quarta-feira, 1 de julho de 2009

Urgência Básica entra hoje em funcionamento

O Serviço de Urgência Básica de Arganil, o único criado no distrito, inicia o seu trabalho hoje, às 8h00, proporcionando aos utentes dos concelhos da Beira Serra variadas valências, durante 24 horas por dia.

Assim, com dois médicos, dois enfermeiros e um técnico de radiologia, o serviço dispõe de RX digitalizado, electrocardiógrafo com capacidade para funcionar no sistema de telemedicina e monitor-desfibrilador com ligação directa ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, para além da capacidade de realizar análises clínicas e pequena cirurgia e traumatologia. A unidade ficará sob alçada do Agrupamento do Pinhal Interior, que inclui os concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis e Tábua, os que serão directamente beneficiados pelo serviço de urgência, mas também Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares.

A abertura da Urgência Básica de Arganil estava prevista no programa de reestruturação encetada pelo Governo e que implicou o encerramento de inúmeros serviços de atendimento permanente, perante a contestação infrutífera das populações.

Apesar da demora, Carlos Teixeira, director do Centro de Saúde de Arganil, disse ontem ao Diário de Coimbra que, mais do que cumprir os calendários, «o importante é o que oferecemos aos doentes», explicando que o serviço tem vindo a ser equipado gradualmente, mas só agora ficaram reunidas as condições para abrir a urgência.

«Já estamos a oferecer radiologia digital há vários meses», exemplificou, explicando que um «serviço de urgência implica que haja recursos humanos para estar aberto durante todo o dia, o que só agora foi conseguido».

O responsável lembrou, a título de exemplo, que os médicos e enfermeiros realizaram formação em suporte de vida avançado, necessária, mesmo para os que já a tinha feito, para actualização de conhecimentos.

Carlos Teixeira explicou ao nosso jornal que todas as valências da urgência foram conseguidas «para dar a melhor resposta à população, defendendo que é possível fazer a «diferença pela qualidade».

O clínico sustentou ainda que, com a abertura da urgência, «tentamos dar mais qualquer coisa, sem tirar seja o que for», frisando que os outros centros de saúde continuarão a funcionar, mas, exemplificou, «se uma pessoa for a Góis ou a Tábua e precisar de um RX, depois terá de vir a Arganil».

De acordo com um comunicado da Administração Regional de Saúde do Centro, o Serviço de Urgência Básico de Arganil funcionará 24 horas por dia, destinando-se «ao atendimento de situações urgentes numa lógica de proximidade para com as populações».
in Diário de Coimbra, de 1/07/2009

Etiquetas: ,

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

uma boa noticia :)

01 julho, 2009 15:09  
Blogger Anaia Vestrares said...

Sim?
Boa notícia para os de Góis?
Talvez.
Esperem até Outubro, já estamos a meio caminho de perder as urgências em Góis, só estão à espera de ganhar as eleições para o fazerem.
Mas o nosso pesadelo não vai parar por aí, é que seja qual for o partido que ganhe, penso, que ambos manterão o propósito de prosseguir com a politica de encerramento dos SAP’s.
Isso parece uma inseminação artificial de desertificação, com a consequente procura em aglomerar populações em centros urbanos.
Parabéns Arganil - isto é o princípio do fim de Góis.
Obrigado aos políticos por nos deixarem morrer lentamente.
Radicalmente, proponho
VAMOS BOICOTAR AS ELEIÇÕES, NINGUEM VOTA

01 julho, 2009 23:52  
Anonymous Anónimo said...

"Ninguém vota".
Não é alternativa, porque somos pequenos demais.
TODA A GENTE VOTA EM BRANCO!
Isso tem a leitura de que os representantes dos partidos locais, estão a fazer um mau trabalho ao longo dos 4 anos que precedem cada eleição; que os candidatos escolhidos não são os do agrado de cada um de nós; e, sobretudo, tem como consequência, baixar a verba (menos dinheirinho para os partidos) que vai alimentando cada secção para as suas campanhas políticas.
Será que esta atitude não seria mais indicada do que não votar?
Nós importamonos com o nosso Concelho! Só não temos grandes alternativas nem de dentro, nem de fora...

02 julho, 2009 13:24  
Anonymous Anónimo said...

SIM SENHOR...
HOJE A SAUDE PARA ARGANIL
A EDUCAÇÃO SEMPRE FOI PARA A LOUSÃ OU ARGANIL
O CAPITAL É DEPOSITADO NAS CONTAS DAS INSTITUIÇÕES DE CREDITO VIZINHAS, QUE O DIGA A LURDINHAS QUE GANHA A VIDA EM GÓIS E GASTA O SEU VENCIMENTO LONGE ENTRE OUTROS QUE RETIRAM AFORRO A GÓIS.
QUEM SABE SE UM DIA DESTES NÃO ACORDAMOS COM O CONCELHO DIVIDIDO, ALVARES SERÁ DOADA A PAMPILHOSA E CASTANHEIRA, VILA NOVA DO CEIRA A POIARES E ARGANIL, COLMEAL À PAMPILHOSA E ARGANIL CADAFAZ AOS MESMOS E GOIS PARA A LOUSÃ ARGANIL E CASTANHEIRA DE PERA, MISERIA A NOSSA, SERÁ QUE NÃO CONSEGUIMOS LUTAR???

