segunda-feira, 19 de maio de 2008

Medalha Cultural atribuida a H. Mourato

No passado dia 3 de Maio de 2008, foi atri­buído ao mestre H. Mourato a Medalha de Sócio Hono­rário da Ordem Nacional de Escritores Luso-Brasileiros, a sede da Ordem é em S. Paulo, no Brasil, numa cerimónia bastante íntima, rodeado de alguns amigos e a família mais próxima, a medalha, foi atribuída ao artista plástico, pelo Presidente da Ordem o Dr. José Verdasca (Formado e pós-graduando em admi­nistração de empresas pela Universidade Mackenzie, é jornalista, escritor, e his­toriador, com vários livros publicados, é ainda membro do Parlamento Mundial Para Segurança e Paz.)

A atribuição desta me­dalha deve-se entre outros motivos, aos serviços prestados por H. Mourato à arte e à cultura, o mestre tem uma vasta obra não só como pintor mas tam­bém como autor de capas de livros, pois ao longo deste 40 anos de carreira artística ilustrou mais de 200 capas e livros. Foi e é ilustrador e Colaborador de muitos vários jornais e revistas nacionais e estrangeiros e ainda de jornais on-line e blogs.
Sendo um artista que sabe dar as suas obras um profundíssimo sentido de humanidade, possuidor de um estilo sóbrio, seguro e bastante despretensioso. Autor de Esculturas, gravuras e outras obras que já hoje são consagradas pela crítica, fazendo ele um dos artistas dos quais a sociedade necessita.
De facto a sociedade tem necessidade de ar­tistas, da mesma forma que precisa de cientistas, técnicos, trabalhadores, especialistas, professo­res, pais e mães, que garantam o crescimento da pessoa e o progresso da dita sociedade.
Através daquela forma sublime de arte que é a «arte de educar». No vasto panorama cultural de cada nação, os artistas têm o seu lugar específico. Precisamente enquanto obede­cem ao seu génio artístico na realização de obras verdadeiramente válidas e belas, não só enriquecem o património cultural da nação e da humanidade inteira, mas prestam também um serviço social quali­ficado ao bem comum. Como é claro o caso de H. Mourato que já conta com mais de quarenta anos de carreira artística.
Assim esta medalha vem fazer votos para que H. Mourato continue por muitos anos a «enrique­cer com as suas obras verdadeiramente válidas e belas o património cultural da nação e da humanidade inteira.
in O Varzeense, de 15/5/2008

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns!
Aqui está, mais um exemplo da importancia deste grande Homem, esquecido pela sua propria terra.
Um abraço

Zé Luís

26 maio, 2008 10:28  

Enviar um comentário

<< Home