quarta-feira, 3 de setembro de 2008

XIII edição dos Jogos Paralímpicos

Depois dos Jogos Olímpicos, Portugal prepara-se para assistir à XIII edição dos Jogos Paralímpicos de Verão, a realizar em Pequim.

O nosso país vai estar representado nas modalidades de atletismo, boccia, ciclismo, equitação, natação, remo, vela, sete das 20 que compõe o programa dos Jogos Paralímpicos, que decorrem de 06 a 17 de Setembro.

No boccia, uma das atletas, Cristina Maria de Jesus Gonçalves, é a filha única de um casal que muito cedo saiu do concelho de Góis para se instalar em Lisboa.
A paralisia cerebral, provocada por uma meningite, não a impediu de vingar no desporto de alta competição, sendo actualmente uma das melhores atletas portuguesas desta modalidade paralímpica, já lá vão anos. Aos 30 anos, o seu currículo é invejável, recheado de medalhas, entre elas o ouro nos Jogos Paralímpicos de Atenas. Fora do desporto, Cristina divide o seu tempo entre os amigos e o Centro de Paralisia Cerebral de Lisboa, onde faz pintura de azulejos.

O que é o Boccia
Boccia é uma modalidade praticada com bolas, inspirada num jogo praticado na antiga Grécia. Foi originalmente concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, mas tornou-se tão popular que hoje em dia é praticado por muitas outras pessoas, incluindo seniores. A popularidade deste jogo alastrou de tal forma por todo o mundo, que o Boccia ganhou dimensões de desporto federado num grande número de países. Em 1984, o Boccia foi reconhecido como modalidade paralímpica e desde aí vários atletas portugueses sagraram-se campeões.
Em termos históricos, o boccia é a segunda modalidade paralímpica que mais medalhas conquistou para Portugal, logo depois do atletismo. Ao longo de sete participações nos paralímpicos, Portugal conquistou 76 medalhas (24 de ouro, 24 de prata e 28 de bronze), 16 das quais em boccia.

Para apoiar esta missão de Portugal aos Paralímpicos, a Galp Energia criou um Blog onde se pretende contribuir para a divulgação pública dos valores expressos pelo desporto e pelo desempenho destes atletas, que são um exemplo de força de vontade, persistência, luta contra as adversidades e dedicação.
A iniciativa É Nisto Que Somos Bons pretende mostrar a todos a potencialidade dos atletas paralímpicos portugueses.

Conheça o site oficial da Missão Pequim 2008

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa sorte para ela e para todos os outros!
Bem merecem pelo esfoço e dedicação.

03 setembro, 2008 22:55  
Anonymous Anónimo said...

Os paralímpicos têm sido um motivo de orgulho para o País e a prova de que as diferenças não significam inferioridade desde que, aproveitada a riqueza das suas diferenças, sejam a prova e o desafio de que o Homem tem sempre dentro de si capacidades para superar as suas desvantagens.
Força!

03 setembro, 2008 23:27  

Enviar um comentário

<< Home