sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Inaugurada Rota de Xisto


Na passada terça-feira, dia 24, Aigra Nova foi o ponto de encontro para a inauguração da Rota das Tradições do Xisto, um percurso de nove quilómetros.
Começa a ser uma tradição rumar a Aigra Nova no feriado de Carnaval. Na passada terça-feira, dia 24, Aigra Nova foi o ponto de encontro para a inauguração da Rota das Tradições do Xisto, um percurso de nove quilómetros e que abrange as localidades de Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Ribeira da Pena, onde vivem, no global cerca de 30 pessoas. O percurso tem início precisamente na aldeia anfitriã, onde os visitantes podem aprender a confeccionar broa à moda antiga, simples ou de carne, e conhecer a maternidade de árvores, um pequeno viveiro de espécies endógenas da Serra da Lousã, com carvalhos, sobreiros, castanheiros, azevinho e cerejeiras, cujo objectivo reside na sua replantação na Serra. Em Aigra Velha pode ser visitado um capril tradicional e ao pastoreio do único rebanho da aldeia, o qual é libertado de manhã voltam ao final do dia. Em Ribeira da Pena pode-se visualizar a moagem de farinha no moinho da aldeia, terminando-se finalmente o percurso na Comareira.
in Jornal de Arganil, de 26/02/2009

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este Jornal de Arganil!... Agora temos uma nova aldeia: Ribeira de Pena?!!!

27 fevereiro, 2009 22:40  
Anonymous Anónimo said...

É de lamentar o facto de no Concelho de Góis as verdadeiras aldeias de xisto terem ficado de fora,dando lugar áquelas que o não eram.

03 março, 2009 14:03  
Anonymous Anónimo said...

Então eram de quê, ó inteligente?

04 março, 2009 09:08  

Enviar um comentário

<< Home