segunda-feira, 28 de julho de 2008

“Góis FINICIA” apoia micro e pequenas empresas no concelho

O Município de Góis, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Centro, CRL, a GARVAL – Sociedade de Garantia Mútua, S.A., a ACIC – Associação Comercial e Industrial de Coimbra e o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, I.P., assinaram na passada quinta-feira um Protocolo Financeiro e de Cooperação “Góis FINICIA” – Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no concelho de Góis. O objectivo deste protocolo, que tem um valor inicial de 100 mil euros, é “estimular e orientar investimentos a realizar por micro e pequenas empresas no concelho de Góis para a melhoria dos produtos e/ou serviços prestados, para a modernização das empresas, ou para as modificações decorrentes de imposições legais e regulamentares”, lê-se no referido documento.
Para já, o presente protocolo vai vigorar pelo prazo de um ano, a partir da data da sua assinatura, cabendo à Câmara Municipal de Góis contribuir com 20 mil euros e ao Banco com 80 mil euros, podendo em anos seguintes este valor ser aumentado, em função dos objectivos e resultados obtidos, sendo que o município pode em qualquer momento reforçar o valor da sua parcela na constituição do fundo que tem um limite máximo de 500 mil euros. Trata-se de “uma mais valia para o nosso concelho e para os empresários de micro e pequenas empresas”, alegou o presidente da Câmara Municipal de Góis, agradecendo “às entidades que se envolveram neste protocolo”.
Segundo José Girão Vitorino, este documento vai permitir que os empresários “usufruam de verbas para a constituição das próprias empresas”, embora “neste momento a verba não seja muito elevada”. “É um arranque, era bom sinal que daqui a quinze dias desaparecesse”, afirmou, advogando que era uma prova de que “as pessoas de Góis queriam investir”. Nesta ocasião, o autarca recordou que existe no concelho de Góis “um pólo industrial pronto a ser ocupado, onde as empresas podem instalar-se e fazer contratos com a autarquia para esse efeito”.
O presidente da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Centro garantiu a disponibilidade do Banco para apoiar iniciativas deste género, defendendo que enquanto instituição bancária possuem “características diferentes”, uma vez que “somos um banco de cariz regional, mais rural”. “Estamos junto das pessoas e temos poder de decisão, até determinados valores, para apoiarmos projectos que consideramos importantes para a nossa região”, explicou Francisco Baptista, contando que após o convite da Câmara decidiram dar “uma pequena participação” que “poderá ser reforçada”.
Em representação da ACIC, Belarmino Azevedo considerou que esta é uma iniciativa que “vem ao encontro das necessidades deste concelho”, até porque “grande parte das empresas do país são micro empresas e sabemos o quão difícil é para elas sobreviverem”. Em suma, este procolo representa “uma ferramenta que vem ajudar que este concelho e outros do distrito se possam desenvolver”, frisou, referindo que a Associação à qual pertence visa “ajudar as empresas e encaminhar os processos, quer na área da formação, quer em apoios”. “Esperamos que as empresas deste concelho retirem frutos deste incentivo”, apelou Belarmino Azevedo, fazendo votos ainda para que esta verba “seja rapidamente consumida”.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: