Campo de Trabalho
“DAR VIDA À MATERNIDADE DE ÁRVORES”
24-28 MARÇO 2008
Campo de trabalho de voluntariado na Serra da Lousã na 2ª semana das férias da Páscoa de 2008.
Temática: colaborar na implementação de uma maternidade de árvores onde a Lousitânea faz a reprodução de espécies arbóreas e arbustivas autóctones da Serra da Lousã, espécies que outrora ocupavam todo o coberto vegetal deste maciço da cordilheira central, mas que hoje em dia estão circunscritos a poucos redutos em locais de difícil acesso. A Maternidade pretende reproduzir estas espécies (azereiro, azevinho, várias espécies de carvalho, castanheiro, folhado, medronheiro, plátano bastardo, sobreiro, teixo, ulmeiro, entre outras) e devolvê-las ao seu ambiente natural.
Vão ainda contribuir para a criação de um percurso pedestre, construir ninhos para aves e um herbáreo de espécies autóctones, reproduzir árvores com recurso a estacas e sementes, ajudar a comunidade local em trabalhos agrícolas tradicionais.
A envolvência das Aldeias de Aigra Nova e Comareira é a da Rede de Aldeias do Xisto e a própria Serra da Lousã e o espaço natural caracterizado pela Rede Natura 2000 da Serra da Lousã.
É um espaço natural deslumbrante, com aldeias com população serrana, hospitaleira e com fortes tradições culturais, com as quais os participantes terão oportunidade de interagir.
Duas tardes durante o programa os participantes terão oportunidade de fazer actividades de desporto aventura na vila de Góis.
Com a organização da Lousitânea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã e com a parceria da C.M.Góis e da empresa de desporto aventura Trans Serrano, o campo de voluntariado tem as seguintes características:
Duração: 5 dias
Nº participantes mínimo: 8 paxs
Nº participantes máximo: 14 paxs
Idade dos participantes: 12-17 anos
Local: Aigra Nova (local de trabalho), Comareira (Alojamento) – concelho de Góis, distrito de Coimbra
Encontro: Casa de Campo da Comareira, dia 23 às 21h ou no dia 24 às 8h – concelho de Góis. Termina às 9h do dia 28.
Alojamento: o alojamento é feito em beliches na Casa de Campo da Comareira que é gerida pela Lousitânea, com 3 casas de banho, 3 quartos diferentes, cozinha e sala. Tem aquecimento central. Participantes devem trazer sacos de cama e toalhas de banho, para além da roupa e restante material individual.
Preço: 70€ pelos 5 dias. Inclui 1 monitor de permanência 24h, pequeno-almoço, almoço e jantar, alojamento, seguro, acompanhamento durante todo o programa, certificado de voluntariado e no final uma enorme sensação de ter contribuído para um mundo melhor, agindo localmente.
Como chegar a Comareira?
Vindo de Sul (Lisboa): A1 para Coimbra. Sair em Coimbra Sul / Taveiro. Aí apanhar a IC2 até Coimbra. Depois de passar o rio Mondego, virar à direita para o centro de Coimbra e seguir as placas que indicam N17 ou Estrada da Beira. Depois de atravessar Coimbra encontra a N17. Passam a ponte da Portela à saída de Coimbra e seguem em direcção a V.N. Poiares. Andam uns 25 km sempre na N17 em frente e no entroncamento de Poiares, encontram 2 rotundas. Viram na 2ª rotunda à direita em direcção a Góis. Depois são uns 15 km até Góis seguindo a estrada N2 sempre em frente. Em Góis seguir as indicações para a Lousã. 4km mais à frente, na rotunda, virar à direita continuando na direcção da Lousã. Poucos kms mais à frente, a seguir a Ponte de Sótão, viram à esquerda seguindo as indicações Comareira, Aigra Nova, Aigra Velha. Para a Aigra Nova basta seguir sempre na estrada principal, até esta terminar na aldeia.
