segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mulheres (também) participam na política

Chamar à participação as mulheres socialistas do distrito, promover os valores da tolerância e da igualdade e sobretudo servir o Partido Socialista (PS). São estas as principais vontades de Lurdes Castanheira. A líder do departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Coimbra tomou posse no passado sábado, um acto que contou com a presença da presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Maria Manuela Augusto. Aliás, e aproveitando a presença da líder nacional, Lurdes Castanheira afirmou estar disponível para trabalhar com o departamento federativo nacional e com a federação.
As mulheres afastam cada vez mais a ideia de que a política é só para os homens. A prova? São cerca de 20 mil as mulheres socialistas. Espalhadas um pouco por todo o país, e unidas em dezanove federações, desdobram-se em intervenções locais, um trabalho que se tornou mais visível desde a campanha de referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez. Lurdes Castanheira está agora à frente dos "destinos" das mulheres socialistas do distrito de Coimbra. No sábado, e mesmo com muita chuva e frio, foram 32 as que marcaram presença na tomada de posse da presidente e do conselho político.

O perfil
Licenciada em Serviço Social, Maria de Lurdes Castanheira é técnica superior assessora da Câmara Municipal de Góis. A presidente da comissão política concelhia de Góis do PS, em 2004/2206, foi membra efectiva do secretariado do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Coimbra e vereadora da Câmara Municipal de Góis no mandato 2002/2005. Lurdes Castanheira foi avaliadora externa dos cursos de Educação e Formação de Adultos, membra efectiva do conselho consultivo do Centro de Emprego e Formação de Arganil, nomeada pela UGT, docente convidada pela Escola Superior de Educação de Coimbra no ano lectivo de 2001/2002 e presidente da assembleia geral da Santa Casa da Misericórdia de Góis. Foi também vice-presidente do Centro Social da Freguesia de Alvares e sócia-fundadora e secretária da direcção da ADIBER.
in Diário As Beiras, de 1/12/2008

Etiquetas: