sábado, 29 de dezembro de 2007

Praga ataca palmeira em Vila Nova do Ceira

Uma praga de bichos ainda não identificados atacou uma palmeira em Vila Nova do Ceira. A árvore centenária situada junto à Igreja Matriz começou a apresentar um acelerado processo de destruição: com a queda das suas folhas de grande porte e o amarelecimento quase total da espécie exótica.
Aquando da montagem da iluminação de Natal foi descoberta a causa da apressada destruição da árvore. Mário Carvalho ao subir a escada para colocar as lâmpadas deparou-se com uns bichinhos encarniçados, longos e tipo um escaravelho que se apoderaram da palmeira transformando-a no seu hotel. Ali dormem, permanecem, esvoaçam nas suas imediações e como se não bastasse, provavelmente com falta de alimento, vão roendo e alimentando os seus estômagos com a encantadora árvore que o povo de Vila Nova do Ceira considerava já um ex-libris da Várzea Grande. Resumindo: o bicho detectado tem dizimado grande parte da palmeira.
Visto a árvore se encontrar em terreno da Igreja, os elementos que compõem o conselho económico, nomeadamente a Ilda Garcia diligenciou no sentido de adquirir medicamento para eliminar a praga. Mas... Pelo que parece, nada incomodou os bichos que continuam a reproduzir-se e a trabalharem cada vez com mais força.
É caso para se dizer: ou os bichos se mudam ou a palmeira tem a morte anunciada para breve.
in O Varzeense, de 15/12/2007

Etiquetas: ,