Vindo de Norte (Porto): Na A1 apanhar a IP3 em direcção a Viseu. Na 2ª saída de Penacova, onde indica V.N. Poiares e Penacova, sair e na 1ª rotunda virar à direita. A seguir na 2ª rotunda virar à esquerda e seguir sempre em frente em direcção a V.N. Poiares. Mais a baixo chega a uma ponte, passam e logo a seguir virar à direita em direcção a V.N. Poiares. Depois seguir sempre em frente pela N2 até chegar à 1ª rotunda de V.N. Poiares. Seguir em frente, sair da vila e na rotunda seguinte seguir em frente (tem placa a indicar Góis). Depois são uns 15 km até Góis seguindo a estrada N2 sempre em frente. Em Góis seguir as indicações para a Lousã. 4km mais à frente, na rotunda, virar à direita continuando na direcção da Lousã. Poucos kms mais à frente, a seguir a Ponte de Sótão, viram à esquerda seguindo as indicações Comareira, Aigra Nova, Aigra Velha. Para a Aigra Nova basta seguir sempre na estrada principal, até esta terminar na aldeia.
PROGRAMA
Dia 23 (dom)
21h – 1º ponto de encontro. Os encarregados de educação dos participantes ou os próprios participantes podem vir ainda no domingo, desde que venham já com o jantar. O monitor que os acompanhará durante os 5 dias estará lá para os receber, assim como o representante da Lousitânea.
Jogos de apresentação e quebra-gelo.
Dia 24 (2ªf)
7h30 – Pequeno-almoço
8h – Maternidade de árvores: apresentação das técnicas de reprodução das espécies, conhecimento das espécies existentes e da organização do viveiro.
Apoio no trabalho de construção do viveiro:
- preparação das couvets para colocação de estacas;
- identificação das espécies, tipo de reprodução ou plantação e do ano por talhões;
- limpeza das couvets já existentes e arrumação no espaço respectivo
13h30 - Almoço em Góis
Tarde - peddy-paper em Góis
17h30 - Regresso à Comareira.
Construção de estacarias de espécies em vias de extinção: Amieiros, Ulmeiros e outras.
20h – Jantar feito na Casa da Comareira
Dia 25 (3ªf)
7h30 – Pequeno-almoço
Manhã - Trabalho na Maternidade de Árvores
13h - Almoço na aldeia de Aigra Nova
Tarde - Trabalho na Maternidade de Árvores
17h30 – Caminhada até à Comareira (2km)
Construção de ninhos para aves serranas.
20h – Jantar feito na Casa da Comareira
Dia 26 (4ªf)
7h30 – Pequeno-almoço
Manhã - Trabalho na Maternidade de Árvores
13h - Almoço em Góis
Tarde – actividades desportivas em Góis: canoagem, tiro ao alvo, BTT
18h30 - Regresso à Comareira.
Restante tarde livre.
20h – Jantar feito na Casa da Comareira
Dia 27 (5ªf)
7h30 – Pequeno-almoço
Manhã e tarde – Caminhada na ribeira do Mouro com limpeza do percurso pedestre entre Comareira e Aigra Nova, com colocação de placas identificativas das espécies e marcação do percurso.
Almoço volante
Construção de herbários.
18h30 - Regresso à Comareira.
Aprendizagem e participação em trabalhos agrícolas tradicionais.
20h – Jantar feito na Casa da Comareira
Dia 28 (6ªf)
7h30 – Pequeno-almoço
Manhã - Trabalho na Maternidade de Árvores
13h - Almoço na aldeia de Aigra Nova
Tarde - Apoio no combate a espécies infestantes como a Mimosa
Colocação dos ninhos feitos pelos participantes.
20h – Jantar de gala feito na aldeia de Aigra Nova
22h – Final da actividade. Para os participantes que quiserem ficar até sábado ou os encarregados de educação que não possam vir buscá-los na 6ªf, será possível ficarem com acompanhamento até sábado às 8h.
Nas noites será dado espaço para convívio entre os participantes, embora seja possível o monitor introduzir alguns jogos populares, animações e jogos relacionados com a temática ambiental e popular.
Pela Serra da Lousã - Uma Serra de Encantos!
Lousitânea - Liga de Amigos da Serra da Lousã
Rua dos Bois - Aigra Nova
3330-222 GÓIS
Tel/fax: 235778644
lousitanea@sapo.pt
http://www.lousitanea.no.sapo.pt/
Etiquetas: desporto, serra da lousã
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home