentaram as suas ideias a Dr.ª Paula Matos, da empresa Irmãos Figueiredo; Francisco Cruz, Empresário hoteleiro de Oliveira do Hospital; Dr. Carlos Santos, Arquitecto; Mestre João Simões, Professor e Historiador e o Dr. Filipe Carvalho, Licenciado em Teatro e Educação.
Deste conjunto de Debates, a CTEC - Comissão Técnica Eleitoral Concelhia da Candidatura do PS de Góis às Autárquicas'09 destaca as seguintes propostas/sugestões: nas áreas da Inovação; Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico Concelhio, a criação de Gabinetes Municipais de Apoio ao Investidor e ao Emigrante, a criação de uma Associação de Comerciantes e Industriais do Concelho, a necessidade de se potenciar atracção de investimento e empreendedorismo para o concelho, a criação de sistemas de incentivo à fixação de empresas e famílias, as fileiras de podem e devem ser exploradas no território, a necessidade de fixação de empresas de serviços de base tecnológica e energias renováveis (eólica, solar, geotérmica e hídrica).
No âmbito dos temas Floresta, Ambiente, Protecção Civil e Acessibilidades, sobressaem as seguintes propostas: medidas que promovam a preservação da Natureza e dos espaços naturais, beneficiação do saneamento básico e melhoria da qualidade da água, optimização da actividade florestal no nosso concelho a par da criação de políticas sustentáveis na gestão florestal; implementação de medidas inovadoras para facilitar a exploração da agricultura, caprinicultura e actividade apícola, designadamente com a criação do Cartão do Agricultor; na área da Protecção Civil - promover uma melhor articulação com os Bombeiros Voluntários, criação de um Plano de Emergência Municipal de Protecção Civil exequível em articulação com os Bombeiros de Góis; na área das Acessibilidades, implementar a circulação de um Autocarro Municipal para o serviço de transporte à população, melhoria da rede de transportes, manutenção da rede viária.
Nas áreas do Desporto, Juventude, Idade de Ouro foram consideradas propostas como: a elaboração de Planos Municipais de Desporto e de apoio ao Associativismo, a rentabilização das infraestruturas existentes destinadas à prática desportiva, potenciar as actividades juvenis e o associativismo, a criação do Conselho Municipal de Juventude, a implementação de programas de voluntariado de âmbito nacional e europeu, ampliar apoio às IPSS's locais, tendo em vista a melhoria dos serviços prestados à população idosa.
Do Debate sobre Educação, Saúde e Acção Social, importa ressaltar que foi analisado qual iria ser o futuro das instalações da Escola Primária de Cortes e da Extensão de Saúde de Cortes.
Contudo, a saúde foi o tema que mais suscitou o interesse dos habitantes da Freguesia de Alvares. Por esse motivo, foi decisiva a presença do Director Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, que afirmou que vai tomar medidas urgentes no sentido de serem assegurados os cuidados básicos de saúde àquela população, uma vez que estão em curso alterações na orgânica do funcionamento do Centro de Saúde de Góis, através da criação de uma Unidade de Cuidados de Saúde à Comunidade, unidade esta que prevê a criação de um Conselho Executivo, no qual a Comunidade Local terá assento e será sempre ouvida em qualquer decisão a tomar. O Dr. José Coroa deu conhecimento aos presentes da apresentação de uma candidatura junto do Infarmed para a transformação do Posto de Medicamentos de Alvares em Farmácia.
Relativamente à área do Turismo, Património e Cultura são de realçar as seguintes propostas: elaboração de um Plano de Desenvolvimento Estratégico de Promoção Turística, criação de uma Agência de Promoção Turística. A implementação da Agenda 21 Local (plano estratégico municipal para o desenvolvimento sustentável, nas vertentes social, ambiental e económica), conservação do Património do ponto de vista turístico e cultural. Bem como a criação de um Centro de Referência da Memória de Góis e a promoção de actividades ligadas às Artes Cénicas (Teatro, Dança).
Este ciclo de debates permitiu de forma inequívoca reforçar as ideias que Maria de Lurdes Castanheira tem apresentado para o futuro deste Território, tornando o seu manifesto autárquico num documento estratégico para o desenvolvimento do Concelho de Góis.
in Jornal de Arganil, de 1/10/2009

Etiquetas:

16 Comments:

Blogger Anaia Vestrares said...

Sinceramente tratem as coisas pelos nomes.
- Este tipo de iniciativas não são novidade em Góis, mas pronto a bandeira fica do mesmo lado, foi o LC que iniciou isso.
Qual manifesto autárquico qual quê?
Na realidade o que está a ser apresentado aos goienses é um manifesto aquático:
A renomenclatura de entidades e serviços, quiçá alguns de existência e propósitos duvidosos;
Como é que funcionários autárquicos, sendo que tiveram cargos de chefia, podem vir agora propugnar uma reformulação da organização e gestão local?
Como têm coragem de integrar no manifesto uma boa quantidade de obras já em curso, mesmo uma ou outra em fase de conclusão.
Caríssimos goienses; isso tem um a classificação: ludibriar. Sim ludibriar a opinião pública com aquilo que se parecem promessas e não passam de palavras vãs no papel.
Mas sinceramente, como o “ciclo de Debates teve uma participação bastante elevada” e deu o manifesto eleitoral mais paupérrimo que, em democracia, alguma vez foi apresentado em Góis muito provavelmente os participantes, que até podem ser goienses, desconhecem completamente a realidade de Góis.
Sabem, existe mais Góis fora do PS!
É a vida…

02 outubro, 2009 20:50  
Anonymous Anónimo said...

Ena cum Catano.
Já ganhou e com maioria absoluta.
Com tanto Dr., dr.ª, doutor, prof. e até mestre. Tanto conhecimento junto vai dar choque frontal.

03 outubro, 2009 00:34  
Anonymous Anónimo said...

Pura propaganda snob!
Meu Deus, aqui se vê mais uma vez, em terra de cegos quem tem olho (não o de entre pernas) é Rei.

03 outubro, 2009 12:03  
Anonymous Anónimo said...

E será que tendo domésticas na lista não irá dar comida azeda?
Já percebi, ela está na lista para fazer a limpeza na camara...
À ... É verdade ela tá lá porque o menino da pluma precisava de auxilio na cozinha...

03 outubro, 2009 15:22  
Anonymous Anónimo said...

Tantos Drs.?? Ainda bem. Porque do outro lado ficam os bebedolas e os dor de c... cotovelo...

03 outubro, 2009 15:40  
Anonymous Anónimo said...

...hic...compreendi-te...hic...Drª

03 outubro, 2009 19:28  
Anonymous Anónimo said...

Então o Arqueólogo não veio, ou não o convidaram,
tá mal.

Ass.
Prof. Dr. Eng. Mestre Arq. Bach. Médico e Farmaceutico

eh eh eh
estava a brincar
4ª classe antiga feita na escola de cima. Mas já apresentei o dossier para a licenciatura em bordados

03 outubro, 2009 19:33  
Anonymous Anónimo said...

Se tivesse juizo(15:40)e não fosses mal educado valia-te mais.
È que voces não teem lá bebedolas,com dor de cotovelo,com dor de c...e também com c...e mais tudo o resto!Queres que te faça um desenho?

03 outubro, 2009 23:12  
Anonymous Anónimo said...

Olha que Não ?
Homem qu carrega mais vinhaça é Socialista,O SR.Monteiro (Caramba)

Sr.José Cabeças o Serio
Sra Lurdes A SERIA
SR.Mario Chico ( esperto ) especialsta abrir e fechar fabricas
são bonitos.

03 outubro, 2009 23:41  
Anonymous Anónimo said...

Ó anal avestrus faz qualquer coisinha pela sociedade... organiza um torneio de chinquilho pelo menos...

04 outubro, 2009 11:47  
Anonymous Anónimo said...

Ah!È que andava intrigada,e ainda não tinha percebido porque é que o sr.Monteiro tinha deixado de usar o carro próprio e passou a usar o jipe e agora não usava o jipe e sim uma carrinha parecida com uma camioneta!
È então por causa da carga da VINHAÇA?!
Ora,eu a pensar que era para levar ou trazer algo para a junta de freguesia lá dos lados da Lousã!!!!
Eu dava por mim a pensar que o sr Monteiro era um exemplo de poupança para junta!!!
Já não voto em si!!!
Amigos,abram os olhos!!!
Dia 11 votem GOUVEIA!!!
E votar GOUVEIA não quer dizer que é votar PSD!

04 outubro, 2009 14:28  
Anonymous Anónimo said...

Gouveia és um porreiraço e continuarás a ser, voto PS

05 outubro, 2009 13:18  
Anonymous  said...

O Gouveia sebe quem tu és?
Mas votas PS ou PSD?
Se calhar votas mesmo PS.Ès mais um que Monteiro?ou já estás bebado? Se votas PS ainda és pior que o Monteiro,porque tás a ajudar a destrui a tua freguesia. Sabes que o Monteiro andava sempre a dizer que já não se candidatava,não era? Sabes porquê??!! Porque a junta já vendeu todas as matas,todo o património que tinha. Agora o Monteiro só fiqcou porque lhe foi imposto. Eu sei que a vontade dele era ir embora porque já não há mais nada pra "XuXaR".

05 outubro, 2009 20:04  
Anonymous Anónimo said...

Ò pá enganate e vota PSD

05 outubro, 2009 20:06  
Anonymous Anónimo said...

Nã, voto PS, mas o Gouveia é um porreiraço.

06 outubro, 2009 10:24  
Anonymous Anónimo said...

Ó pá vai pro caraças!
Vota no Gouveia só desta vez!
Também não te custa nada!

07 outubro, 2009 00:50  

Enviar um comentário

<< Home