sábado, 26 de julho de 2008

Câmara de Góis põe jovens em movimento

A CÂMARA Municipal de Góis e a ADIBER, entidades promotora e gestora, respectivamente, da Projecto "Escolhas de Futura" promovem a ocupação das tempos livres das crianças/jovens do concelho. A iniciativa "Férias em Movimento" arrancou na passado dia 30 de Junho e vai prolongar-se até ao dia 12 de Setembro.
Os jovens podem participar na Oficina Cívica (ande são abordados temas relacionados com a ambiente, cidadania, educação, entre outros), Cid@net, actividades desportivas e radicais, sessões de mini-cinema, visitas sócio-educativas às freguesias do concelho de Góis e ao resto da país, praia fluvial, passeios pedestres, lanparty, acampamentos, oficina plástica, oficina dramática, Clube de Teatro, Clube de Inglês, jogos lúdicos, entre outros.
Desde a inicia da programa foi realizada um passeio pedestre de Góis até Vila Nova do Ceira, passando pelas aldeias de Alagoa e Nogueiro. Foi um passeio que permitiu desfrutar da natureza. Após a chegada a Vila Nova da Ceira, as jovens passaram a resta da manhã e da tarde na praia das Canaveias, a tomar banha nas águas límpidas do rio Ceira.
O projecto "Escolhas de Futura" no passado dia 10 de Julho. levou 31 crianças/jovens ao. Museu da Brinquedo e ao CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela). Esta visita possibilitou a conhecimento e ainda a possibilidade de brincarem com diversas brinquedos antigos (andas, carrinhos de rolamento, cordas, entre outros), actividades de educação e divulgação ambiental, promoção turística e actividades que possibilitaram descobrir a Serra da Estrela. Foi ainda possível visitar no CISE uma exposição sobre insectos e visualizar um filme virtual da Serra da Estrela que nas mostrava os principais pontos turísticos desta zona.
Ainda na âmbito destas actividades "Férias em Movimento" fai possível efectuar uma landparty realizado no futuro "Espaço Jovem" na Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, bem como a realização de jogos tradicionais cedidos pela Junta de Freguesia de Góis.
Na passado dia 15 de Julho., os jovens inscritos nas actividades do projecto visitaram o Parque Eólico, a Freguesia da Colmeal e a aldeia da Cabreira. Nesta viagem os jovens desfrutaram das praias fluviais do Colmeal e da Cabreira. Do programa de actividades destaca-se para hoje uma visita à Freguesia de Alvares.
in Diário As Beiras, de 26/07/2008

Etiquetas: , ,