segunda-feira, 26 de novembro de 2007

União Recreativa quer alargar lar ao Cadafaz

Para dar cumprimento a um investimento de 40 mil euros, a associação promoveu o 3.º almoço dos Serranos, num restaurante em Góis. O convívio contou com a participação de cerca de 180 pessoas, provenientes não só do concelho de Góis e da freguesia do Cadafaz, mas de vários pontos do país, que tiveram assim a oportunidade de conviver e apoiar a União Recreativa do Cadafaz que, fundada a 9 de Novembro de 1962, aproveitou este almoço para comemorar o seu 45.º aniversário.
A União Recreativa do Cadafaz necessita de cerca de três mil euros para liquidar o investimento feito no equipamento da futura extensão do lar da freguesia do Cadafaz instalada na antiga escola primária, agora encerrada por falta de alunos, cedida pela câmara àquela associação regionalista. De acordo com o presidente de direcção da União Recreativa do Cadafaz, o apoio social aos mais idosos é a principal carência desta freguesia que já dispõe do serviço de centro de dia, efectuado pela Caritas e a Misericórdia, no entanto, carece de um centro de acolhimento nocturno.
“Os jovens de há mais tempo criaram as Comissões de Melhoramentos para terem água potável, as ruas limpas, a luz, e mais tarde lutaram pela Casa de Convívio, actualmente, há mais assistência social mas ainda há muita coisa que falta”, referiu Armindo Neves ao DIÁRIO AS BEIRAS, enaltecendo que a população mais idosa não pode ser esquecida e necessita de ser apoiada ainda em vida. Segundo o dirigente da União Recreativa do Cadafaz, que também desempenha o cargo de presidente da Assembleia de freguesia do Cadafaz, as Comissões de Melhoramentos vivem com dificuldades, conseguindo-se obter apenas algumas receitas através de convívios e animações.
O principal projecto em mãos no Cadafaz é a criação de uma extensão do lar da freguesia, sendo que a União Recreativa já instalou na antiga escola primária o equipamento necessário, estando construídos oito quartos com casas-de-banho privativas que ficarão ao serviço da terceira idade. “Basta agora que haja vontade política dos órgãos sociais”, alegou Armindo Neves, acrescentando que o objectivo da União Recreativa do Cadafaz é “pagar o equipamento” e posteriormente entregá-lo à junta de freguesia, à câmara municipal, à Caritas ou à Misericórdia, ou seja, “entidades que estão a operar na freguesia”, para que coloquem a extensão do lar em funcionamento.
“Sempre disse que o apoio social numa comunidade deve existir antes do fim da vida”, advogou o presidente de direcção da União Recreativa do Cadafaz, lamentando a ausência de um representante da Câmara Municipal de Góis neste almoço de aniversário desta Associação Regionalista, embora a autarquia tenha apoiado a sua realização, bem como as obras na futura extensão do Lar da freguesia do Cadafaz. Nesta ocasião, Armindo Neves apelou também a todas as pessoas que estão ligadas à freguesia do Cadafaz que “não se esqueçam de dar o seu contributo para esta causa social”.
Enquanto presidente da Assembleia de Freguesia do Cadafaz, Armindo Neves revelou ao DIÁRIO AS BEIRAS que a junta de freguesia pretende ainda que também seja instalado um Lar na Cabreira, enquanto a União Recreativa, após ter construído os balneários públicos e a casa mortuária, bem como ter procedido ao alargamento do largo junto à Igreja, pretende “pedir à Câmara Municipal que não se esqueça do saneamento básico e o lavadouro que está prestes a ruir”.
“Queremos também fazer uma homenagem aos regionalistas e autarcas”, anunciou, esclarecendo que a União Recreativa, para além de atribuir nomes às ruas, pretende criar um pelourinho, “uma coisa que vinque que nesta terra há vida”.
Entretanto, de forma a angariar mais algum dinheiro, a União Recreativa do Cadafaz já tem agendada uma Ceia de Natal para o próximo dia 16 de Dezembro, que visa também marcar o encerramento de actividades de 2007. No próximo ano, vai também realizar–se um convívio na Páscoa, uma vez que “é uma forma de juntar as pessoas, conviver, e arranjar algum dinheiro”, iniciativa que terá lugar “no Cadafaz ou noutra aldeia da freguesia”, uma vez que “a nossa intenção é estar em todos os pontos da Serra”, explicou o dirigente.
in Diário As Beiras, de 26/11/2007

Etiquetas: