terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parque infantil “José Girão Vitorino” inaugurado na praia fluvial de Alvares

A Câmara Municipal de Góis, em colaboração com a junta de freguesia de Alvares, construiu um parque infantil junto à praia fluvial de Alvares, espaço que recentemente foi alvo de uma requalificação, com a realização de algumas obras, colocação de relva e respectivo sistema de rega, e iluminação. Contando com uma grande afluência dos turistas durante a época balnear, esta zona tem sido bastante procurada este verão, podendo as crianças usufruir de um espaço onde se podem divertir. Apesar de já estar em funcionamento há algum tempo, a cerimónia de inauguração do parque infantil teve lugar no dia 22 de Agosto, no âmbito das festas de verão que decorreram em Alvares ao longo de todo o fim-de-semana, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, presidente da junta de freguesia e restantes membros, bem como população em geral.
Após o descerramento de uma placa alusiva ao evento, na qual consta o nome atribuído ao parque, “parque infantil José Girão Vitorino”, o presidente da junta de freguesia de Alvares, agradecendo a presença de todas as pessoas neste acto, considerou que este foi um “momento simbólico” e “um dia marcante”, revelando que o parque infantil faz parte de “um projecto estruturante para a nossa freguesia”, que visa a requalificação de toda a zona ribeirinha de Alvares. “O projecto da praia fluvial está a andar”, referiu, realçando que as obras começaram com a recuperação de muros e açudes.
Segundo Vítor Duarte, estes melhoramentos são da responsabilidade da autarquia, uma vez que “já não havia hipótese de financiamento por parte da Comunidade Europeia e isto só foi feito com a coragem do presidente da Câmara de assumir esta obra há tantos anos desejada por todos nós”, frisou. Mostrando-se satisfeito por Girão Vitorino se ter associado a esta iniciativa, o presidente da junta de freguesia de Alvares fez votos para que este projecto seja concluído, reforçando o seu agradecimento ao presidente da Câmara por “todo o seu empenho”.
“O parque infantil é também um sinónimo de futuro”, alegou, explicando que se destina às crianças e defendendo que é necessário criar infra-estruturas para os mais novos. Por essa razão, “temos já em construção o Centro Escolar de Alvares”, lembrou Vítor Duarte, revelando que este é outro dos projectos que também conta “com a coragem da Câmara Municipal”. “Só assim asseguramos o futuro”, afirmou, advogando que é preciso apoiar as crianças “dando condições para que vivam na nossa freguesia”.
Já o presidente da Assembleia de Freguesia, recordando que a praia fluvial de Alvares é “uma das primeiras praias fluviais desta zona”, contou que este espaço é utilizado “há mais de 20 anos”, no entanto, “não nas melhores condições”. Constatando que os problemas levam algum tempo a resolver porque “é necessário quem execute”, Joaquim Mateus declarou que “ao fim de 20 anos tivemos a sorte de ter um presidente de Câmara e um presidente de junta que conseguiram executar esta obra”.
Coube ao presidente da Câmara Municipal de Góis encerrar esta cerimónia, destacando que as intervenções em Alvares começaram com o saneamento para evitar a poluição da ribeira. “Depois foi a requalificação desta ribeira e passámos para a praia fluvial”, explicou, congratulando-se pela qualidade das águas da ribeira do Sinhel que “são óptimas para o banho”. De acordo com José Girão Vitorino, a praia fluvial de Alvares tem sido vigiada pela autarquia, aguardando-se que passe a ser vigiada também pelas entidades responsáveis pelo Ambiente, “quando for classificada como praia oficialmente”.
Na ocasião, o autarca mostrou vontade para que esta praia integre a rede das praias fluviais, uma vez que “isto é uma mais-valia não só para a povoação de Alvares como para toda a freguesia e região”. Enaltecendo que o presidente da junta de freguesia foi um dos grandes impulsionadores deste projecto, Girão Vitorino sublinhou que esta obra é “de todo poder local”. “Com esta força toda conseguimos dar este passo em frente”, continuou, constatando que o Centro Escolar que está a ser construído “é algo maravilhoso a pensar no futuro”.
“Temos de pensar que esta terra tem potencialidades para ter mais vida e mais gente”, defendeu o edil, realçando que “temos de travar uma grande luta contra a desertificação”, através da criação de infra-estruturas como a escola, o lar e o pólo industrial de Cortes onde “vamos ter mais um industrial com postos de trabalho”, anunciou. Alegando que todas as obras realizadas são “para o bem da nossa freguesia”, o presidente da Câmara de Góis frisou que o parque infantil de Alvares é uma obra “a pensar nas crianças”. “Está aqui um parque que não envergonha ninguém, está muito bem constituído e penso que as crianças adoram”, acrescentou, realçando ainda que a praia fluvial dispõe de um espaço relvado onde as pessoas podem permanecer quando vão ao banho. Fazendo votos para que todas estas infra-estruturas continuem a ter a devida utilização, Girão Vitorino apelou para que “esta terra continue a progredir” e que “tenha cada vez mais vida”.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: ,

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabens Sr. Girão Vitorino, isto só mostra o reconhecimento do povo bom e anónimo da freguesia de Alvares ao seu Presidente da Câmara.

02 setembro, 2009 14:36  
Anonymous Anónimo said...

Este Victor Duarte anda imparável! Parece a padeira de Aljubarrota, mas em vez de andar à "pazada" nos castelhanos arreia nos invejosos!

Caro senhor, se passar por este blog aceite este humilde comentário como sinal de reconhecimento e incentivo: Continue a trabalhar pela sua terra como muitos dos que criticam deveriam fazer e não fazem.

Quanto ao resto... deixá-los falar "os cães ladram, e a caravana passa".

02 setembro, 2009 20:14  
Anonymous Anónimo said...

É exactamente isso "os cães ladrão e a caravana passa"...

Mas o ponto de vista não é o mesmo

03 setembro, 2009 00:24  
Anonymous Anónimo said...

Parece que para a semana há outra inauguração na freguesia de Alvares...

04 setembro, 2009 17:42  
Anonymous Anónimo said...

viva as CAMPANHAS ELEITORAIS

05 setembro, 2009 11:39  
Anonymous Anónimo said...

Parece-me que na freguesia de Alvares ha nomes que mereciam estar no lugar deste que nao foi mais que um saca, nada fez por Gois e muito menos por Alvares.
Mas e assim, como se sabe so os parasitas, vigarios, larapios e politiqueiros de cinco tostoes de mel quadro tem razao!!Tem de se para com isto e no dia das eleicoes votem em branco!!

07 setembro, 2009 15:22  
Anonymous Anónimo said...

Caro amigo, o remédio não está no dia das eleições. Esse é o dia da nossa última palavra para os próximos 4 anos. O remédio está, na participação como cidadãos activos e interessados de verdade (e não só de língua), aquando da constituição das listas.
Quantos destes palradores, que por aqui andam, disseram "NÃO!" quando convidados para fazer parte de alguma lista, ou, antes disso, de alguma associação de desenvolvimento, ou da secção do seu partido, para então, a seu tempo, ajudar na constituição de uma lista mais credível?
Ai os tempos livres são para ser gastos nos copos? Então não têm que dizer nada de quem constitui as actuais listas. Espero que nas próximas eleições possam estar nalguma destas listas de trabalho pela causa pública, porque isso, é uma honra. Portanto, comecem hoje a envolver-se em algo pelo que valha a pena lutar. Trabalho não falta. Pois, falar... falar... falar... nunca gerou "obra" nenhuma.

12 setembro, 2009 16:04  

Enviar um comentário

<< Home