sábado, 29 de dezembro de 2007

"A Importância da Leitura em Contexto Familiar"

Partindo do pressuposto que a leitura constitui uma prática social indispensável e ratificando a importância dos pais no processo de incentivo à leitura dos jovens, decorreu no passado dia 7 de Dezembro, na Biblioteca da Escola Básica 2,3 de Góis uma sessão intitulada "a importância da leitura em contexto familiar".
Direccionada para os pais e dinamizada pelas docentes Filomena Pedroso e Paula Almeida (professoras que têm trabalhado mais concretamente na vertente da Língua Portuguesa) a sessão visou a sensibilização dos pais dos alunos do pré escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclo, no intuito de esclarecer e motivar à leitura no contexto familiar.
Cientes de que "toda a aprendizagem passa necessariamente pela leitura" e de que "um bom leitor é quase sempre um bom aluno" há uma necessidade enorme de serem criados hábitos de leitura nos mais jovens. Mas... uma vez que, o gosto pela leitura está intrinsecamente associado aos estímulos que desde muito cedo se proporcionam à criança no contexto familiar é de grande importância fazer sentir aos pais a vantagem que estas têm em crescer no meio de livros e poderem ver à sua volta as pessoas a lerem, o que poderá ser um excelente início na formação de um leitor. A sessão realizada na escola pretendeu então transmitir esta mensagem aos pais dos alunos do concelho de Góis.
Contou com a interpretação de histórias que retratam grande parte das famílias portuguesas, tendo as dinamizadoras alertado para a frequente má gerência do tempo, esquecendo, por vezes, a importância que devemos dar aos nossos filhos, nomeadamente no momento que deveríamos reservar para a leitura em família.
As Prof. Filomena Pedroso e Paula Almeida transmitiram aos pais algumas formas que podem permitir que estes consigam despertar nos seus filhos o gosto pelos livros, bem como alguns "truques" que incentivem ao vício da aquisição deste grande amigo do homem, que é o livro.
Foram também apresentadas algumas sugestões práticas com a finalidade de influenciarem à leitura, formas de saber escolher um livro e o local mais apropriado para o ler.
Foram ainda focados alguns hábitos que se podem adquirir, nomeadamente o acompanhamento dos filhos a bibliotecas e livrarias, a eventos culturais, feiras do livro, oferta do livro como prenda de anos ou de Natal, etc.
As professoras dinamizadoras da sessão também exemplificaram como se deve ler correctamente, de forma a permitir a quem nos escuta uma interpretação correcta do texto, desde a expressividade, à entoação, leitura pausada e imitação dos sons reais.
Focaram ainda a desvantagem que a Internet trouxe. Admitiram que é um bem essencial, todavia afirmaram que o uso abusivo que os alunos fazem das novas tecnologias em detrimento dos livros não é saudável, pois segundo as docentes é necessário que os alunos pesquisem navegando na Internet mas não esquecendo também os insubstituíveis livros.
Foi também distribuído a todos os pais um folheto informativo com algumas sugestões de leitura e técnicas para o incentivo ao uso dos livros.
A sessão contou ainda com uma conversa informal em que todos os pais puderam participar expondo dúvidas e partilhando experiências, no sentido de se conseguir colaborar activamente com os professores para uma melhor facilidade em se alcançar o sucesso, construindo bons leitores.
in O Varzeense, de 15/12/2007

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