quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Góis um Concelho com Futuro

Será desta vez que os goienses irão saber voltar uma página da história do seu concelho?
Aproxima-se um novo ciclo de vida autárquica, talvez o mais disputado nos 35 anos de democracia.
O concelho de Góis tem potencialidades nas várias vertentes numa forma empenhada e responsável para que lá se possa viver mais dignamente com uma maior fixação integrada por parte dos mais jovens, mas, é necessário uma melhor coordenação com amor firme à causa e às raízes que o mesmo será dizer, preservar e honrar uma cultura tradicional que se traduz nos valores de princípio e espírito de entre-ajuda, na hospitalidade e na solidariedade que é o apanágio da sua gente. Góis irá voltar a soar em todas as latitudes.
Lembro-me a propósito, quando há 50 anos fui trabalhar e residir na capital, nas várias actividades que exerci, colegas de trabalho ao terem conhecimento do meu concelho de origem diziam, "Góis é onde correram atrás do melro para lhe tirarem uma cereja do bico", ora isso era na verdade uma lenda aliada a um falso conceito que nada tem a ver com um povo perseverante que se rege por uma mística a todos os títulos, louvável que tem sabido acolher e respeitar todos os que ali pedem guarida.
Toda a via, usamos um adágio popular que diz: "para lá do Marão, mandam os que lá estão" ao considerar que há muito boa e simpática gente que, obviamente, sente ambição em impor domínio ideológico em áreas que lhes possam dar projecção e protagonismo pessoal, em nome de uma paixão virtual, mas a crise que se atravessa, tanto no país como em algum poder local, não se resolve com panos quentes, mas sim com muito trabalho, espírito empreendedor e muito amos à causa e às raízes.
Raúl Lopes Alves
in O Varzeense, de 15/09/2009

Etiquetas: ,

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

RESULTADOS FREQUINHOS NO SITE DA CMG.
BONS EMPREGOS PRATICAMENTE ENTREGUES, SÓ FALTA SAIR O RESULTADO DO "GENRO"... VERGONHOSO, MAS O QUE JÁ TODA A GENTE ESPERAVA!!

24 setembro, 2009 00:04  
Anonymous Anónimo said...

"louvável que tem sabido acolher e respeitar todos os que ali pedem guarida..." Condordo mas com uma resalva: acolhe bem de mais todos os que têm feito vida à custa do erário público!! E, porque se avizinham novas eleições aguardaremos para ver se o poder é democrático ou passa por amizades intimas!!!!!!

24 setembro, 2009 09:21  
Anonymous Anónimo said...

Intimas?! Diria mesmo - por osmose!!!

24 setembro, 2009 10:47  
Anonymous Anónimo said...

Pois... pensando bem no curriculo vitae da Dr.a Lurdes Castanheira!! Talvez tenha razão...

24 setembro, 2009 10:52  
Anonymous Anónimo said...

Caros Amigos
Pensemos com isenção e liberdade de espírito, por isso coloco à vossa considerção a seguinte questão: os candidatos a Góis - independente da cor política - estão isentos de má qualificação? Uns viram casacas! Outros abrem as pernas! E... outros queriam mas não podem!!...

24 setembro, 2009 10:58  
Anonymous Anónimo said...

O PS mostra bem o perfil de quem consta nas suas listas, que utilizam os familiares para fazerem política! vê se bem a quantidade de vezes que, neste blogue, a questão foi levantada...
considero que em nada os filhos, primos, sobrinhos são beneficiados, muito pelo contrário... com mais habilitações são sempre penalizados, porque aos olhos dos de fora conseguem sempre tudo pelo grau de parentesco e não por mérito! ninguém olha para as habilitações ou para a experiência profissional, mas sim para a proximidade com os candidatos... é triste que assim seja!

24 setembro, 2009 11:54  
Anonymous Anónimo said...

"vira casacas, abrem as pernas, queriam mas não podem"...em Góis escreve-se em código, falta liberdade ou os bois perderam o nome?

24 setembro, 2009 12:21  
Anonymous Anónimo said...

Liberdade é coisa que não falta em Góis!!! Saiem os bois e deixam lugar às vacas... É a democracia!!!

