terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Alvares - Centro Paroquial e as crianças

O Centro Paroquial teve sempre, ao longo dos seus 26 anos de vida, um grande carinho por todas as crianças da freguesia de Alvares.
A partir de 1982, quando havia alunos nas 9 salas de aulas, o Centro de Dia de Alvares, recentemente criado, começou a dar o almoço a 22 crianças, das cerca de 30 que frequentavam a escola de Alvares, sem qualquer ajudas das entidades oficiais.
Em 1984, o Centro de Dia de Cortes começou igualmente a dar o almoço a 15 crianças que frequentavam a escola local, também sem qualquer ajuda das entidades oficiais.
Tanto em Alvares, como em Cortes, eram os pais que ajudavam com algumas mercearias e hortaliças.
Em 8 de Janeiro de 1984 foi também criado o Centro de Dia de Chã de Alvares e igualmente se dava o almoço a 18 crianças que nesse ano frequentavam a escola local.
Só em 1988 foi criada a valência de ATL, mas o acordo de cooperação celebrado com o CRSS de Coimbra apenas contemplava 15 crianças, 10 com almoço e 5 sem almoço. No entanto, o Centro Paroquial continuava a dar o almoço a todas as crianças das escolas de Alvares e Cortes.
Em 1990, na sequência de um estudo feito antecipadamente em Alvares e em Cortes, foi criado o chamado «Projecto Alvares» - A Criança em Comunidade Rural Dispersa. «Intervenção Precoce», para crianças dos 3 aos 12 anos de idade.
Nesse ano foram abertas 3 salas. Uma em Cortes, primeiro no antigo café do sr. Marcelo, depois uma sala da escola, outra em Alvares, na sala da Junta de Freguesia e outra no Amioso do Senhor, na Casa de Convívio da Comissão de Melhoramentos, esta com 20 crianças.
A responsável pelas 3 salas era a Isaura Abreu, que estava dois dias por semana em Alvares, três dias em Cortes e um dia em Amioso do Senhor.
A Isaura Abreu, como responsável pelas 3 salas, teve como colaboradoras, em Alvares, sucessivamente, a Teresa Dias, a Lúcia Tavares e a Teresa Baeta. Em Cortes, primeiro a Maria Odete Simões e depois a Maria de Lurdes Tomás. No Amioso do Senhor teve como colaboradora a Dulce Simões. Mais tarde veio uma Educadora de Infância que dava apoio às 3 salas.
Este «Projecto de Intervenção Precoce» manteve-se assim, até 1996, com a colaboração da Fundação Gulbenkien, até que em 1996 o Centro Paroquial, depois de ampliadas as instalações do Lar de Cortes e construídas as instalações da Creche, Infantário e ATL, assumiu todos os compromissos, até então assumidos pelo Projecto Integrado de Intervenção Precoce de Coimbra.
Em 1 de Junho de 1994 foi assinado um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, criando a valência de Infantário para 20 crianças dos 3 aos 6 anos de idade, que funciona numa sala da escola de Cortes juntamente com as do ATL e em 1996 se transferiu para as instalações do Lar de Cortes.
De 1996 até ao ano 2000 também às 12 crianças da escola do Milreu começou a ser servido o almoço, levado pelo Lar de Cortes e servido a essas crianças e também à professora, pela funcionária Sandra.
No dia 1 de Novembro de 1999, foi criada a valência de Creche para 10 crianças até aos 5 anos de idade.
Porque as crianças nessa altura eram muitas nas três valências e porque sempre fizemos os transportes dos alunos do ensino básico, tivemos necessidade de comprar outra carrinha de 16 lugares, que custou à instituição 6.100 contos.
Presentemente, ano lectivo de 2007-2008, todas as crianças da freguesia do ensino básico frequentam a única escola aberta na sede de freguesia e que são transportadas pela carrinha do Centro Paroquial com o motorista e uma acompanhante.
As 17 crianças do ATL também são trazidas para o salão polivalente do Lar S. Mateus, onde são acompanhadas por duas monitoras de ATL.
É com muito carinho, mas também muito esforço por parte da instituição, que vamos mantendo as 41 crianças, na Creche 10, no Infantário 14 e no ATL 17, a quem servimos o almoço e o lanche e que por vezes somos tão mal compreendidos pelos seus pais.
Além de uma Educadora de Infância, temos mais uma carrinha de 16 lugares, sem qualquer ajuda das entidades públicas e que importou em 30.065,60 euros.
Com muitas dificuldades e incompreensões, mas com a ajuda de Deus e de alguns bons e generosos amigos, cá vamos guiando e conduzindo este grande barco da solidariedade da nossa querida freguesia de Alvares.
P.e Ramiro Moreira
in A Comarca de Arganil, de 29/01/2008

Etiquetas: , , , ,