quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Verdade dos Factos

Caros Goienses,
Assistimos a mais um episódio que em nada nos surpreende, no qual se utilizam várias habilidades políticas para tentar disfarçar fracassos, incapacidades políticas e iludir os Goienses.
O esclarecimento sentimentalista e repleto de inverdades que o candidato do PSD emitiu, insere-se nesta estratégia. Mas, a sua história já está cansada e já não é acolhida por quem conhece bem os seus protagonistas.
Por isso, entendemos que as afirmações descritas necessitam de esclarecimentos adicionais, sobretudo ao nível do que deveria ter sido dito e não foi.
O candidato do PSD lamenta-se de ataques a seu respeito. Contudo, quando no passado, e actualmente, pessoas que lhe são muito próximas têm vindo a denegrir, com calúnias e sem escrúpulos a candidata do PS, registamos a satisfação com que essas atitudes são recebidas por quem agora se lamenta.
Há quatro anos, Maria de Lurdes Castanheira foi afastada das listas do PS à Câmara Municipal de Góis, por quem tinha por objectivo "dividir para reinar", sem estar minimamente preocupado com a efectiva vontade dos Goienses. Mas importa relembrar que o lugar ocupado por Lurdes Castanheira exigia alguém com experiência política ou profissional, porquanto se trata duma área de extrema importância no contexto sócio-económico do nosso concelho. O não cumprimento desta premissa gerou uma factura que tem vindo a ser paga no presente e se continuará a pagar no futuro.
Confirmamos que, de facto, a candidata do PS recebeu o subsídio de reintegração que a lei lhe conferia direito e cuja atribuição pressupõe o afastamento do lugar anteriormente ocupado. A diferença está em que a candidata do PS não voltou ao lugar de Vereadora, enquanto o agora candidato do PSD forçou a sua saída, voluntariamente, recebeu o subsídio e quando já estava ultrapassado o prazo legal para repor esse dinheiro, regressou à Câmara Municipal a tempo inteiro. Conclusão, o Sr. Vereador não cumpriu com a finalidade que está na base da atribuição do subsídio.
Também não se compreende como é que a eleição e o trabalho a tempo inteiro num órgão Autárquico podem representar um sacrifício pessoal e profissional para quem quer que seja. Afinal, a política é uma missão que implica disponibilidade que nunca poderá ser comparada a um sacrifício. Na vida pública só participa quem quer...
No dito esclarecimento também nos parece caricato falar em Acção Social. Tal implica valores como a solidariedade e o respeito pelas pessoas. Daí que, seja de lamentar que em momentos difíceis para o concelho, como foi o de Dezembro de 2005, em que era necessário ajudar quem estava em sérias dificuldades, se virem as costas aos problemas e se abandonem as suas responsabilidades, numa atitude de "quem cá fica que resolva o problema". Convém relembrar que nessa altura, outros que também integram o executivo socialista estiveram perto de lhe seguir o exemplo, quando deviam assumir as responsabilidades enquanto decisores políticos na área da Acção Social.
No esclarecimento com que brindou os Goienses, o candidato do PSD também diz que um alto Dirigente Distrital do PS lhe ofereceu um lugar de candidato à Assembleia Municipal e um lugar de Director-geral na Administração Pública, para desistir da candidatura do PSD.
Não sabemos se foi verdade ou não. Em relação à possibilidade de vir a ser candidato à Assembleia Municipal nas listas do PS, tal facto estava fora de questão, uma vez que o PS de Góis há muito tinha decidido quem queria para liderar a Assembleia Municipal.
O que o PS quer são pessoas que assumam as suas responsabilidades, que cumpram aquilo que juram honrar, pois só assim podem merecer a confiança de qualquer partido político particularmente daquele que o elege. Os princípios e valores do PS estão sempre acima dos interesses pessoais.
Verificamos também que a única "obra" que o candidato do PSD consegue apresentar ao eleitorado é que é Goiense e aqui nasceu. O futuro de Góis não se esgota, nem se reduz à certidão de nascimento dos candidatos. Mais do que nascer-se em Góis e afirmar-se como Goiense, era fundamental apresentar a obra dos últimos 8 anos, nos diferentes cargos que foram exercendo.
Por outro lado, há uma pseudo solidariedade com o Senhor Presidente da Câmara Municipal, que é um exemplo de perseverança, determinação e de respeito pelos eleitores que o elegeram e por todos os munícipes. Apesar das contigências da vida, em momento algum equacionou o seu afastamento, pois como homem respeitável e inteligente, facilmente reconheceu que não tinha à sua volta uma equipa capaz de assumir os destinos do concelho e concretizar o programa eleitoral com que venceu as eleições.
Este mandato fica na história de Góis por outros motivos. A Câmara Municipal teve despesas acrescidas com o funcionamento do seu executivo, sendo o mandato mais oneroso em 35 anos de democracia, sem que no seu dia-a-dia os Goienses tenham notado o retorno desse investimento.
Todos os Goienses já se aperceberam que a diferença entre a candidatura do PS e do PSD é evidente. A candidatura Socialista é em nome do futuro de Góis, ao contrário da candidatura do PSD que surge apenas e tão só contra Maria de Lurdes Castanheira.
Por último, é interessante a forma como o candidato do PSD apresenta o seu mandatário: uma referência no PSD. É natural que tais considerações surjam quando não se conhece a história política de Góis. Mas nós relembramos: o seu mandatário só ganhou a Câmara Municipal uma vez, vindo a ser derrotado nas duas eleições seguintes. Quando o PSD tinha hipóteses de ganhar, o mandatário do PSD concorreu pelo PRD, o que contribuiu claramente para a derrota do seu próprio partido, a qual também festejou efusivamemente.
Foi exactamente esta referência do PSD que motivou que o seu actual candidato tivesse abandonado a Assembleia Municipal na sequência dos ataques que aquele lhe dirigiu. Ironias da história.
Neste momento, o PSD de Góis vive alguma turbulência. Não é fácil "sujar a água e depois ter que bebê-la". Quem mais criticou o candidato do PSD, senão o próprio PSD local?
Caros Goienses, por estas razões o PS fez outras escolhas. Somos um partido responsável e que respeita todos os que nele acreditam.
A candidatura do PS está atenta a qualquer engenharia política, manipulada por aqueles que ainda não se convenceram que o êxito na política depende do trabalho e da dedicação à causa pública. Os Goienses são pessoas inteligentes e já deram provas de que não se iludem com discursos retóricos e sem substância.
A CANDIDATURA DO PS DE GÓIS
in Jornal de Arganil, de 24/09/2009