24 setembro, 2009 14:48  
Anonymous Anónimo said...

Eu sô a JÔ, brasileira boa e gostosa. Se prá sê candidata é necessário abri perna, então tô cá eu. Comigo o bom povo de Góis iria transar um festim. Não prometo não roubár contribuinte, isso não caras, e quem o fizer mente!
Jô À PRÊSIDENTE!

24 setembro, 2009 14:52  
Anonymous Anónimo said...

Uma Vila bonita e "pacata" a virar jardim zoológico!! Culpa do Eng Diamantino que trocou de camisola para não perder o poleiro e da Lurdinhas que se mentalizou que o Dr. Cabeças lhe podia passar o poder por via de... Que pouca vergonha!!

24 setembro, 2009 15:06  
Anonymous Anónimo said...

O Cabeças deve ter sido muito importante para Góis!
Já lá vai o tempo dele e continua-se a falar do homem.

24 setembro, 2009 15:30  
Anonymous Anónimo said...

Será que alguem me explica qual a razão dos candidatos à Câmara residirem em Coimbra?????!!!!! Onde está a gente de Goiense!!!...

24 setembro, 2009 15:37  
Anonymous Anónimo said...

Góis um concelho com futuro??? Para o pessoal de Coimbra... só se for...
Vejam bem quem são os autarcas!! E os candidatos!!! Eng Didi... Dr.a social lulu... para já não falar nos candidatos à Assembleia Municipal!!! Grande povo este que aceita toda a ... que Coimbra lhe envia!!!

24 setembro, 2009 15:43  
Anonymous Anónimo said...

C.M.Gois é o maior centro de emprego do distrito de Coimbra do PS

24 setembro, 2009 16:26  
Anonymous Anónimo said...

No site da Câmara constata-se que o cão do Sr. Girão passou a fazer parte dos quadros de pessoal do nosso município, como encarregado principal.

Nada a obstar, pois foi uma entrada por concurso, como a Lei determina.

24 setembro, 2009 16:40  
Anonymous Anónimo said...

A VERDADE DOS FACTOS
Com o meu pedido de desculpa aos Goienses, que vem me conhecem antes e depois do 25 de Abril, por me estar a servir dos mesmos para esclarecer a CANDIDATURA DO PS de GÓIS.
Embora os visados sejam a Candidatura do PPD/PSD aos Órgãos Autárquicos do concelho de Góis, e o seu candidato à Presidencia da Câmara Municipal — Exm°. Senhor Eng°. Diamantino Garcia - sinto-me na necessidade de responder directamente à candidatura do PS de Góis, não a uma candidata pessoa por quem tenho muito respeito, já não merecido como política nem profissionalmente, para lhe manifestar o meu agradecimento em juntar a minha pessoa como responsável pela Vitória do PPD/PSD no próximo dia 11 de Outubro o que os “vendidos” do meu partido têm tentado “esquecer”.
Porque a Candidatura do PS de Góis tem dificuldade em fazer passar a sua mensagem, porque está sobrecarregada de “falsos” políticos e os eleitores estão a aperceber-se de que a mesma está a preparar apenas e só uma recompensa monetária a dois seus servidores, funcionários municipais que se forem eleitos têm de suspender as suas funções, está a “aproveitar-se” do meu passado pessoal que nada tem relacionado com o PS a não ser o ter ajudado dois CDS s a reconquistarem a Câmara Municipal em 1982 e mais tarde a mantê-la, quando rejeitando convite dum responsável, na altura, do PS, fi candidato pelo PRD.
Não querendo ser maçador não poderei deixar de transmitir-lhes a minha “risota” do seguinte parágrafo do comunicado da Candidatura do PS de Góis; “........... . É natural que tais considerações surjam quando não se conhece a história política de Góis. “ . Fui eleito para Vereador da Câmara Municipal de Góis em 1968 onde me mantive até Junho de 1974. Fui eleito pelo PPD nas primeiras eleições livres de 1976 como Vereador onde me mantive até 1989.
Muito teria que apontar à Candidatura do PS de Góis mas apenas e só lhe relembro que é muito triste para os que relembram a revolução dos cravos (devolução do Poder Autárquico ao Povo) que ao fim de 30 anos de poder no concelho não tivessem conseguido ao menos um “político” para tentar transmitir o mesmo nestas eleições.
Agradecendo, termino com saudações Social-Democratas. Góis, 2009-09-24
O Mandatário das Listas do PPD/PSD do concelho de Góis: Victor Manuel Nogueira Dias (Vitó)

24 setembro, 2009 17:32  
Anonymous Anónimo said...

Trites aqueles que tanto falam e criticam...
Será que GOIS é uma VILA tão bonita e não consegue ter pessoas à altura de fazer comentários com pés e cabeça?
Isto dos blogs é muito bonito mas é só para quem lê e depois escreve algo que seja util.
São mesmo dignos de pena os que escreveram estes comentários...
O blog de Gois é importante mas tem que se saber ver e ler...
Sr Damião continue, Gois precisa de si...

24 setembro, 2009 18:18  
Anonymous Anónimo said...

Mais sobre o cão do Sr. Girão:

Todos os outros candidatos, 1750 licenciados e 503 bacharelatos, mostraram-se à altura da função: dormir e bocejar. Más-línguas dizem que o abanar a cauda foi uma prova de última hora inventada pelo júri para beneficiar um afilhado do Presidente da Câmara (??!!). Acabou por ganhar o cão, um puro caniche de pêlo curto, malgrado os esforços de todos os outros concorrentes. Uma tal Dra. JÔ, licenciada em ciências prático-sexuais, por pouco não ganhava ao cão.

Nota: a Sra. JÔ armou uma zaragata porque pensava que a prova era para presidente da Câmara.

24 setembro, 2009 19:00  
Anonymous Anónimo said...

Os comentaristas deste blog realmente não se encontram ao nivel dos políticos do Concelho. Encontram-se a um nível muito superior.

24 setembro, 2009 19:03  
Anonymous Anónimo said...

Apoiado, viva aos comentaristas.

25 setembro, 2009 10:10  
Anonymous Anónimo said...

FORA COM OS ARGUIDOS.
VIVA GOIS

25 setembro, 2009 15:50  
Anonymous Anónimo said...

FORA COM OS ESTRANGEIROS.

25 setembro, 2009 16:18  
Anonymous Anónimo said...

Estes psd andam malucos

25 setembro, 2009 16:31  
Anonymous Anónimo said...

Vivam os arguidos candidatos!
Vivam os vira-casacas!
Vivam os familiares dos políticos que conseguiram emprego na Câmara!
Vivam os políticos semi-analfabetos!
Viva o cão do Sr. Girão!
Abaixo os goienses honestos!
Abaixo os contribuintes!
Abaixo os comentaristas deste blog!
Abaixo as árvores!

VIVA O PS E O PSD!

25 setembro, 2009 17:34  
Anonymous Anónimo said...

Caro "24 Setembro, 2009 15:37" quando perguntas: "Será que alguem me explica qual a razão dos candidatos à Câmara residirem em Coimbra?????!!!!! Onde está a gente de Goiense!!!..." queres mesmo saber?
Então eu posso adivinhar, apesar de não ser "mandatário" da Lulu. É que ao contrário de certos "filhos" para quem os pais são um estorvo e tudo fazem para se verem livres deles, há quem goste da sua família e não os queira abandonar! entendes seu animal?

26 setembro, 2009 23:55  
Anonymous Anónimo said...

Fora com os estrangeiros????
Mas este gajo é racista ou que?
Porca miséria!
venham mas é mais estrangeiros e daqueles que lutem contra a poluição dos goienses porcos que nem o que é seu sabem respeitar!

27 setembro, 2009 00:00  
Anonymous Anónimo said...

Quando se mostra "despreso" por alguns que só vêm ao concelho de Góis para sacar é pelo simples facto de termos muitos "Goienses" fora do concelho a pretegiarem os concelhos onde se fixaram e "Outros" que para este concelho vieram e tudo fazem para prestegiar o concelho.

28 setembro, 2009 11:21  
Anonymous Anónimo said...

Já tenho Fibra óptica,e esta ?

O PS já me deu 150 metros de fibra.
Vamos ter RX.

30 setembro, 2009 20:00  

Enviar um comentário

<< Home