sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais - Colectividade anseia por concretização de Fonte Velha

Foi com sala cheia que a Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais comemorou o seu 44.º aniversário. Um regozijo para o presidente da direcção Manuel Duarte Almeida e um voto de confiança na sua direcção, depois de ter pensado em não se candidatar ao cargo. Durante o ano a colectividade conseguiu instalar o churrasco por que ansiava e doravante irá trabalhar para a concretização do embelezamento da Fonte Velha. "Está um bocado abandonada, se tivermos apoio gostaríamos de proceder à obra", disse em declarações ao Jornal de Arganil, momentos antes do almoço de aniversário. O projecto já está na Junta de Freguesia do Colmeal, mas por enquanto aguarda que as promessas sejam cumpridas, consciente de que tanto a Junta como a Câmara de Góis "não ajudam mais porque não podem". Além disso, está nos planos da instituição fazer obras de beneficiação da sede, porém, ressalvou, que as verbas "são difíceis de conseguir".
Um dos meios de receita da colectividade é a proveniente das quotas, no valor de doze euros por ano para os novos sócios. Durante o ano cerca de quinze associaram-se à Liga, elevando para mais de duzentos o número de sócios. Não obstante o facto da aldeia ter poucos habitantes, os amigos de amigos têm tido uma boa contribuição para a lista de pagantes. "Gostam de conviver connosco e hoje estão pessoas aqui presentes que nada têm a ver com a Aldeia Velha", disse, falando por exemplo de um casal que nesse dia se iria instalar no piso de cima da sede. "Têm-nos ajudado muito", enalteceu, explicando que "o ano passado vieram cá a nosso convite para comer uma chanfana à moda de Aldeia Velha, gostaram e quiseram voltar hoje". Como forma de bem acolher e de agradecimento, ofertaram o quarto que a sede tem para se instalar ao fim-de-semana. Refutando a ideia de turismo rural, até porque a casa tem apenas um quarto equipado, referiu no entanto a importância do espaço para poder continuar a albergar casais amigos que queiram permanecer uns dias na localidade.
Ao contrário do ano passado, Manuel Duarte pensa continuar à frente dos destinos da Liga, em função do "amor que tenho à Aldeia", com a noção da responsabilidade em mobilizar pessoas para o trabalho que tem sido feito. Aliás, nas suas palavras a actividade tem sido positiva, facto que o próprio presidente da Junta de Freguesia do Colmeal constatou ao nosso jornal. Para Henrique Mendes, a Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais tem sido uma parceira fundamental na beneficiação da localidade.
A colectividade vai estar representada nas comemorações do 80.º aniversário do regionalismo goiense, a 31 de Janeiro de 2009, na Casa do Concelho de Góis, em Lisboa.
in Jornal de Arganil, de 27/11/2008

Etiquetas: