sexta-feira, 20 de junho de 2008

Crianças de Góis marcharam contra o encerramento da Casa de Assistência

O Agrupamento de Escolas do concelho de Góis e o Ensino Pré-escolar Público e Privado comemoraram o Dia Mundial da Criança com uma marcha de protesto em defesa dos direitos da criança, que simultaneamente apelou para o não encerramento da Casa de Acolhimento de Góis. A marcha que englobou as crianças de todas as escolas do concelho, saiu da escola 2,3 de Góis, com destino à Câmara Municipal.
Os alunos vestiam t-shirts oferecidas pela autarquia, onde tinham previamente desenhado cada um dos direitos da criança.
À chegada à Câmara Municipal, foi solicitada a presença do seu presidente, José Girão, para que, em nome de todas as crianças do concelho lhe fosse entregue uma carta.
Segundo informação do presidente do Agrupamento de Escolas de Góis, Prof. José Albuquerque e comprovado pela posterior leitura do conteúdo da carta, esta destinava-se a agradecer tudo quanto o presidente da Câmara tem feito pelas crianças do concelho de Góis e solicitava-lhe para que continuasse a empenhar-se, no sentido de reunir todos os meios para conseguir manter a Casa de Acolhimento aberta, em Góis, de forma a dar resposta não só às situações actuais mas também às que possam surgir no futuro.
Recorde-se que a casa abriu as suas portas há mais de quatro anos e que é sustentada na totalidade pela Câmara Municipal de Góis, conforme referiu o seu presidente José Girão, que confessou ser unicamente apoiada pelo Centro Social Rocha Barros e pelo Lar de Estudantes. O presidente da Câmara Municipal de Góis lamentou ainda que, "não consegue compreender o motivo porque nunca obteve resposta da parte do Governo, nem da Segurança Social".
A marcha reivindicativa regressou à escola e as cerimónias do "Dia da Criança" culminaram com um almoço/convívio, servido no recinto da Escola Básica 2,3 de Góis.
in O Varzeense, de 15/06/2008

Etiquetas: ,