quarta-feira, 26 de março de 2008

Inauguração da maternidade de árvores

2 de ABRIL de 2008 – AIGRA NOVA – GÓIS

TEMA: ENQUANTO NO INTERIOR DE PORTUGAL ESTÃO A ENCERRAR MATERNIDADES,
EM GÓIS VAMOS ABRIR UMA QUE VAI TER MILHARES DE REBENTOS…

A Maternidade de Árvores será um espaço de educação e sensibilização ambiental do espaço Rede Natura 2000 – Serra da Lousã.

Situada numa das 4 aldeias do Xisto de Góis – Aigra Nova será um espaço potenciador deste território, agregando informação ambiental de um espaço muito mais vasto.

Terá espécies arbóreas e arbustivas autóctones, que outrora ocupavam todo o coberto vegetal da Serra da Lousã e a sua estrutura será idêntica a uma Maternidade para que quem a visite compreenda a importância da afectividade para com o ambiente.

Estão disponíveis programas de educação ambiental para grupos formais e informais, de jovens, escolas e adultos, que terão diversas temáticas:

- conhecimento das espécies;

- construção de ninhos e comedouros para aves;

- ateliers de meteorologia

- atelier da água

- percursos pedestres temáticos

- campanhas de erradicação de invasoras

- plantação de árvores

- atelier dos resíduos

- Natureza Viva – para conhecer a fauna e a flora da região com acções práticas

- aniversários na maternidade

- como construir adubo a partir dos restos da cozinha e da horta

E outras acções de educação e sensibilização ambiental.
Outra área temática da Maternidade será o espaço das Arvores Magnificas, o canteiro das ervas aromáticas e medicinais e os jardins autóctones (que queremos se sirvam de exemplo para as habitações particulares e jardins públicos da região).

Associada à Maternidade será construído no futuro um Centro de Educação Ambiental com exposições sobre a fauna, flora e geologia da Serra da Lousã e um pequeno auditório. Na parte expositiva serão dados principais destaques ao Veado, aos fósseis marinhos e ás espécies raras e/ou ameaçadas de extinção como a Cegonha Preta, Falcão Peregrino, Salamandra Lusitânica, Lontra e truta Fario Fario, entre outras.

A Maternidade terá como principais financiadores:

- empresas privativas que queiram ser mecenas para o aumento da biodiversidade contribuindo em termos financeiros e materiais para o Fundo de Conservação da Natureza da Serra da Lousã

- individualmente, por crianças, adultos e/ou famílias, poderão apadrinhas

Este projecto é gerido pela Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã que tem como áreas de actuação a conservação da natureza e a valorização da cultura e património serranos. A sua missão é revitalizar a Serra da Lousã, valorizando tradições e lendas, preservar os valores naturais, animar a história secular, promover o turismo e melhorar a qualidade de vida na região.

Programa:

10h – chegada de alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Góis

Cada aluno e participante na inauguração irá apadrinhar uma sementeira de árvores

10h30 – Cada aluno e participante escreve sua mensagem no pano que lhes for entregue

Os representantes das entidades oficiais com ajuda dos alunos irá plantar uma árvore magnifica e dar um nome. Posteriormente irá ser colocada uma placa de lousa com o nome, espécie, data e participantes na plantação

11h30 – Colocação das bandeiras com mensagens no mastro

12h – Encerramento.

Apoios:

- Câmara Municipal de Góis.



CONTACTOS PARA MAIS INFORMAÇÃO:

Lousitânea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã
Tel/fax: 235778644
Telm: 966423677
lousitanea@sapo.pt

Etiquetas: ,