quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Adiber não devolve quinta à Câmara

A Assembleia-Geral da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra recusa-se a vender a Quinta do Baião, à Câmara Municipal de Góis, pelo preço por que lha comprou, no ano passado: 250 mil euros.
A decisão da Assembleia-Geral da Associação é justificada pelos "elevados encargos que decorrem do facto da escritura não ter sido realizada em devido tempo". Esta alegada demora tem a ver com o facto de a Câmara ter deliberado vender a quinta à Adiber, pela primeira vez, em 1999, e a escritura ter sido feita só em 2007.
Já os encargos referidos não são quantificados, no ofício que a Adiber enviou à autarquia, mas estarão relacionados com a execução fiscal de que aquela é alvo. Em 1999, a Adiber recebeu 234 mil euros do programa europeu Leader II, para comprar a quinta e concretizar um projecto agroturístico. Como não fez uma coisa nem outra, foi alvo de uma execução fiscal, em 2007, que inclui juros vencidos sobre o subsídio.
Por suspeitas de fraude na obtenção e no desvio de subsídio, a PJ já está há vários dias a interrogar autarcas, ex-autarcas e dirigentes da Adiber, num inquérito em que, pelo menos, os presidentes da associação e da Câmara, José Cabeças e Girão Vitorino (ambos do PS), já são arguidos. Em 2007, a maioria "rosa" no Executivo deliberou, pela segunda vez, vender a Quinta do Baião à Adiber, invocando o respeito pela decisão de 1999. Nesta altura, era José Cabeças presidente da Câmara e Girão Vitorino vice-presidente, a venda não chegou a ser concretizada, porque a propriedade fora objecto de um destaque recente e não tinha passado tempo suficiente para o notário autorizar novo destaque. A transacção seria feita, em 2007, depois de o JN noticiar que a Adiber recebera um subsídio para um projecto que não saiu do papel.
Há um mês, porém, a associação informou que queria vender a quinta, por 450 mil euros, a um empresário de Pombal. Só que a escritura de 2007 estipulou que a autarquia tinha direito de preferência numa venda futura. E o Executivo, além de exercer esse direito, decidiu que não tinha de cobrir a proposta do empresário de Pombal, mas apenas devolver o que recebeu da Adiber em 2007.
Este mês, no ofício que a associação enviou à Câmara de Góis, José Cabeças disse-se "totalmente disponível para encetar novas diligências com a Câmara", para concretizar o referido projecto agroturístico na Quinta do Baião.
in Jornal de Notícias, de 27/11/2008

Etiquetas: ,

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E lá vamos, cantando e rindo. Mais um bom projecto para o lixo, mais um investidor corrido por estes incompetentes. A Adiber a realizar o projecto? Com que dinheiro? Porque é que estes tipos não vão pentear macacos para a China em vez de nos moerem a moleirinha?

28 novembro, 2008 00:36  
Anonymous Anónimo said...

Será que em Góis, para além desta mafadada quinta, não existe outro sítio para que os investidores interessados realizem os seus projectos?

28 novembro, 2008 09:40  
Anonymous Anónimo said...

Por que não lavam a roupa suja em casa estes goienses e não goienses ? No fundo há uns que mamam e outros que esperam ainda também vir a mamar.Esta é a verdade e nada mais do que isto, só que a "vaca" já não tem tetas para todos. Isto até faz lembrar os tempos do minério em que um ou dois mamavam á grande, com a arraia miúda tambem a querer chupar alguma coisa.Como todos mamavam a vaca autárquica ficou esgotada e hoje acontece o mesmo.

28 novembro, 2008 10:15  
Anonymous Anónimo said...

Essa da vaca autárquica é boa e pelo andar da carruagem até o Marquês que escreve no Varzeense se vai candidatar a presidente da edilidade, pois também é quadrúpede e pelos vistos não tem filiação partidária.

28 novembro, 2008 17:38  
Anonymous Anónimo said...

Desculpe lá não concordar. Não é nada disso. Eu até percebo que você e outros (os rosinhas) pretendam que se cale ou esconda o problema. É normal, porque vocês antes de olharem para o concelho trataram primeiro das vossas vidinhas. Agora não venha atirar areia para os olhos do povo. Há aldrabices, há vigarices, há irregularidades e ilegalidades, há um processo judicial em curso, há arguidos e acusados, vai haver julgamentos... Que quer? Esconder a cabeça na areia? Não, muito obrigado.
Você acha bonito para qualquer concelho que o presidente da Câmara seja inquirido pela Judiciária, e seja constituido arguido por suspeitas de fraudes em negócios envolvendo instituições locais que deviam primar pela honestidade e transparência? Acha correcto que o mesmo aconteça ao anterior presidente da Câmara?
Olhe eu não, e, sendo goiense sinto-me envergonhado...
Mas cada um...

28 novembro, 2008 18:31  
Anonymous Anónimo said...

Casa onde não há pão,todos ralham e ninguém tem razão. É um ditado antigo que mostra o que vai em Gois e também por todo o país.A verdade é esta !

30 novembro, 2008 08:18  
Anonymous Anónimo said...

Ó JN esquece lá o país... Preocupa-te com Góis, tá? Já vi que não te interessa... Súcia...

03 dezembro, 2008 18:08  
Anonymous Anónimo said...

Como é que esta câmara sendo PS pode andar para a frente se os encarregados são todos do PSD e só puxam para trás?

03 dezembro, 2008 23:02  
Anonymous Anónimo said...

Se relerem os "Anínimos " reparam que já na altura os "outros" e "outras" do PS estavam preocupados com o PSD.........
CCC

22 janeiro, 2009 12:20  

Enviar um comentário

<< Home