02 julho, 2009 21:10  
Anonymous Anónimo said...

Tens a faca e o queijo nas mãos!
Vai à luta!
Não existe melhor fase que esta para te candidatares e mostrares o que vales!
Góis precisa de ti, de quem tenha olhos na cara, e tomates no sítio.

03 julho, 2009 13:40  
Anonymous Anónimo said...

GOIENSES não se deixem "enganar" pelos que nestes 2o anos têm "gerido", através de sucessivos mandatos autárquicos, o concelho de Góis. Agora já apelam ao "boicote" ou ao "Voto em Branco" pois .........

03 julho, 2009 18:00  
Anonymous Anónimo said...

È muita fruta 28 anos de politica PS em Gois.
Não tenho pena de voces,ainda vão sofrer mais.
Agora até é uma mulher a querer governar Gois,que mais irá acontecer a voces.

Tio Manuel do Cabeço

07 julho, 2009 00:43  
Anonymous Anónimo said...

de que é que se queixam??? sou de Góis com muito gosto. custa-me como custa a todos vós que alguns dos serviços básicos mais fundamentais passem para Arganil. mas temos de ser racionais porra. gois é uma estancia balnear e cada vez o será mais. temos apenas pessoal no verao porque no inverno somos meia duzia de gatos pingados. e qualquer um ve isso. vale a pena ivestir num concelho quase morto???? Arganil tem sempre pessoal nas ruas, tem outro dinamismo.

Não tem a nossa beleza mas ganhou em turismo, ganhou nos estrangeiros que estao a re-habitar as aldeias e a fazer grandes melhorias, ganhou na juventude, ganhou na pequena zona industrial, ganhou nos comboios do mont'alto (lol), ganhou no comercio, mais postos de trabalho, sei lá, noites de Verão, Feira das Freguesias (que é um sucesso e uma manutenção pensada das tradições)

O outro tb dizia: não há pessoas, não há transsportes, não há estradas (veja-se a estrada que nos leva à lousã, parece que entramos noutro planeta quando estamos a vir para gois)...

Góis Jamais!

Estou farto de dizer que invistam no turismo... não é preciso muito

Já que há um designer todo competente na CMG façam um site apelativo apenas com imagens e historia de Góis+ alojamentos disponiveis (Ha assim tantos)nas 4 linguas : portugues, ingles, frances e alemão... estes estrangeiros podem revitalizar a economia e reabilitar as nossas aldeias

Trabalhem porra!!! não há um posto de turismo em Góis??? Invistam! Sejam criativos

Desculpem o texto ser longo mas quando começo a escrever nao páro porque há certas coisas que me irritam!

07 julho, 2009 10:28  
Anonymous Anónimo said...

Com que então "comboios" no Mont'Alto?!!! Olha lá e como é que sabes destas coisas? É de ciência própria ou é por ouvir dizer?

07 julho, 2009 11:29  
Anonymous Anónimo said...

ouvi falar...assim como ouvi falar dos comboios da senhora da Guia

LOLOLOLOLOLOLOLOLOL

07 julho, 2009 12:24  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo 07 Julho, 2009 10:28

Estou contigo só é pena não residires por cá, pois com a tua capacidade moral, politica,financeira e as tuas "ideias" isto estria "MELHOR".

07 julho, 2009 19:45  
Anonymous Anónimo said...

Queridos concidadãos: olhe-se para o eixo Lousã, Goís, Arganil e encare-se como se de uma média Cidade, com três bairros, se tratasse.
Onde há melhor qualidade de vida é em Góis.
Lisboa, por exemplo ,tem o melhor Hospital no Campo Grande e um dos melhores bairos para viver no Restelo.
As zonas industriais estão longe dos bairros de luxo. É o caso de Góis.

Desculpem lá mais esta idiotice.

08 julho, 2009 18:52  
Anonymous Anónimo said...

Pois pois, é pena não estares cá a viver o ano todo!
Se não fosse com algum tacho chorudo queria ver...

12 julho, 2009 11:35  
Anonymous Anónimo said...

Do que é que se queixa?

13 julho, 2009 00:23  
Anonymous Anónimo said...

Góis tem que apostar na diferença.
Não pode ter Supermercados porque não consegue concorrer com a Lousã: não tem massa crítica. Para ter massa crítica perderia o seu valor intrínseco.
Tem quer ter mercearias à moda antiga, com produtos genuínos e frescos, quiçá oriundos da agricultura biológica, para os turistas com poder de compra adquirirem. Desta forma atá a poulação da Lousã e Arganil vinham a Góis comprar.
Ao contrário do que alguns pensam, o segredo não está na massificação.

13 julho, 2009 17:01  

Enviar um comentário

<< Home