quinta-feira, 26 de junho de 2008

É bom não esquecer

Apesar das muitas, grandes e significativas obras, que nestes últimos onze anos se têm feito na vila de Alvares, as más línguas, línguas venenosas, daqueles que nada fazem e nunca fizeram pelos outros e pela sua terra natal, continuam a afirmar que nesta terra natal nada se faz, nada se tem feito. Que injustiça e que falsidade!
Hoje vamos apenas lembrar aos mais descuidados ou de memória curta, algumas obras que a Comissão de Melhoramentos, nestes últimos onze anos, ou foram realizadas por sua iniciativa:
Compra de uma pequena casa no Largo do Sinhel, que depois de remodelada serviu de casa de arrumos, no rés-de-chão e por cima um palco com cobertura para as festas<, foi por seu intermédio que a D. Beatriz e o sr. Eng. Padrão ofereceram o terreno onde hoje está construído o magnífico Lar S. Mateus; pediu aos doze herdeiros a casa, que depois de remodelada, se tornou o museu "Casa do Ferreiro"; celebrou com a Junta de Freguesia um protocolo de cedência da sua sede e é agora a sede da Comissão; teve intervenção directa na compra do "Quintal das Baetas", em 1997 e contribuiu com a importância de 300 contos. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia estão a construir nesse local uma praia fluvial; as Bodas de Ouro da Comissão foram celebradas com muita dignidade e com muito brilho, nos dias 11 e 12 de Maio de 1997, tendo sido erigido e inaugurado nesse dia, um busto ao primeiro presidente, sr. Aires Barata Dinis. A Comissão interferiu indirectamente e ajudou com umas centenas de contos na compra do terreno onde se realiza a feira mensal e as celebrações festivas; ofereceu ao Lar S. Mateus todos os pratos, colheres, garfos, chávenas almoçadeiras e copos no valor de 287 contos; ajudou a Fábrica da Igreja a criar o Museu de Arte Sacra, na recolha de imagens dos Santos, livros e objectos litúrgicos e no arranjo do espaço museológico; realizou com muito brilho, na sede de Freguesia, a primeira jornada cultural, onde estiveram representadas algumas das dezoito comissões existentes na freguesia de Alvares; ajudou a reconstrução e o alinhamento da igreja matriz; ajudou a Junta de Freguesia a criar aquele belo espaço, junto à capela de S. Sebastião, onde agora está o Pelourinho. A Comissão sob a orientação do seu presidente, o sr. Telmo Fonseca organizou a festa de homenagem ao seu pároco, nas comemorações das suas Bodas de Ouro Sacerdotais e Bodas de Prata, como pároco da freguesia de Alvares. Foi uma festa muito linda, tendo presidido à Eucaristia o sr. Bispo, D. Albino Cleto. Então, nestes 11 anos não se fez nada? A Comissão esteve morta? Parece impossível haver tanto desinteresse por parte de alguns alvarenses e sobretudo tanta ingratidão!...
P.e Ramiro
in Jornal de Arganil, de 26/06/2008

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E o reverendo não comeu nunhum bolinho na festa? Consta que também tem feito muito pelo seu bem-estar pessoal...

27 junho, 2008 09:35  
Anonymous Anónimo said...

Já começamos a ficar habituados à sistemática necessidade de defesa perante as ''línguas venenosas''.À condenação dos que criticam e ao exibicionismo das obras realizadas pelo próprio ou por alguém do seu séquito, sabe Deus à custa de quê.
Afinal, se é tudo assim tão evidente e pacífico, porque é que é necessário um artigo para relembrar?
Enfim...expedientes para ''tapar o Sol com a peneira''...

27 junho, 2008 13:08  
Anonymous Anónimo said...

Os alvarenses não necessitam que os lembrem das obras "sociais" com a cobertura divina...
Na terra cá se fazem e cá se pagam!!!!

27 junho, 2008 13:52  
Anonymous Anónimo said...

A Junta de Freguesia a construir a praia fluvial? Com que dinheiro? Santa ignorância!!! Será que as outras obras e iniciativas descritas são tão verdadeiras como esta? O senhor Telmo é uma pessoa muita ''dinâmica''... e é por causa das suas brilhantes iniciativas que deixou de se fazer a festa anual em Alvares... Tenham dó!!!

27 junho, 2008 16:18  
Anonymous Anónimo said...

sr. padre dedique-se a Deus e deixe as ovelhas em paz... aproveite as esmolas e... não as guarde...dê a quem precisa!

27 junho, 2008 16:27  
Anonymous Anónimo said...

E mais!!! E fizeram-se muitos almoços e jantares com muitos discursos à mistura. Foi uma grande trabalheira fazer aqueles discursos todos. Só as pestanas que se queimaram nessas noites em claro pesquisando por assuntos alfarrábicos para "botar" discurso que se visse!!!
E estes ingratos destes aldeões incultos que não sabem dar valor a tal trabalho!...
Só perguntam por obras e mais obras. Que as façam eles e que os leve o demo. Ingratos, pois então.

29 junho, 2008 11:16  
Anonymous Anónimo said...

Uma casa que foi vendida por 13 mil contos � Junta de Freguesia e a vendedora da casa � a M�e do Presidente da Junta? E esta???? Vamo-nos rir!!!

01 julho, 2008 00:20  

Enviar um comentário

<< Home