O PONTO MÉDIO DA ESTRADA NACIONAL Nº 2
No conjunto das estradas de Portugal há uma com uma aura "lendária" que a distingue de todas as outras, é a denominada estrada nacional nº2.
Várias particularidades contribuem para isso...
Foi projectada como ligação entre CHAVES e FARO com percurso pelo centro do País em situação equidistante do litoral e da fronteira. É a estrada nacional mais extensa, passa pelas cidades de Vila Real, Régua, Lamego, Viseu, Abrantes e Faro. Na fase final do seu trajecto contém as celebres CURVAS DO CALDEIRÃO que até á década de 70 do século XX eram o caminho mais percorrido pelos automobilistas que rumavam ao Algarve. Entre Abrantes e Castro Verde a "NACIONAL 2" percorria um dos mais inóspitos recantos do Alentejo.
Várias particularidades contribuem para isso...
Foi projectada como ligação entre CHAVES e FARO com percurso pelo centro do País em situação equidistante do litoral e da fronteira. É a estrada nacional mais extensa, passa pelas cidades de Vila Real, Régua, Lamego, Viseu, Abrantes e Faro. Na fase final do seu trajecto contém as celebres CURVAS DO CALDEIRÃO que até á década de 70 do século XX eram o caminho mais percorrido pelos automobilistas que rumavam ao Algarve. Entre Abrantes e Castro Verde a "NACIONAL 2" percorria um dos mais inóspitos recantos do Alentejo.
A E.N.2 tinha igualmente uma componente de estratégia militar, era uma estrada "especial", assim não admira que o marco quilométrico indicativo do quilómetro 300 tivesse sido executado de modo diferente. Está colocado no Concelho de Góis sensivelmente no ponto médio da ESTRADA. Tem inscrições em todas as quatro faces mas o musgo entretanto criado não permite ler. A Empresa Estradas de Portugal devia interessar-se pela conservação deste marco antes que seja destruído e se perca um raro testemunho que é mais um dos pontos de interesse da NACIONAL 2.
in http://tudodenovoaocidente.blogs.sapo.pt
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Etiquetas: fotografia, góis
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