sexta-feira, 16 de maio de 2008

Posto Médico no Colmeal

Todos os Colmealenses sentem a falta de um Posto Médico na sua sede de freguesia.
O primitivo, instalado e mobilado há décadas atrás pela União Progressiva da Freguesia do Colmeal, ao Canto, foi mais tarde transferido para a Casa da Residência, agora desabitada. E ali foi funcionando até um dia...
Admitiu-se que no edifício sede da Junta de Freguesia pudesse vir a funcionar o novo Posto Médico. Para esse fim e ao que julgamos saber, chegou algum mobiliário, mas as alterações entretanto sofridas a nível de política da saúde, parecem ditar a sua não abertura.
A vinda de um médico ao Colmeal foi rareando até desaparecer por completo. Apenas um enfermeiro se desloca com alguma regularidade para acorrer a situações de serviço domiciliário, de tratamentos em doentes com pouca mobilidade ou acamados.


Quando nos aproximávamos do Colmeal, depois de atravessarmos a Ponte sobre o Ceira, dávamos com uma placa indicativa da existência e da direcção a tomar para um Posto Médico. Que não existia. Mas isso todos nós sabíamos. Porque somos de lá ou porque lá residimos.
O problema colocava-se para quem não conhecia a região e que numa situação de emergência ao perder minutos preciosos estes se poderiam tornar fatais. Não se poderá encontrar o que não existe.
Já em tempos alguém, na imprensa regional, se havia referido a esta situação.


Verificamos que foram tomadas em conta as preocupações que se vinham a manifestar quanto a esta placa, que finalmente foi removida.
Desejamos muito sinceramente que ela seja de novo colocada e o mais depressa possível, pois será sinal de que o Posto Médico, no Colmeal, voltará a funcionar para bem da sua população maioritariamente envelhecida.
Pela Direcção da UPFC - A. Domingos Santos
in Jornal de Arganil, de 15/05/2008

Etiquetas: ,