terça-feira, 26 de agosto de 2008

Vale Moreiro e Manjão: Descida em Carros de Rolamentos





Fotografias de Richard Land




A Associação Desportiva, Recreativa, Cultural, Juvenil e de Solidariedade Social dos Amigos de Vale de Moreiro e Manjão levou a efeito, no passado dia 3 de Agosto, a primeira prova em carros de rolamentos.
A descida que se realizou desde a Sr.ª da Guia até Vale de Moreiro, teve uma adesão de 53 participantes, subdivididos em três escalões: carros até 30 quilogramas, carros mais pesados e veículos alterados. Estes últimos, com o interesse de mostrar os mais diversos modelos, que despontaram numa criatividade inimaginável, onde apareceram desde banheiras, sofás, camas, etc.
Nos dias anteriores à prova foi visível a grande azáfama e afluência à povoação, por parte dos concorrentes que se deslocavam ao local, tanto para treinarem, como para tentarem construir o modelo mais original.
No domingo da prova, pelas 10 horas, começaram os treinos livres, para melhor conhecimento da descida.
Na sede da Associação, foi servido um almoço a mais de 150 inscritos que se associaram ao evento, aplaudindo e dando força aos pilotos dos pequenos veículos sem motor.
Depois do almoço teve início a corrida, pata a qual vieram veteranos e amadores não só do concelho de Góis, mas também alguns oriundos de bem longe.
Para os concorrentes que não fizeram o seu próprio carro, a Associação tinha ainda uma frota, disponível para alugar, por um valor simbólico.
Os muitos espectadores que afluíram ao local, estavam espalhados ao longo de todo o percurso, procurando os pontos mais difíceis da prova, onde puderam assistir a um verdadeiro show, que reservou desde carros capotados até aos que faziam as curvas em dois rolamentos.
No final da prova, que se dividiu em duas mangas, foram afixadas as classificações e procedeu-se à entrega dos prémios.
É ainda de salientar o grande desinteresse que se notou pela vitória em benefício do salutar convívio. Ou seja, mais do que estar preocupado com quem ganha saiu vitorioso o convívio que se estabeleceu entre os concorrentes e o público em geral, chegando mesmo a haver quem trocasse de carro a meio da prova, para que o espectáculo pudesse ser ainda mais divertido.
Os "carrinhos barulhentos", como são conhecidos, em Vale Moreiro e Manjão, fazem parte de uma tradição que tem feito fulgor ao longo dos tempos, principalmente entre a camada mais jovem. Segundo apurámos, não é admiração ver-se passar um pequenito com 3 ou 4 anos de idade a rodar pela rampa até ao largo junto à Capela. Mas, esta arte também contagia os mais idosos, e por vezes, estabelecem-se corridas onde chega a participar o neto, o pai e o avô.
in O Varzeense, de 15/08/2008

Etiquetas: , , ,

3 Comments:

Blogger Sobral Power said...

Tive pena de não ter ido a esta prova... parece ter sido bem interessante! Quem é que a organizou? Gostaria de ter o contacto da entidade para futura realizações. Obrigado

Renato Rodrigues

22 setembro, 2008 14:14  
Blogger Damião de Góis said...

Organização:
ARCJILSSA
Associaçao Desportiva, Recreativa, Cultural, Juvenil e de Solidariedade Social dos Amigos de Vale de Moreiro e Manjão

Sede: Vale de Moreiro – 3330-220 Góis

22 setembro, 2008 23:35  
Anonymous Rúben said...

olhem podiam me disser como e que o rapaz fez o volante do carro de rolamentos, da segunda foto desta categuria

09 agosto, 2010 19:55  

Enviar um comentário

<< Home