Etiquetas:

22 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não acredito em vós.Voto no diamantino e na sua equipa.

24 setembro, 2009 21:30  
Anonymous Anónimo said...

No geral concordo com o artigo.É com muita pesar que o dr.Cabeças regresse novamente á C.M. pela mão da candidata drª Lurdes.Relembrar o que foi feito em eleições anteriores para que o dr.Cabeças regressa-se á C.M.

24 setembro, 2009 21:51  
Anonymous Anónimo said...

Têm razão acerca do Vitó. Fez sempre tudo para o PSD perder. Na cabeça dele é o maior. Mas este ano vai ganhar. Como já correu com toda a gente que tinha algum jeito no PSD, desta vez vai levar a bandeira, porque no meio de tanto coxo quem tem um olho é rei. se ganharem, acho que o Diamantino não vai cumprir o mandato. Com ele a meter o bedelho aquilo não dura três meeses.

24 setembro, 2009 22:35  
Anonymous Anónimo said...

Mas é com cada um!? Por a 1ª vez vou deixar aqui um comentário neste Blog, só porque acho estranho como poderá ainda existir gente a pensar que alguma vez o PSD ganha as eleições em Góis...tenham dó! Cada prego que vejo por aqui... Sinceramente acho que o PSD vai levar uma das maiores "saias" que alguma vez levou. Quanto ao Vitó, nada a dizer, todos sabem a personagem que o Srº é, até lhe acho piada, quando consigo entender o que diz, mas também só tenho a 4ª Classe antiga, que é o mesmo que alguns 12º anos que se fazem agora (RVCCs), aliás penso que seja até mais instrutiva!!

