sexta-feira, 5 de junho de 2009

Porquê votar nas Eleições Europeias?

Quando votamos para o parlamento nacional, votamos em homens e mulheres que, em nosso nome fazem escolhas para a sociedade e que influenciam o nosso dia-a-dia e o futuro dos nossos filhos. Para a Europa, é igual. Quando quase 80% das regras da nossa vida se decidem ao nível europeu, devemos querer saber quem nos vai representar. As empresas que enviam os seus colaboradores a Bruxelas para convencer as instituições europeias a ouvirem as suas exigências, compreenderam bem onde se tomam as decisões. Os cidadãos contudo ainda não tomaram consciência, nomeadamente porque os políticos nacionais continuam a utilizar a Europa como uma “pára-chuva”: o que está bem vem de Lisboa, o que está mal vem de Bruxelas.

Esta é apenas uma razão, de entre muitas, para votar nas próximas eleições europeias. Os eurodeputados não vão apenas decidir sobre as leis do amanhã, sobre a regulação financeira, a solidariedade entre as regiões ou as regras relativas à emigração. Eles vão também decidir sobre o homem ou a mulher que será o próximo Presidente da Comissão Europeia, a instituição que lança as ideias…

A Europa necessita de uma política comum em matéria energética bem como em relações externas, as quais estão intimamente ligadas. Neste momento, estamos numa fase em que a posição da União Europeia (UE) não é tão forte e unânime como deveria ser. Os recentes conflitos entre a Ucrânia e a Rússia relativo ao gás natural mostraram o quanto ainda está por fazer.

Se ainda não está convencido da necessidade de votar, reflicta mais um pouco:

• É de esquerda, da direita ou do centro? Dê peso ao partido político da sua escolha no seio do Parlamento Europeu (PE). Quantos mais votos o seu partido obtiver na votação nacional, mais mandatos terá no PE e mais peso terá para fazer pender a decisões para o seu lado;

• Quer decidir sobre a legislação europeia ainda antes que ela seja transposta para a legislação nacional, vote nas eleições europeias!

• Quer viver num ambiente mais são, faça por isso e vote nas eleições europeias: o Parlamento europeu é uma das instituições mais empenhadas em matéria de protecção do ambiente;

• Quer participar na luta contra o aquecimento climático, reforce o poder do PE: este envolveu-se não só a favor da protecção do ambiente, mas também para reduzir as emissões de gazes que provocam o efeito estufa;

• Quer ter uma palavra a dizer sobre a protecção dos consumidores, transmita-o aos deputados europeus!

• Quer influenciar a resposta da UE à crise financeira e económica actual, então vote nas eleições europeias: cada vez mais os deputados europeus defendem a necessidade de uma legislação europeia que regulamente os mercados e os produtos financeiros para reduzir os riscos de especulação.

• O PE é também o lugar onde o debate sobre o futuro da Europa tem lugar. Para fazer entender a sua escolha sobre o projecto europeu e o seu futuro, vote!

Votar nas eleições europeias é o único meio que temos de influenciar a política europeia. O Parlamento é a única instituição europeia eleita por sufrágio universal directo que representa directamente 500 milhões de cidadãos da Europa. Não deixe que outros decidam por si. Peça a palavra e vote nas eleições europeias!
Constantino Rei
in www.ointerior.pt



Democracia, liberdade, participação plena na transformação do que está mal e nos estrangula, passam também pelo voto. Passam por esse imenso gesto, no dia de cada eleição, de ir lá pôr o voto, nas urnas que nos esperam, nas mesas que têm gente de forças políticas diferentes.
Hoje temos uma enorme liberdade de votar e de ser eleitos para o Parlamento Europeu, para a Assembleia da República, para as autarquias locais. E, perante a indiferença de tanta gente, nomeadamente face às eleições para o Parlamento Europeu, percebendo as questões que nos incomodam e revoltam, não podemos aceitar que pessoas responsáveis fiquem em casa ou vão para a praia nesse dia.
As mesas de voto e os cadernos eleitorais esperam-nos, já no dia 7 de Junho. Por isso, lembrando que muita gente sofreu e continua a sofrer e a lutar para que os dias de eleições sejam livres e tenham um grande significado para quem está recenseado e tem direito a votar em plena liberdade, vamos votar!

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A minha pergunta é outra:
Para quê, votar???
Estamos em crise, mas os eurodeputados vão receber o dobro, mais tem viajem pagas por nós e um mais de regalias.
Por isso sou do Partido Não Voto, tivemos mais de maioria 64% foi nosso fomos os grandes vencedores!

17 junho, 2009 01:00  

Enviar um comentário

<< Home