sábado, 29 de março de 2008

Lousitânea inaugura projecto ambiental a 2 de Abril - “Maternidade de árvores” para defender a floresta

Situada em Aigra Nova, Góis, a Maternidade de Árvores será um viveiro de espécies autóctones e, ao mesmo tempo, a base de um projecto de educação ambiental.

A Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã inaugura a 2 de Abril a Maternidade de Árvores, um espaço de educação e sensibilização ambiental. Situada em Aigra Nova, uma das quatro aldeias do xisto de Góis, a "maternidade" pretende ser uma espécie de viveiro de árvores autóctones – castanheiros, carvalhos, azereiros, entre outras –, que serão utilizadas em campanhas de sensibilização ambiental e reflorestação. Ao mesmo tempo, porque é aberta a visitas, será também a base de um projecto de educação ambiental, com vista a sensibilizar para a necessidade de preservação da floresta e de defesa de um desenvolvimento sustentável, realça Sandra Marques, coordenadora da Lousitânea.
Por um lado, pretende alertar para "os perigos das espécies invasoras e afirmar que os cidadãos devem ser activos para melhorar a política florestal". Por outro, "passar a mensagem do conceito de desenvolvimento sustentável", de que eram exemplo, embora em termos simples, as antigas aldeias, afirma a responsável.
A Maternidade de Árvores terá espécies arbóreas e arbustivas autóctones, que outrora ocupavam toda a Serra da Lousã. A sua estrutura será idêntica a uma maternidade, dividida em vários espaços, para que "quem a visite compreenda a importância da afectividade para com o ambiente", sublinha Sandra Marques. Entre outros espaços, terá uma área de inseminação, incubadora, berçário, creche e infantário, pelos quais as árvores irão passar consoante o seu crescimento.
Outra área temática da "maternidade" será o canteiro das ervas aromáticas e medicinais e os jardins autóctones (um exemplo para as habitações particulares e jardins públicos) e o espaço das Árvores Magníficas.
Na maternidade estarão disponíveis programas de educação ambiental para grupos formais e informais, de jovens, escolas e adultos que a visitem, sobre diversas temáticas. Conhecimento das espécies, construção de ninhos e comedouros para aves, percursos pedestres temáticos, campanhas de erradicação de espécies invasoras e plantação de árvores são algumas dessas áreas temáticas, que pretendem atrair os visitantes.
Associado à "maternidade" será construído no futuro um Centro de Educação Ambiental, com exposições sobre a fauna, flora e geologia da Serra da Lousã. Na parte expositiva será dado principais destaque ao veado e às espécies raras ou ameaçadas de extinção, como a cegonha preta, falcão peregrino, salamandra lusitânica e a lontra, entre outras.
A Maternidade de Árvores terá como principais financiadores empresas privadas, que queiram ser mecenas, contribuindo para o Fundo de Conservação da Natureza da Serra da Lousã, mas também crianças, adultos ou famílias, que poderão apadrinhar as sementeiras.
Associação sem fins lucrativos, a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã tem como áreas de actuação a conservação da natureza e a valorização da cultura e património serranos, das suas tradições e lendas. A sua actividade insere-se num projecto mais vasto, denominado "Tradições do Xisto", que pretende desenvolver no terreno um programa de animação das quatro aldeias do xisto de Góis – Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena –, promovendo o turismo, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

Terrenos oferecidos por particulares

Envolvido na preparação da Maternidade de Árvores está um grupo de 12 jovens da região de Lisboa, com idades entre os 13 e os 17 anos, que, de forma voluntária, têm estado a realizar, entre outras tarefas, a sementeira e plantação de árvores e a abrir caminhos. "Os terrenos onde está a ser criada a maternidade, em Aigra Nova, "foram cedidos gratuitamente por privados, pessoas que são descendentes dos antigos habitantes das aldeias, que agora estão quase desertas", explica Sandra Marques. E "enquanto no interior de Portugal estão a encerrar maternidades, em Góis vamos abrir uma que vai ter milhares de rebentos", conclui.
Associação vocacionada para a defesa da Serra da Lousã, a Lousitânia abrange diversos concelhos, mas, até agora, dos vários municípios, "apenas tem sido apoiada pela Câmara de Góis", afirma Sandra Marques. A responsável realça ainda o importante apoio prestado pela Associação de Melhoramentos das Aigras, Comareira e Cerejeira.
in Diário As Beiras, de 28/03/2008

Etiquetas: