segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

União Recreativa do Cadafaz homenageou serrano mais velho

Américo Paiva, habitante do Sarzedo, concelho de Arganil, que completa este ano 94 anos e que durante muitos anos viveu em Lisboa mas que depois de reformado resolveu viver na região da Beira Serra, foi alvo de uma homenagem prestada recentemente pela União Recreativa do Cadafaz. O homenageado foi agraciado com um ramo de flores e um prato no qual está escrito que Américo Paiva foi considerado o “serrano mais velho” pela União Recreativa do Cadafaz, durante o 4º almoço dos serranos promovido por esta colectividade em Góis, e no qual se reuniram cerca de 180 pessoas. Para além de levar a efeito esta homenagem, esta iniciativa serviu também para angariar alguns fundos para custear o equipamento instalado na futura extensão do lar da freguesia do Cadafaz, verba que já foi conseguida na sua totalidade.
“Finalmente posso dizer que a missão está cumprida”, revelou ao RCA NOTICIAS o presidente de direcção da União Recreativa do Cadafaz, explicando que depois de realizarem quatro almoços convívio, nos quais constou sempre animação musical e alguns leilões para obter algumas receitas, a colectividade conseguiu liquidar todo o equipamento instalado na futura extensão do lar da freguesia, um investimento que, incluindo o edifício exterior, rondou os 75 mil euros. De acordo com Amindo Neves, neste momento é apenas necessário que as entidades responsáveis dêem seguimento à construção do lar na Cabreira, uma vez que é a povoação que tem mais habitantes na freguesia, e a partir daí é possível colocar em funcionamento a extensão na localidade do Cadafaz.
Refira-se que o Lar na Cabreira contempla a construção de cerca de trinta quartos e prevê-se que as obras tivessem andamento durante 15 anos. “Já lá vão dois ou três anos e não sei se já existe o projecto”, lamentou o dirigente da União Recreativa do Cadafaz, reforçando que no que compete a esta colectividade o seu objectivo foi concretizado, uma vez que “a extensão do lar no Cadafaz está feita, tem equipamento e está pronta a funcionar”. Defendendo que nos dias de hoje a “grande aposta” das Comissões de Melhoramentos passa pelo apoio à terceira idade, Armindo Neves referiu que a extensão do lar no Cadafaz vai possibilitar proporcionar melhores condições de vida aos seus habitantes, na sua maioria já idosos.
Em declarações ao RCA NOTICIAS, o presidente de direcção afirmou que o equipamento instalado na extensão do lar da freguesia do Cadafaz, que inclui oito quartos com camas individuais e casas-de-banho privativas, “resolve o problema da própria aldeia”, dando assistência para já a 16 pessoas, numa população de cerca de 25 pessoas idosas, sendo que as restantes poderão ainda usufruir dos quartos instalados no Lar da Cabreira. Agradecendo a todos os “serranos” que colaboraram com a União Recreativa do Cadafaz na construção desta extensão, Armindo Neves declarou que “provavelmente não se realizará tão cedo o 5º almoço dos serranos”, no entanto “se este almoço acontecer gostaria que fosse para beneficio do próprio lar mãe desta extensão”.
Relativamente ainda a este convívio, que contou com a presença, para além dos sócios e amigos da União, do presidente da Assembleia Municipal de Góis, José Carvalho, presidente da junta de freguesia do Cadafaz, que também é secretário da colectividade, Casimiro Vicente, e da vice-presidente da ADIBER, Lurdes Castanheira, entre outras entidades, inclui animação musical a cargo do Trio Musical Som da Curte e a entrega de diplomas e canetas a todos os participantes. Antes do almoço foi homenageado o “serrano mais velho”, neste caso, Américo Paiva, porque “para nós ele é o nosso símbolo dos serranos”, alegou o presidente de direcção desta colectividade, acrescentando que ele “é a voz de Portugal porque canta o fado”. Tendo em conta que o homenageado nasceu no Brasil, Armindo Neves disse ao RCA NOTICIAS que neste momento “ele está no meio de nós” e, tendo em conta que tem 94 anos e um espírito jovem, “merece da nossa parte um testemunho de lhe dizer obrigado pelo que faz, pela voz e por cantar o fado”.
“Ser serrano é ser português”, relembrou Armindo Neves, esclarecendo que esta homenagem ao serrano mais velho foi feita a Américo Paiva, já que “nos transmite confiança” ao cantar o fado. “Quem canta o fado é alguém que tem história e tem coração”, considerou, explicando que esta homenagem é justa, uma vez que se trata de “um serrano que também está no nosso meio” e que representa “os ensinamentos da vida”.
Por seu lado, Américo Paiva, visivelmente emocionado com este gesto por parte da União Recreativa do Cadafaz, disse ao RCA NOTICIAS que foi “uma das coisas mais queridas que eu recebi em toda a minha vida”. “Não há palavras que cheguem para agradecer esta gentileza”, alegou, enaltecendo o “amor e carinho” que habitualmente recebe das pessoas com quem convive. A partir de agora, o homenageado afirma com convicção que “sou serrano” e este acto ficará “gravado no meu coração”.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: