terça-feira, 26 de agosto de 2008

Cortecega - "Quem manda aqui é o javali"

Pode parecer-nos que a expressão "quem manda aqui é o javali" não está muito correcta, mas é verdade. O Jornal O VARZEENSE foi até Cortecega (uma aldeia que se situa a cerca de 6 km da vila de Góis, na estrada com destino ao Colmeal) e verificou que o rei da terra é o javali.
O "porco bravo", como é conhecido por estas paragens parece ter tomado posse dos terrenos e com o seu grande porte, dia após dia conseguiu deixar milheirais inteiros sem uma única espiga para amostra. Mas como "o bicho é de boa boca" também aproveitou a limpar as videiras, macieiras e quase toda a agricultura que encontrou.
Em forma de lamentação, os habitantes da povoação perguntam, a quem podem dirigir-se, uma vez que, segundo afirmam, "o javali até parece ser uma espécie protegida". E, interrogam-se: "E a nós? Quem nos protege?"
Pessoas já com alguma idade e com escassos recursos de vida, dedicavam-se ainda à agricultura que, para salvaguardar tiveram o cuidado de fazer vedações em rede. Mas, o animal parece não as ter respeitado. "Foi rede, foi paredão foi tudo o que apareceu à frente... É uma tristeza..." lamentava-se outro morador da aldeia.
Se nem os terrenos que são "paredes meias" com as habitações da aldeia ficaram sem ser visitados, os habitantes de Cortecega temem que, a todo o momento, o javali lhes entre pela porta e se sente a jantar à mesa.
Numa época em que muitos terrenos se encontram ao abandono é de louvar que, a maioria dos habitantes de Cortecega ainda vive tradicionalmente da agricultura e da pastorícia, mas parece que se o javali persistir em continuar com as suas visitas terão que deixar tudo ao abandono. Resumindo, pode afirmar-se que o grande animal montanhês tomou posse dos terrenos e nem pediu autorização aos proprietários.
in O Varzeense, de 15/08/2008

Etiquetas: