terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mestras - A povoação despovoada que reuniu mais de uma centena de pessoas

A Liga dos Amigos de Mestras inaugurou, no passado dia 17 de Agosto, a sua casa de convívio e alguns melhoramentos realizados na aldeia. O momento contou ainda com o descerrar de oito placas toponímicas, que pretenderam homenagear e perpetuar alguns nomes que tanto trabalharam em prol do desenvolvimento das Mestras, como: Etelvino Martins Almeida, Guilherme Martins, José Lavos Pereira, mais conhecido por "José da Estância", família Almeida, Alcindo Alves e a rua dos Peliqueiros. Foi ainda descerrada uma placa toponímica com a inscrição da Liga de Amigos das mestras e a rua Luciano Assunção Antunes, em homenagem ao primeiro soldado da freguesia de Cadafaz morto em combate, a 28 de Maio de 1962.
O momento contou com o presidente da Câmara Municipal de Góis, José Girão, que antes de descerrar a placa inaugural da Casa de Convívio, pediu desculpa por não ter feito tudo o que desejariam, mas tal não foi possível, "não é fácil acudir às necessidades de todo o concelho", disse, no entanto, frisou que fez tudo o que lhe foi possível, ao que Jorge Veiga Antunes, vice presidente da Liga das Mestras, respondeu com palavras de agradecimento, afirmando mesmo que o povo das Mestras fica com José Girão no coração e disponibilizando-se para o receber sempre nesta povoação.
Em representação da ADIBER e da Santa Casa da Misericórdia, Maria de Lurdes Castanheira afirmou ser "um grande dia de festa nas Mestras", que apesar de "não ter habitantes efectivos conseguiu reunir mais de uma centena de pessoas". Quanto a apoios, manifestou que a ADIBER e a Santa Casa esteve e estará sempre presente para ajudar a povoação das Mestras, pois, adiantou: "é necessário investir no mundo rural".
Maria de Lurdes Castanheira foi ainda dar uma volta pela aldeia, acompanhada do vice presidente da Liga e alguns amigos, a fim de tomar consciência das principais dificuldades e aproveitamentos que poderiam surgir na povoação, incentivando desde logo que, através da ADIBER poderão candidatar-se ao PRODER, no sentido de construir muros em pedra, junto às lobadas de água, para preservar o património natural e a beleza paisagística, entre outros produtos endógenos que poderiam vir a ser rentabilizados.
A tarde continuou com muita animação, concertinas e comida, que prendeu todos os presentes, na povoação das Mestras até ao imperar da noite.
Refira-se ainda que, nas imediações da casa de Convívio, foi construída uma piscina de água corrente, aproveitando a água que corre diariamente na encosta verdejante, tornando a povoação das Mestras num local de sonho, apetecível para passar alguns dias de descanso.
in O Varzeense, de 15/09/2009

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

votam a favor de lhes tirarem as verbas dos compartes e depois andam a pedinchar

24 setembro, 2009 15:35  
Anonymous Anónimo said...

Pena que esta pequena tenha sido alvo de larápios que se limitaram a invadir as casas destruindo as portas,e desarrumando o que se encontrava dentro das casas...tendo os seus proprietários elevados prejuízos... O estranho e que não roubaram praticamente nada o que consta que só andavam á procura de objectos de grande valor supõe-se que andariam a procura de ouro e dinheiro.
Fica uma pergunta no ar.
Será que foi assalto ou puro vandalismo??

25 outubro, 2009 10:23  

Enviar um comentário

<< Home