sábado, 23 de fevereiro de 2008

Vila Nova do Ceira - Festa Litúrgica na Candosa

Na paróquia de Vila Nova do Ceira, no dia 2 de Fevereiro, à noite, foi celebrada a festa da Apresentação do Senhor, popularmente conhecida por "Festa de Nossa Senhora das Candeias", que contou com Eucaristia, antecedida da tradicional benção das velas; este acto litúrgico teve lugar na Capela da Candosa.
Com um programa simples mas repleto de simbolismo, a celebração foi presidida pelo P.e António Calixto, que reuniu os fiéis fora da capela, junto do Cruzeiro, onde se acenderam as velas e se procedeu à sua benção. Seguiu-se a breve procissão para a Capela, onde teve lugar a Eucaristia do dia, cumprindo-se uma vez mais a antiga tradição.
Esta invocação religiosa celebrada pelo povo cristão remonta aos primórdios do Cristianismo. Em cumprimento da lei judaica, "todo o filho varão deveria ser apresentado no Templo quarenta dias após o seu nascimento. A mãe, considerada impura após o parto, deveria ser puruficada numa cerimónia especial. Nossa Senhora, submetendo-se a esta determinação, apresentou-se com o Menino Jesus no recinto sagraddo dos judeus tendo, segundo a lenda, sido acompanhada por luzeiros" (lenda que derica do facto de, nesta Celebração, Jesus ser proclamado Luz do Mundo), facto que levou a que a festividade litúrgica da Apresentação de jesus no Templo passasse a denominação popular Nossa Senhoa das Candeias.
A participação do povo cristão nesta celebração litúrgica foi mais uma forma de manifestar que a fé está viva em Vila Nova do Ceira.
in O Varzeense, de 15/02/2008

Etiquetas: