quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O interesse público da pesca e beisebol

Se o despacho assinado pelo ministro Augusto Santos Silva com a lista de eventos de interesse, publicada no mês passado em Diário da República, for levado à letra, a RTP vai ter alguns problemas para resolver. A directiva abrange, recorde-se, todas "as participações de atletas portugueses, bem como das selecções nacionais A, na fase final dos Campeonatos do Mundo e da Europa das diversas modalidades desportivas".

Ora, um simples levantamento do calendário das diversas modalidades desportivas que realizam Mundiais e Europeus em 2008 permite concluir que, a aplicar-se a lei, se vai assistir a transmissões desportivas inéditas, como as de pesca desportiva e de... columbofilia.

O ano desportivo vai ser inevitavelmente marcado pelos Jogos Olímpicos e pelo Europeu de futebol, mas há muito mais. O atletismo oferece o Europeu de Clubes de corta-mato, em Albufeira, o Europeu Indoor, em Moscovo (Rússia), o Mundial Indoor, em Valência (Espanha), o Mundial de corta-mato, em Edimburgo (Escócia), o Europeu de corta-mato, em Ostende (Bélgica), e o Mundial de marcha, em Cheboksary (Rússia).

Nas variantes de praia e de pavilhão do futebol, estão agendados Mundiais para o Brasil e para França, mas há também o Campeonato Europeu de hóquei em patins (modalidade com fortes tradições no País), que se realiza em Oviedo (Espanha).

Até aqui, tudo bem. Os operadores televisivos que transmitem em sinal aberto podem mostrar interesse - embora nalguns casos, como no râguebi, a federação tenha defendido ter sido mais interessante o apoio e cobertura dados pela Sport TV à participação dos "Lobos" no Mundial deste ano. Só que, após estas modalidades mais populares, o panorama complica-se.

Os próprios responsáveis da RTP ainda não sabem exactamente se lhes vai ser exigido transmitirem provas como o Europeu de beisebol, o Europeu de kickboxing ou o Mundial de full-contact.

Provas de âmbito internacional em que vão participar atletas e selecções nacionais, ainda há o Mundial de orientação, o Mundial de beisebol de selecções B, agendado para Abrantes, e o Campeonato do Mundo de pesca desportiva com isco natural, em Góis...

Entre o ambíguo e o insólito, o despacho ministerial deverá suscitar ainda mais controvérsia, pelo menos enquanto a tutela não proceder a uma clarificação desta definição lata dos eventos de interesse público.
Luís Pena Viegas
in O Jogo, de 15/11/2007

Etiquetas: