quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Todo-o-Terreno - Raide de Góis

Já com o título da classe TT2, Mário Patrão venceu o Raide de Góis, prova que encerrou o “Nacional” de Todo-o-Terreno. João Lopes esteve em destaque nos quad.

Em Góis, alinharam à partida 85 pilotos – 53 nas motos e 32 em quads – para a 5.ª e derradeira jornada do “Nacional” de Todo-o-Terreno. Depois do prólogo (de 10 quilómetros) disputado no sábado, o pelotão enfrentou duas passagens a outros tantos troços cronometrados, com 60 e 58 quilómetros de extensão, com perfil bastante técnico, algumas subidas e descidas pronunciadas e muito pó levantado à passagem dos concorrentes.
Nas motos, a luta pela vitória travou-se entre Mário Patrão e António Maio. Patrão conquistou maior vantagem de tempo nas classificativas, onde ditou a sua lei. No final, o piloto de Seia ganhou a prova, com 23,9 segundos sobre Maio, mas ambos tinham motivos para estar satisfeitos. Na verdade, Patrão já era virtual campeão da classe TT2 desde a prova anterior, e Maio assegurou em Góis o título da classe TT3. Ao restante degrau do pódio subiu Gustavo Gaudêncio, que ficou a seis minutos 47 segundos do vencedor.
Nesta prova beirã estava também em jogo a vitória no campeonato da classe TT1. Para o efeito, bastava um 3.º lugar a David Megre e foi precisamente esse o resultado obtido pelo piloto ribatejano em Góis. O outro candidato ao título, Tomás Neves, fez o que lhe competia, pois rodou ao ataque para vencer a classe (e conquistar um expressivo 4.º posto absoluto), diante de Daniel Jordão e David Megre, com este a desenvolver uma táctica mais calculista para se sagrar campeão.

Emoção nas
quatro rodas
Espectacular foi o confronto travado nos quads. Antes deste raide, Paulino Cruz e João Lopes estavam apenas separados por um ponto no Campeonato Q1, pelo que “ataque total” era a palavra de ordem. Na luta pela vitória na prova, envolveu-se também Vítor Santos, com os três pilotos a aplicaram um ritmo de tal forma elevado que – numa classificação conjunta motos/quads – foram os mais rápidos em três dos quatro troços de classificação.
Após a 1.ª volta às duas PEC, Vítor Santos estava na frente, com 24 segundos de vantagem sobre João Lopes, enquanto este deixava Paulino Cruz apenas a mais três segundos. Porém, no troço seguinte, Lopes esteve imparável, ganhando 41 segundos a Cruz (e 54 segundos a Santos), diferença que os adversários já não conseguiram anular, pois, no último troço, Paulino Cruz só recuperou meia-dúzia de segundos para o comandante. Como tal, o piloto de Torres Vedras, João Lopes, sagrou-se campeão no Q1 em 2007.
Quanto a Vítor Santos, acabou por descer do 3.º para o 5.º lugar, devido a três minutos de penalização, por atraso no controlo antecedente à última “especial”. Assim, Filipe Leal herdou o 3.º posto, seguido por Luís Engeitado.
Quando à classe Q2, o 2.º lugar nesta prova foi suficiente para Simão Correia revalidar o título nesta classe até 400cc. Quanto aos seus rivais, Tiago Gomes levou a melhor em Góis (apesar de um minuto de penalização por atraso num controlo), enquanto Rui Sousa desistiu a meio da prova, devido a avaria no seu quad.
Finalmente, no Troféu de Promoção, Roberto Borrego venceu em Góis, mas o 3.º lugar serviu a Herlander Alves para conquistar o troféu. Na “Promoção” das motos, Miguel Ribeiro foi o 1.º colocado nesta prova, enquanto o título já tinha sido antecipadamente assegurado por Paulo Santos.
in Diário As Beiras, de 14/11/2007

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por um erro na classificação geral,o titulo na promoção motos ainda não tinha sido assegurado pelo piloto Paulo Santos,assim como este não alinhou na prova de Góis, o titulo é de Miguel Ribeiro,com uma diferença de 11 pontos.

14 novembro, 2007 14:02  
Blogger ... said...

Por um erro,cometido pela fnm,na classificação,o título na promoção motos ainda não tinha sido assegurado pelo Paulo Santos.Como Paulo Santos não participou,em Góis,o título será de Miguel Ribeiro com uma diferença de 11 pontos.

14 novembro, 2007 14:06  

Enviar um comentário

<< Home