sexta-feira, 11 de julho de 2008

GóisArte começa hoje no Parque do Cerejal

Começa hoje a 12.ª edição do GóisArte, um certame que há muito se tornou numa referência nacional e internacional. Perto de uma centena de artistas participam nesta mostra de arte, uma exposição que há muito ultrapassou as fronteiras do país, trazendo este ano a Góis artistas de França, Espanha, Inglaterra, Holanda, Japão e Polónia. Os trabalhos podem ser apreciados a partir de hoje, no Parque do Cerejal, seguindo depois alguns, em Agosto, para Oroso, Espanha.

Sob o signo "A Arte e a Matemática", o GóisArte promete atrair a Góis largos milhares de visitantes, assumindo-se há muito como “o ponto mais alto da cultura concelhia”. Cerca de uma centena de artistas participam nesta edição do GóisArte, uma mostra que, de hoje a domingo, convida o público a apreciar ao vivo o trabalho de conceituados artistas.
Para além dos artistas nacionais, participam nesta exposição artistas franceses, espanhóis, ingleses, holandeses, japoneses e polacos. Estarão também em destaque os artistas de Oroso, uma vila espanhola que mantém relações muito estreitas com Góis, com quem se geminou no ano passado.
“O GóisArte há muito ultrapassou as fronteiras nacionais. Temos apostado bastante na sua promoção e temos cativado artistas de vários países que querem vir a Góis mostrar os seus trabalhos. Isso para nós é uma honra. Conseguimos fazer aqui uma mostra de arte já com um grande valor internacional. É grandioso”, realça José Girão Vitorino, presidente da Câmara de Góis.
O autarca traça “um balanço muito positivo” destes 12 anos do GóisArte. Promovido pela Câmara de Góis, este evento procura envolver todo o concelho, com os eventos a descentralizarem-se pelas várias freguesias, ao mesmo tempo que se assume como um espaço de reencontro entre os vários artistas.
“São três dias em Góis, três dias de convívio e de partilha. O GóisArte é uma espécie de reencontro. Os artistas sentem-se felizes por estarem aqui connosco. É um momento de confraternização. Há uma amizade que foi criada ao longo destes anos, mesmo entre os vários artistas presentes. Os artistas que nos visitam gostam muito e vão passando a palavra a outros que ficam desejosos de apresentar aos visitantes os seus trabalhos”, explica Girão Vitorino.
O GóisArte decorre numa altura em que o concelho de Góis é visitado por muitos turistas, surgindo este evento como mais uma atracção. Os visitantes não ficam indiferentes à arte. De acordo com o presidente de Góis, nestes primeiros três dias, a exposição é percorrida por milhares de visitantes.
“O GóisArte é um evento muito bem aceite não só a nível local como a nível regional e nacional. Temos aqui muita gente de férias e temos sempre a sala cheia. Este ano preparámos um programa com bons espectáculos e esperamos captar tanto a população como os turistas”, sublinha.

Programa intenso este fim de semana

O GóisArte é inaugurado hoje, às 17 horas, com a sessão de abertura. Dedicado este ano a “A Arte e a Matemática”, já que a arte marcou, ao longo da História, os vários ramos da ciência, este evento começa precisamente com uma palestra sobre o tema, proferida pelo professor Marques de Sá. Segue-se a visita à exposição.
À noite, a partir das 21h30, na Praia Fluvial da Peneda, decorre o espectáculo de Dança pela Academia de Bailado da Lousã. O programa prossegue, às 22 horas, na Casa de Convívio de Cabreira, com Sílvio Girão, Fado e Guitarra Portuguesa. Termina com um concerto de música jazz pelos Dixie Boys, a partir das 23h00, na Praia Fluvial da Peneda.
Amanhã o programa abre, às 10h00, com a inauguração da exposição interactiva “Viva@Matemática” da ESEIG - Escola E. B. 2 e 3 de Góis. A partir das 10h30 os visitantes podem apreciar, no Parque do Cerejal, os artistas a trabalhar ao vivo. Às 17h00 é inaugurado, na freguesia de Alvares, o monumento em homenagem ao “Resineiro”, e a partir das 19h00, na Associação Educativa e Recreativa de Góis, decorre a encenação teatral “A Matemática e a Arte”, pelos alunos PMATE (E.B. 2,3 de Góis). A noite é dedicada à música. A Igreja Matriz de Góis acolhe, às 21h30, o concerto pelo Coral Ensaio do Millenium BCP, enquanto que o Centro Paroquial Padre Anselmo, no Colmeal, recebe, às 22h00, o Quarteto de “Claricool”. O programa de amanhã encerra com o Concerto pela Orquestra Típica Albicastrense, a partir das 22h30, na Praia Fluvial da Peneda.
No domingo o programa abre às 10h00, com a arte ao vivo, no Parque do Cerejal. Às 18h00, decorre na Igreja de Cortes o concerto pelo Coral Calçada Romana e na Casa do Povo de Vila Nova do Ceira pode assistir-se à peça de teatro “Viúva, porém honesta” pelo “Fantástico” - Grupo de Teatro da Santa Casa da Misericórdia de Vagos.
A Ópera Cómica “As Damas Trocadas” marca o encerramento do GóisArte’08. Esta ópera, em português, está marcada para as 22h30, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira (Largo do Pombal).
Quem não teve oportunidade de participar neste vasto programa pode ainda visitar o GóisArte até ao dia 20, no Parque do Cerejal. Algumas das obras aí presentes viajarão em Agosto para Oroso, onde vão integrar o OrosoArte.
in O Despertar, de 11/07/2008

Etiquetas: