sábado, 21 de junho de 2008

Recordar


Numa nota discreta da primeira página, lia-se no número 7 de “O Colmeal” que o Rev.º Padre André de Almeida Freire encontrava-se doente na Casa de Saúde (Coimbra). Neste dia 15 de Agosto de 1960, em destaque na mesma página, louva-se a elevada classificação na formatura em medicina do Exmo. Sr. Dr. António Martinho, casado a Sr.ª. Dª Maria Helena Martinho (Colmeal).
Santa Maria é o Santo deste mês e não pode deixar de ser a mais santas de todas as criaturas, Maria, Mãe de Jesus… foi sempre verdade unanimemente acreditada por todos que Nossa Senhora, após a Sua vida na terra, foi levada para o Paraíso. A arte cristã teve sempre uma especial predilecção…dedicaram-se igrejas e catedrais, santuários e ermidas, é figurada em tapetes e marfins, reproduziu-se em pórticos, capitéis, vitrais; os mais comoventes representam o transporte da Virgem ao céu acompanhada por multidões de anjos…Entrada no céu, Nossa Senhora foi coroada de Rainha e Advogada dos homens…
Continuando a falar nos nomes da nossa terra, “O Colmeal” de Agosto diz:
“…Loural - vem louro ou loureiro.
Soito – ou souto vem de “aglomerado de castanheiros” que em tempos idos eram abundantes.
Foz da Cova – a palavra foz deriva de fauce que significa goela. Assim como a comida passa da boca para o estômago através das goelas, a água passa do rio para o m ar através da foz. Assim Foz da Cova é o sítio onde tem que passar água que cai num outro sítio chamado Cova.
Penedo – não sei se ainda habita aqui alguém mas habitou. Chama-se assim porque deve haver ou ter havido alguma fraga ou pedra invulgar.
Malhada – Malhada pode significar mata de carvalhos ou o sítio onde os pastores guardavam os rebanhos e se abrigavam.
Quinta de Belide – propriedade e casal situado ao fundo da barroca de Belide.
Carrimá – terá sido a alcunha do seu primeiro habitante ou este nome terá a ver com carreiro mau que servia esta povoação…”
“Marco do Correio” dá as seguintes notícias:
Colmeal: A Câmara Municipal de Góis nomeou cantoneiro da estrada Rolão-Colmeal, o Sr. Manuel de Almeida Neves.
Àdela: Realizou-se no dia 10 a festa em honra de S. Lourenço…foi mordomo o Sr. Armando Neves da Costa…
Malhada: …festa em honra de S. José e Nª. Sr.ª de Fátima… no dia 11…foi mordomo o Sr. Eduardo de Almeida Nunes
Neste número, “O Colmeal” congratula-se pelos pedidos de assinaturas e dá a conhecer mais alguns nomes. Também dá conta que o peditório para a aquisição do sino já conta com 1.615$00.
No dia 15 de Setembro de 1969, saia o 8º número de “O Colmeal”. Na primeira página surge uma fotografia da procissão levada efeito durante a festa. Com uma notícia de duas páginas, refere-se a mais de 120 pessoas reunidas na festa do Colmeal onde a Filarmónica Avoense esteve presente. 27 Crianças fizeram a Comunhão Solene e não se renderam ao sol ardente durante o percurso da procissão. Este ano, reunindo as ofertas em dinheiro e géneros, a igreja arrecadou 2.500$00 e o S. da Amargura 4.000$00 que servirão para um melhoramento na capela a realizar brevemente.
Mais uma vez, penso que este assunto está na ordem do dia…
Numa página (3) deste número de “O Colmeal” há um quadro que ao lê-lo é impossível esconder um sorriso pelas boas maneiras que se recomendam, escritas numa letra minúscula e que diz o seguinte:
“Parece mal!...
- Repreender os criados ou os filhos crescidos diante de pessoas estranhas - Beber com a boca cheia - Fumar durante as refeições - Fazer gestos com o talher na mão ou fazer barulho com ele batendo nos pratos ou copos - Molhar o pão no molho - Partir o pão aos bocadinhos com a faca - Inclinar o prato para apanhar o resto da sopa com a colher ou pior ainda; levar o prato à boca - Apoiar os cotovelos em cima da mesa - Interromper as conversas - Usar o copo antes de limpar os lábios - Soprar a comida quente - Comer ou beber demais…
Neste mês, “O Colmeal” fala-nos do Arcanjo São Miguel. Tratando-se de uma criatura angélica, o anjo, ou melhor dizendo, o arcanjo (chefe dos anjos) São Miguel é um mensageiro de Deus… nas imagens pintadas ou esculpidas, os anjos aparecem representados como se fossem rapazinhos novos de longas vestes e brancas asas, isto porque é a única forma humana de os representar. A diferença entre o homem e o anjo é que o homem é espírito e corpo e o anjo é apenas espírito, por isso mais semelhante a Deus. São Miguel, o arcanjo, é o chefe dos anjos. Seu nome vem de Mi-ca-El, que quer dizer: “quem como Deus”.
No mesmo número pode ler-se: “…Á União Progressiva da freguesia do Colmeal, foi concedida pelo Sr. Ministro das Obras Públicas a comparticipação de 190.200$00 para os trabalhos de construção do caminho municipal de Rolão (EN112) e ramal para a povoação do Soito (entre Roçaio e Colmeal) …“ “…a Cabreira… viveu no passado dia 27 de Agosto um dos dias mais felizes… pelo acto inaugural do primeiro troço de estrada (Góis – Cabreira). Assistiu o Sr. Governador Civil, Sr. Presidente da Câmara de Góis e outras individualidades de relevo…pela Comissão de Melhoramentos da Cabreira foi oferecido um almoço a que presidiu o Sr. Eng.º Horácio de Moura e durante o qual se trocaram amistosos brindes e votos…insistindo… para que continuassem…o prosseguimento da mesma estrada…até ao seu fim, ligar a sede de concelho a outras povoações isoladas…nomeadamente as sedes de freguesia do Cadafaz e Colmeal…”
Nesta edição de Agosto e devido ao espaço ocupado pela notícia da festa do Colmeal, o boletim reparte a sua secção “Marco do Correio” por 3 páginas repletas de muitas novidades e que passo a referir algumas:
Colmeal: …15 de Agosto na Capela do Senhor da Amargura… casamento do Sr. Mário Mendes Domingos com a menina Arminda da Conceição silva… no mesmo dia recebeu o Baptismo o menino Mário de Jesus Martins… No dia 28 foi baptizado o menino José Joaquim Moita… No dia 27 deflagrou um violento incêndio na “Boiça do Vinagre” que causou enormes prejuízos em pinhais e olivais numa extensão pertencente ao Colmeal, Carvalhal e Aldeia Velha.
Malhada: …no dia 11 de Agosto foi baptizado os meninos Manuel das Neves de Almeida e Rosa Maria Ramos da Cunha…
Soito: …18 de Agosto casou-se o Sr. José Henriques dos Santos (Cepos) com a menina Anunciação dos Santos… 2 de Agosto foi baptizado Sérgio Manuel Anunciação Duarte e a 28 de Agosto foi baptizada a menina Margarida de Jesus.
Sobral: Foi baptizado no dia 17 o menino Fernando de Almeida
Açor: No dia 20 realizou-se a festa anual em honra de Nossa Senhora da Saúde…foi mordomo o Sr. Francisco Gonçalves. Foi baptizada a menina Silvina Martins dos Santos.
Aldeia Velha: Realizou-se como costume no dia 22 a festa em honra de Nossa Senhora do Livramento…foram mordomos os Srs. Manuel Domingos de Almeida, José Francisco e Armando Moreira (Loural).
Àdela: ...tivemos conhecimento de algumas sugestões através do Sr. José Fontes, em especial a reparação da rua principal deste lugar…
Lisboa: Com óptimas classificações completou o 5º ano no Liceu Gil Vicente, o Sr. António Domingos dos Santos…obteve também o 1º prémio da Livraria Bertrand no 2º Ano de escola francesa.
Na última página deste número dá-se conta do valor dos donativos para a compra de um novo sino que é de 3.261$00 e surge uma história engraçada no espaço “Sempre Alegres” que diz assim:
“…- Na minha terra há um rio onde se pescam seis peixes de cada vez que se atira o anzol.
- Isso não é nada. Conheço um lago na minha terra onde é preciso enxotar os peixes para o anzol poder entrar na água!...”
Colmealenses, por agora é tudo, até breve.
Henrique Miguel Mendes
http://o_colmeal.blogs.sapo.pt
in O Varzeense, de 15/06/2008

Etiquetas: