terça-feira, 26 de agosto de 2008

Grupo 74 de Góis

Escoteiros Além-Fronteiras
Os escoteiros de Góis receberam no final d´ano escotista um grupo de escoteiros vindos da Bélgica. Composto por onze elementos com idades idênticas às que em Portugal integram o Clã, viajaram rumo a Portugal, onde escolheram algumas zonas para visitar, nomeadamente: Porto, Coimbra e Faro. Após alguns contactos e motivados pela paradisíaca paisagem integraram na sua actividade uma visita a Góis, local onde foram recebidos, no dia10 de Julho, pelos elementos da Tribo Exploradora dos escoteiros de Góis.
Após as apresentações e depois de uma breve conversa meio “portugeso-ingleso-franceso-gestual”, lá se conseguíram entender e partimos para uma visita à vila de Góis, onde todos tiveram a possibilidade de conhecer algumas instituições, estabelecimentos comerciais e monumentos.
No final da visita, seguiram para o terreno dos escoteiros de Góis, junto ao rio Ceira, onde montaram o acampamento e ficaram até ao dia seguinte.
Ao serão houve ainda tempo para partilhar pipocas, bebidas portuguesas e música de ambos os países.
No dia seguinte, logo de manhã, com o apoio da Trans Serrano realizaram actividades radicais e seguíram para Coimbra.

Sintra em Góis
A Tribo Escoteira, do Grupo de Escoteiros N.º 93 de Sintra, também escolheu o concelho de Góis para a sua actividade de final d´ ano escotista.
Estiveram alguns dias na Aigra e depois vieram até à vila de Góis, onde ficaram acampados no lugar de Escarnida, no terreno do Grupo de Escoteiros de Góis, desde o dia 15 até ao dia 17 de Julho.
Como forma de intercâmbio, foi realizado um fogo conselho com a participação das duas tribos (do Grupo de Sintra e do Grupo de Góis). Esta actividade teve lugar na ilha do Pêgo Escuro e foi envolvida pelas águas do rio Ceira, sob um tecto de estrelas e ramadas de amieiros e acompanhada pelo barulho do moinho. Estendeu-se até depois da meia-noite e primou pela saudável partilha de experiências e pela grande aprendizagem escotista.

74 Continua a Apoiar as Instituições
Com o lema “sempre pronto para servir”, as Tribos exploradora e escoteira, bem como alguns elementos da chefia associaram-se à Associação Desportiva, Recreativa, Cultural, Juvenil e de Solidariedade Social dos Amigos de Vale de Moreiro e Manjão e deram uma mãozinha, auxiliando na segurança da 1.ª descida de carros de rolamentos, que se realizou da Sr.ª da Guia até Vale de Moreiro, no passado dia 3 de Agosto.
Tal convite, demonstra a confiança e o respeito que o nosso Grupo conquistou perante a opinião pública Goiense, junto das instituições desportivas, culturais, religiosas e de utilidade pública.
in O Varzeense, de 15/08/2008

Etiquetas: