terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Pinhal Interior Norte vai receber financiamento do QREN

Quase dois anos depois de ter sido constituído o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) é que os municípios que constituem a Associação de Município do Pinhal Interior vão poder pôr em prática os seus projectos, devido a todo o processo burocrático que atrasou as negociações com as entidades comunitárias. À data da saída deste jornal já deverão ter sido assinados, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), os contratos de financiamento dos projectos apresentados por estas autarquias, no âmbito deste quadro, que irá perfazer 27 milhões de euros, a receber da Europa até 2013.
Trata-se de um financiamento europeu a fundo perdido, mais de metade do investimento total previsto, que será de cerca de 45 milhões de euros, repartido, em somas idênticas, por áreas de implementação empresarial, apoio social, vias de comunicação e equipamentos urbanos/desportivos, áreas que faziam parte dos projectos apresentados pelas autarquias envolvidas – Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Distrito de Leiria), Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares (Distrito de Coimbra).
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ansião e desta Associação de Municípios, este plano “enquadra uma estratégia de desenvolvimento comum” relativamente aos vários municípios envolvidos.
As verbas de maior destaque são:
Para parques empresariais, Ansião receberá 2 milhões, Alvaiázere 2 milhões e meio, Tábua milhão e meio e Lousã um milhão.
Para equipamentos desportivos, a Lousã receberá 1 milhão e meio de euros para o seu projecto de um parque desportivo.
Para a cultura, temos à cabeça a requalificação da antiga fábrica de cerâmica de Arganil – 3 milhões, a Casa da Cultura de Góis – 1,9 milhões e a Casa das Artes de Miranda do Corvo – 1,2 milhões.
Os últimos pormenores para a assinatura destes contratos de financiamento foram ajustados na Lousã, no passado dia 9.
in O Ribeira de Pena

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meu caro
passei por aqui mais uma vez.

desejo-lhe um FELIZ NATAL
O Penedo

23 dezembro, 2008 18:59  

Enviar um comentário

<< Home