24 setembro, 2009 23:30  
Anonymous Anónimo said...

Quem ler o panfleto do PS fica com a sensação que a Sra. Lurdes todas as manhãs se desjejua com os anjos dos céus. Cara Sra. arguida, explique lá aos caros Goienses onde pára a massa da Quinta.

24 setembro, 2009 23:33  
Anonymous Anónimo said...

Ja chega 30 anos de PS em GOIS
Vejam o atrazo que chegamos é triste.
Ficamos cercados Adiber Dr.Cabeças e Lurdes Castanheira.
Mesericordia Dr.Cabeças e Lurdes Castanheira.
Falta agora C.M.Gois

Goienses será possivel isto ?

25 setembro, 2009 00:32  
Anonymous Anónimo said...

os ps estão à rasca, vamos a eles. VIVA GÓIS

25 setembro, 2009 03:02  
Anonymous Anónimo said...

Não li nenhuma mentira.

25 setembro, 2009 09:53  
Anonymous Anónimo said...

Dra Lurdes, força! Há goienses (alguns até nasceram aqui) que gostariam era de continuar rodeados de arvores e tabernas.

25 setembro, 2009 09:55  
Anonymous Anónimo said...

O que vale é que estes comentários vão acabar depois de contados os votos; já não há paciência.

25 setembro, 2009 11:59  
Anonymous Anónimo said...

Pois...após as eleições o povinho interessa-se por futebois e os políticos eleitos por Góis vão mais uma vez poder lambuzar-se na Câmara à vontade. Para estes já tem paciência...

25 setembro, 2009 12:24  
Anonymous Anónimo said...

FORA COM OS ARGUIDOS.
VIVA GÓIS

25 setembro, 2009 15:51  
Anonymous Anónimo said...

GÓIS SEM GRADES DA PILDRA!

25 setembro, 2009 17:17  
Anonymous Anónimo said...

Então o Vitó está ché-ché !!!! Mas ainda continua a viver sem ter sido funcionário público ou do poder local.

25 setembro, 2009 18:47  
Anonymous Anónimo said...

Não é este Sr. Vitó que tem estado sempre em "todas" as eleições autárquicas desde 1976. E tu já eras nascido? Cala-te e medita.

25 setembro, 2009 18:50  
Anonymous Anónimo said...

Goienses, quando vier a próxima cheia do Ceira não é possivel colocar Girões, Gastanheiras, Vitós e Diamantinos numa das canôas dos manos Figueiredo?

Se em Coimbra não os agarrassem só paravam no Atlântico...olha só quanto ficávamos mais ricos...menos o oceano, é evidente, que ficava poluído.

25 setembro, 2009 20:15  
Anonymous Anónimo said...

É ilegal deitar lixo no rio.

25 setembro, 2009 22:41  
Anonymous Anónimo said...

Um concelho tão pequeno e com tantos vigaristas!!!!

26 setembro, 2009 09:36  
Anonymous Anónimo said...

E VIVA O POVO LIVRE!!!
Voltei de férias. Eh Eh Eh.

26 setembro, 2009 12:31  
Anonymous Anónimo said...

Sr. "24 Setembro, 2009 23:33"
Não sabe que a massa da Quinta está na Conta bancária da Câmara Municipal de Góis?
Ora pergunte ao Engenheiro Diamantino!
Bem se vê que não acompanha os acontecimentos/assembleias do seu Concelho...

26 setembro, 2009 23:17  
Blogger Anaia Vestrares said...

Crónicas de políticos decadentes em merecida decadência…
Essa sim, a verdade dos factos!

27 setembro, 2009 15:36  
Anonymous Anónimo said...

esta da "massa"estar na conta bancaria da Câmara deve ser mesmo para rir,não devem ter mesmo que fazer! Muito triste mesmo todos os cargos do Concelho de Gois estarem a estar nas mãos da D, Lurdes e do Cabeças,pobres no juizo vocês Goienses!
O PS devia ter vergonha em deixar uma "mulher" destas candidatar-se,devia ter um pouco de consideração por nos Militantes!

S. Martinho do Bispo

02 outubro, 2009 21:15  

Enviar um comentário

<< Home