sexta-feira, 29 de maio de 2009

Colmeal - Pelos trilhos do vento e da solidão

No passado sábado, 16 de Maio, logo muito cedo pela manhã começaram as incertezas quanto ao tempo. Chove? Não chove? Levanta? Vai estar bom?
Mas pouco antes das oito horas começaram a surgir os primeiros caminheiros, entre os quais um grupo de jovens escoteiros de Arganil, preparando-se para partir do Largo rumo a Aldeia Velha.
A Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais havia preparado café, sandes, pão-de-ló da avó para além de tudo o mais, para o pequeno-almoço servido na sua casa de convívio. Depois, mais aconchegados, os caminheiros partiram rumo ao nevoeiro que se quis associar à solidão nesta caminhada pelos trilhos do vento. Os chuviscos pararam entretanto.


A torre de vigia, bem lá no alto, recortava a sua silhueta no nevoeiro que a todos privava de apreciar a paisagem à sua volta. Os caminheiros iam passando pelas eólicas e só momentânea e esporadicamente o nevoeiro lhes permitia uma visão rápida das gigantescas torres dos ventos.
Com uma temperatura extraordinariamente amena e sem chuva, a caminhada processava-se sem quaisquer problemas. Percorridos os caminhos das eólicas começou a suave e agradável descida para a Malhada. A boa disposição era bem visível no rosto dos cento e vinte caminheiros que se aventuraram pelos trilhos do vento e neste caso sem solidão. Um reagrupamento junto à capela, passada que foi a antiga escola, proporcionou uma chegada com alegria e boa disposição. A Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais que desde o primeiro momento se disponibilizara para colaborar com a União Progressiva nesta realização tinha preparado um “reabastecimento” com febras, entremeadas, enchidos e queijo, de modo a que os caminheiros tivessem “combustível” até à escala seguinte.
Passada que foi a Foz da Cova os caminheiros facilmente atingiram a simpática aldeia do Soito onde São Pedro lhes parecia dizer que estava a controlar o tempo para que tudo corresse pelo melhor. A Comissão de Melhoramentos do Soito, que também se quisera associar a esta nossa iniciativa apresentava umas broas esmagadas, feitas no seu forno comunitário e que estavam uma delícia.
No Parque de Merendas das Seladas tudo estava preparado e as mesas postas aguardavam a chegada dos caminheiros. Depois, com um sol radioso, foi deliciarem-se com uma sopa serrana espectacular e uma grelhada mista com arroz de feijão. As sobremesas, como vem sendo hábito, confeccionadas pelas Senhoras do Colmeal, estavam deliciosas. O artesanato e os produtos locais que também estiveram presentes nesta realização, foram objecto de uma apreciável procura, o que vem provar mais uma vez que temos bons produtos e excelentes produtores.
No momento próprio, o presidente da União Progressiva da Freguesia do Colmeal proferiu palavras de agradecimento pelas ajudas e colaboração recebidas e também de regozijo pelo modo como a iniciativa havia decorrido. Os senhores presidentes da Junta de Freguesia do Colmeal e das Comissões envolvidas e ali presentes – Aldeia Velha e Malhada e Casais, elogiaram o evento e o espírito da realização conjunta. A Junta de Freguesia de Olival de Basto fez chegar à União Progressiva uma simpática lembrança e também Magalhães Pinto, nosso associado e dirigente da Associação Desportiva da Efacec no Porto, que participou nesta actividade com um apreciável número de caminheiros, teve a gentileza de oferecer uma prenda alusiva.
Para animar os presentes ainda houve concertinas e desgarradas para lembrar outros tempos. O Carvalhal e a Malhada continuam a ter bons e entusiásticos executantes. E com boas gargantas.
São Pedro foi amigo, esteve connosco e o tempo ajudou.
Vamos já preparar a próxima.
A. Domingos Santos
in A Comarca de Arganil, de 27/05/2009

Etiquetas: , ,